Logo Passei Direto
Buscar

DOL - AOL 1 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Durante o processo comunicativo, precisamos garantir que o interlocutor está prestando atenção na mensagem para que ele a compreenda. Esse cuidado deve ocorrer, porque existem fatores que atrapalham a comunicação.” Fonte: CORREA, V. L. Língua Portuguesa: da oralidade à escrita. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. p. 14.
Considerando a informação apresentada e os estudos realizados sobre comunicação, analise as afirmativas a seguir a respeito dos fatores que impedem a validação das mensagens ocorridas dentro do ato comunicativo.
I. As chamadas mensagens frias, com alto grau de formalização, exigem esforço de descodificação.
II. As chamadas mensagens quentes, com linguagem objetiva, são mais descontraídas e exigem pouco esforço de descodificação.
III. As mensagens podem sofrer interferências de elementos que são classificados como “ruídos”.
IV. As mensagens podem encontrar interferências de ordem semântica, o que quer dizer que ocorre dificuldade de entendimento do vocabulário usado.
A. II e III.
B. I e III.
C. II e IV.
D. III e IV.
E. I e II.

As diferentes funções da linguagem, ou seja, emotiva, referencial, fática, apelativa, metalinguística ou poética, são exploradas pelos falantes da língua de acordo com o que pretendem alcançar em seus atos de comunicação, orais ou escritos.
Assim, considerando as informações apresentadas sobre as intenções do falante durante o ato comunicativo e a exploração das diferentes funções, é correto afirmar a respeito da análise da tira que:
a- a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função fática.
b- a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função emotiva.
c- a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função referencial.
d- a frase encontrada no último quadrinho explora a função metalinguística.
e- a frase encontrada no terceiro quadrinho explora a função apelativa.

Diante dos textos com os quais temos contato em nosso cotidiano, muitas vezes precisamos contar com o repertório que adquirimos com as experiências vividas, ou seja, precisamos contar com as informações que acumulamos durante a vida, para que possamos compreender as mensagens emitidas por nossos interlocutores. Isso ocorre porque há informações que não estão explícitas, ou que não são evidentes, e ter esse repertório ajuda a completar as mensagens veiculadas e informações trazidas pelos enunciados.
A partir das informações apresentadas, da análise dos textos e dos estudos realizados sobre procedimentos de leitura, é correto afirmar que o procedimento explorado no texto II foi:
A. a comparação.
B. a inferência.
C. a metalinguagem.
D. o implícito.
E. a intertextualidade.

A teoria jakobsoniana sobre os esquemas de comunicação e as funções da linguagem propõe que se considerem os fatores que fazem parte de qualquer atividade comunicativa, levando em conta as intencionalidades dos interlocutores.
Dessa forma, observando as informações apresentadas e os estudos realizados sobre funções da linguagem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Encontramos a função emotiva, pois o eu lírico expressa suas emoções, ocorrendo o uso de verbos conjugados na primeira pessoa e pronomes de primeira pessoa.
II. ( ) Encontramos a função metalinguística, pois o poeta usou um poema para falar da composição desse tipo de texto.
III. ( ) Encontramos a função poética, pois ocorre a manipulação das palavras, predominando a valorização da linguagem em si.
IV. ( ) Encontramos a função apelativa, pois o emissor deseja alterar o comportamento do leitor, o receptor da mensagem.
A) V, V, F, V.
B) F, V, V, F.
C) V, F, F, V.
D) F, F, F, V.
E) V, V, F, F.

Segundo Vanessa Loureiro Correa (2009), durante os atos comunicativos, são acionadas diversas experiências que fazem parte do repertório de cada interlocutor, o que quer dizer que as pessoas precisam encontrar referências em comum no conjunto das experiências vividas para a ocorrência da comunicação.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre comunicação, analise os tipos de códigos que compõem os repertórios dos interlocutores e, a seguir, associe-os com suas respectivas características.
1) Artefatuais.
2) Comportamentais.
3) Espaço-temporais.
4) Mediatórios.
( ) São vividos por meios impessoais de comunicação, como a escrita.
( ) Compreendem os objetos, as roupas e os acessórios.
( ) Ocorrem com o uso do próprio corpo.
( ) Utilizam o ritmo de uma música, por exemplo.

