Buscar

AvseminariosIntegradoaGestãoPublicaCVM2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GST0837_AV_201404066276 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201404066276 - MARCOS VALENTIM COSTA
	Professor:
	SHEILIMAR REGINA BARRAGAO DE SA MAGALHAES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 27/08/2015 14:19:09
	�
	 1a Questão (Ref.: 201404276481)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. ...Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade".
	
	
Resposta: Resposta: O Brasil precisa investir mais nos ensinos básico e médio, ampliando a carga horária desses níveis, assim como intensificar os cursos ténicos. Hoje com a globalização da economia essas duas ações podem contribuir para que no futuro tenhamos uma mão de obra mais qualificada para absorver as oportunidades que surgirão no mercado de trabalhado.
	
Gabarito: O estudante deve abordar em seu texto: ¿ identificação e análise das desigualdades sociais acentuadas pelo analfabetismo, demonstrando capacidade de examinar e interpretar criticamente o quadro atual da educação com ênfase no analfabetismo; ¿ abordagem do analfabetismo numa perspectiva crítica, participativa, apontando agentes sociais e alternativas que viabilizem a realização de esforços para sua superação, estabelecendo relação entre o analfabetismo e a dificuldade para a obtenção de emprego; ¿ indicação de avanços e deficiências de políticas e de programas de erradicação do analfabetismo, assinalando iniciativas realizadas ao longo do período tratado e seus resultados, expressando que estas ações, embora importantes para a eliminação do analfabetismo, ainda se mostram insuficientes.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201404285570)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O programa bolsa família determina algumas condições a serem atendidas pelas famílias para que recebam o valor monetário mensalmente. Cite quais são essas condições.
	
	
Resposta: RESPOSTA: 1) A criança deve estar regulamente matriculada na rede publica de educação 2) A crinaça deve estar em dia com a caderneta de vacinação. 3) A renda da família da criança não pode ser superior a três salários mínimos.
	
Gabarito: 1) Educação: responsáveis devem comprovar a freqüência escolar das crianças e adolescentes 2) Saúde: responsáveis devem cuidar para que o calendário de vacinação esteja atualizado e que os menores de 07 anos devem ter acompanhamento saúde (desenvolvimento físico). Gestantes devem fazer o pré-natal e mães que amamentam devem comprovar tal condição. 3) Assistência social: responsáveis devem cuidar para que adolescentes em risco ou retirados do trabalho infantil participem de ações socioeducativas.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201404276708)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com a globalização da economia ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrícolas se estenderam. SADER, E.; JINKINGS, I. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado). Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois :
	
	 
	desorganizam o modo tradicional de vida impelindoas à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias.
	
	ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham dos mercados.
	 
	aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturas em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas.
	
	impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo.
	
	induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades,causando o êxodo rural, uma vez que formados, não retornam à sua região de origem.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201404276537)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um novo vírus da dengue, o tipo 4, foi identificado, elevando para quatro os tipos circulantes. Nos últimos 20 anos, o Brasil passou por quatro grandes epidemias: 1998, 2002, 2008 e 2010. Todas foram associadas à mudança do sorotipo do vírus predominante. Sobre a transmissão da doença afirma-se que: I - Somente a fêmea do Aedes aegypit transmite a dengue. II - O Aedes aegypit contrai o vírus picando uma pessoa doente. III - Qualquer picada do Aedes aegypit transmite a doença. IV - É fato raro o Aedes aegypit já nascer infectado. Está (ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
	
	 
	I e III, somente
	
	I, II, III e IV
	 
	I, II, e IV, somente
	
	I, II, e III, somente
	
	II e III, somente
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201404694213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Relativamente às políticas públicas voltadas para as áreas de educação e saúde, em face das mudanças demográficas verificadas contemporaneamente no Brasil, assinale a opção correta.
	
	
	Há consenso entre os especialistas de que os problemas do Sistema Único de Saúde, o SUS, vinculam-se, prioritariamente, aos entraves estabelecidos pela Constituição de 1988 à universalização desses serviços.
	
	Bem mais do que na educação infantil e no ensino médio, a maior fragilidade do sistema educacional público brasileiro consiste na incapacidade de matricular todas as crianças em idade de escolaridade obrigatória, o ensino fundamental.
	 
	Melhoria nas condições de vida, programas de vacinação em massa, aumento dos índices de escolaridade e de acesso à informação são importantes fatores para a ampliação do tempo de vida médio da população.
	
	Acompanhando a tendência demográfica apresentada pelo país nas últimas décadas, o poder público obteve a grande vitória de ter universalizado o acesso da juventude à etapa final da educação básica, o ensino médio.
	
	No que se refere ao sistema público de ensino, evidencia-se a necessidade de construção de prédios escolares para atender à crescente demanda por vagas nos três níveis da educação básica.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201404276636)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre os benefícios reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Licença Maternidade existe desde 1921, mas o período de afastamento varia de país para país. E a discrepância é grande. Por exemplo, enquanto no Bahrein, a mulher tem direito a ficar 45 dias em casa, na Dinamarca, o período pode chegar a até 52 semanas (um ano e um mês) sem trabalhar. Embora possa ser estendido por mais 60 dias, dependendo do empregador, a lei brasileira garante que toda mulher tem direito a:
	
	
	80
	
	60
	
	100
	
	40
	 
	120
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201404285585)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O programa bolsa família tem como objetivo:
	
	
	Oferecer moradia aos brasileiros
	
	Qualificar os cidadãos para o trabalho
	 
	A transferência direta de renda, com condições
	
	Nenhuma das respostas estão corretas
	
	A transferência indireta de renda, sem condições
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201404695206)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais são os Princípios Constitucionaisque a Administração Pública deve obedecer?
	
	
	Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficácia.
	
	Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência e Efetividade.
	
	Legalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência e Conformidade.
	 
	Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
	
	Legalidade, Impessoalidade, Publicidade e Efetividade.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201404645174)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere as assertivas abaixo. I. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. II. O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia. III. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Está correto o que se afirma em :
	
	 
	I, II e III.
	
	II, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	III, apenas
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201404645213)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O envolvimento dos funcionários é um processo participativo que visa a aumentar o comprometimento desses com o sucesso da organização. Um dos programas de envolvimento do funcionário é a Gestão Participativa. A respeito da Gestão Participativa, assinale a alternativa correta:
	
	 
	A principal característica da Gestão Participativa é que, nela, os subordinados compartilham algum poder de decisão com seus chefes imediatos.
	
	A participação exerce enorme influência sobre variáveis como produtividade, motivação e satisfação dos funcionários.
	
	A Gestão Participativa é a forma de envolvimento dos funcionários mais normatizada pela legislação em todo o mundo
	
	Para que a Gestão Participativa funcione, os assuntos têm que ser, necessariamente, diferentes dos interesses dos funcionários envolvidos, sob pena de haver viés de análise e decisão.
	
	A Gestão Participativa não exige capacitação e conhecimento dos funcionários por acreditar que eles poderão, em qualquer circunstância, contribuir significativamente.

Outros materiais