O ser humano faz uso da linguagem verbal de sua língua, dentro de sua comunidade linguística, para representar os seres em geral e expressar as suas impressões a respeito do mundo que o cerca e das experiências por ele vividas.
Considerando essas informações e os estudos realizados sobre a características da comunicação verbal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O código verbal de uma língua é um sistema constituído por combinações de palavras, faladas ou escritas, e de signos diferentes das palavras.
II. ( ) O ato da fala é individual, mas depende do conhecimento das regras de combinação partilhados por uma comunidade linguística.
III. ( ) O falante, num ato comunicativo, usando as palavras oralmente, faz uso do sistema de códigos não verbais.
IV. ( ) A língua é o código verbal de uma determinada comunidade linguística.
A. V, V, V, F.
B. F, F, V, V.
C. V, V, F, F.
D. F, V, F, V.
E. V, F, F, V.

Conforme Abaurre e Abaurre (2009), a compreensão do sentido do texto, por vezes, necessita da recuperação de algo, de pistas fornecidas pelo próprio texto; isto é, o receptor precisa ficar atento às mensagens que recebe para perceber marcas textuais que o ajudem a compreender os diversos textos.
Agora, analise a tira a seguir:
A. baseia-se na inferência de que é difícil vender livros.
B. baseia-se em uso de conotação para facilitar a compreensão do leitor.
C. baseia-se em implícitos de que os livros com personagens de contos de fadas são do interesse das crianças.
D. baseia-se em uso de denotação para facilitar a compreensão do leitor.
E. baseia-se no pressuposto de que o interlocutor conhece as características anteriores de Pinóquio.

Leia o trecho a seguir: “A função da cultura é tornar a vida segura e contínua para a sociedade humana. Ela é o ‘cimento’ que dá unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos, os mesmos costumes.” Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo. Moderna. 2005, p. 21.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância da comunicação para o ser humano, analise as afirmativas a seguir.
I. A comunicação permite que o ser humano consiga atuar em diversos grupos sociais, mantendo influência recíproca, em um processo constante.
II. O enriquecimento cultural dá-se com a ocorrência de uma forma de linguagem predominando sobre outras, o que facilita a unidade entre pessoas pertencentes a um mesmo grupo social.
III. O desenvolvimento cultural de um certo grupo de pessoas, ou entre grupos, pode ser compartilhado pelo uso de diferentes formas de linguagem.
IV. O uso da linguagem garante eficiência em processos de comunicação e, consequentemente, enriquecimento cultural.
a) III e IV.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) I e II.

Segundo o dicionário Houaiss, “comunicar” significa passar informação, ordem, mensagem etc, [a alguém]; transmitir [...] para; possibilitar a ida de um lugar a outro; ligar-se; transmitir por contágio; manter boas relações; entender-se [...]. Fonte: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles & FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
A partir dessas informações, e considerando os conteúdos estudados sobre comunicação, analise as afirmativas a seguir:
I. A necessidade de propagar mensagens passa a fazer parte do ser humano a partir do início de seu desenvolvimento escolar, nas séries iniciais.
II. No início da vida, o ser humano pouco tem a comunicar. Suas formas de comunicação são incompreensíveis, pois ele precisa adquirir a comunicação verbal.
III. A comunicação permite ao ser humano a manifestação e a materialização de seus interesses e desejos.
IV. A interação em sociedade é um dos objetivos do ato comunicativo.
a) F, V, F, V.
b) F, V, V, V.
c) V, F, V, F.
d) V, V, F, F.
e) F, F, V, V.

Em um verbete de dicionário Michaelis, buscando um conceito sobre “linguagem”, encontramos a seguinte informação: “linguagem – fala; conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que se serve o homem para exprimir suas ideias e sentimentos”. Fonte: MICHAELIS: dicionário escolar língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008. – (Dicionários Michaelis), p. 523.
Considerando as informações apresentadas no verbete e os estudos realizados sobre a linguagem e suas características, analise as afirmativas a seguir.
I. A comunicação é a base da linguagem.
II. A transmissão de conhecimentos e o funcionamento dos grupos sociais depende da linguagem.
III. A ausência de padronização na linguagem permite a transmissão de cultura entre os integrantes de um mesmo grupo social.
IV. A utilização de símbolos aceitos por convenção permite a expressão de emoções e desejos.
A. III e IV.
B. II e III.
C. I e II.
D. II e IV.
E. I e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Durante o processo comunicativo, precisamos garantir que o interlocutor está prestando atenção na mensagem para que ele a compreenda. Esse cuidado deve ocorrer, porque existem fatores que atrapalham a comunicação.” Fonte: CORREA, V. L. Língua Portuguesa: da oralidade à escrita. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. p. 14.
Considerando a informação apresentada e os estudos realizados sobre comunicação, analise as afirmativas a seguir a respeito dos fatores que impedem a validação das mensagens ocorridas dentro do ato comunicativo.
I. As chamadas mensagens frias, com alto grau de formalização, exigem esforço de descodificação.
II. As chamadas mensagens quentes, com linguagem objetiva, são mais descontraídas e exigem pouco esforço de descodificação.
III. As mensagens podem sofrer interferências de elementos que são classificados como “ruídos”.
IV. As mensagens podem encontrar interferências de ordem semântica, o que quer dizer que ocorre dificuldade de entendimento do vocabulário usado.
A. II e III.
B. I e III.
C. II e IV.
D. III e IV.
E. I e II.

As diferentes funções da linguagem, ou seja, emotiva, referencial, fática, apelativa, metalinguística ou poética, são exploradas pelos falantes da língua de acordo com o que pretendem alcançar em seus atos de comunicação, orais ou escritos.
Assim, considerando as informações apresentadas sobre as intenções do falante durante o ato comunicativo e a exploração das diferentes funções, é correto afirmar a respeito da análise da tira que:
a- a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função fática.
b- a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função emotiva.
c- a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função referencial.
d- a frase encontrada no último quadrinho explora a função metalinguística.
e- a frase encontrada no terceiro quadrinho explora a função apelativa.

Diante dos textos com os quais temos contato em nosso cotidiano, muitas vezes precisamos contar com o repertório que adquirimos com as experiências vividas, ou seja, precisamos contar com as informações que acumulamos durante a vida, para que possamos compreender as mensagens emitidas por nossos interlocutores. Isso ocorre porque há informações que não estão explícitas, ou que não são evidentes, e ter esse repertório ajuda a completar as mensagens veiculadas e informações trazidas pelos enunciados.
A partir das informações apresentadas, da análise dos textos e dos estudos realizados sobre procedimentos de leitura, é correto afirmar que o procedimento explorado no texto II foi:
A. a comparação.
B. a inferência.
C. a metalinguagem.
D. o implícito.
E. a intertextualidade.

A teoria jakobsoniana sobre os esquemas de comunicação e as funções da linguagem propõe que se considerem os fatores que fazem parte de qualquer atividade comunicativa, levando em conta as intencionalidades dos interlocutores.
Dessa forma, observando as informações apresentadas e os estudos realizados sobre funções da linguagem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Encontramos a função emotiva, pois o eu lírico expressa suas emoções, ocorrendo o uso de verbos conjugados na primeira pessoa e pronomes de primeira pessoa.
II. ( ) Encontramos a função metalinguística, pois o poeta usou um poema para falar da composição desse tipo de texto.
III. ( ) Encontramos a função poética, pois ocorre a manipulação das palavras, predominando a valorização da linguagem em si.
IV. ( ) Encontramos a função apelativa, pois o emissor deseja alterar o comportamento do leitor, o receptor da mensagem.
A) V, V, F, V.
B) F, V, V, F.
C) V, F, F, V.
D) F, F, F, V.
E) V, V, F, F.

Segundo Vanessa Loureiro Correa (2009), durante os atos comunicativos, são acionadas diversas experiências que fazem parte do repertório de cada interlocutor, o que quer dizer que as pessoas precisam encontrar referências em comum no conjunto das experiências vividas para a ocorrência da comunicação.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre comunicação, analise os tipos de códigos que compõem os repertórios dos interlocutores e, a seguir, associe-os com suas respectivas características.
1) Artefatuais.
2) Comportamentais.
3) Espaço-temporais.
4) Mediatórios.
( ) São vividos por meios impessoais de comunicação, como a escrita.
( ) Compreendem os objetos, as roupas e os acessórios.
( ) Ocorrem com o uso do próprio corpo.
( ) Utilizam o ritmo de uma música, por exemplo.

O ser humano faz uso da linguagem verbal de sua língua, dentro de sua comunidade linguística, para representar os seres em geral e expressar as suas impressões a respeito do mundo que o cerca e das experiências por ele vividas.
Considerando essas informações e os estudos realizados sobre a características da comunicação verbal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O código verbal de uma língua é um sistema constituído por combinações de palavras, faladas ou escritas, e de signos diferentes das palavras.
II. ( ) O ato da fala é individual, mas depende do conhecimento das regras de combinação partilhados por uma comunidade linguística.
III. ( ) O falante, num ato comunicativo, usando as palavras oralmente, faz uso do sistema de códigos não verbais.
IV. ( ) A língua é o código verbal de uma determinada comunidade linguística.
A. V, V, V, F.
B. F, F, V, V.
C. V, V, F, F.
D. F, V, F, V.
E. V, F, F, V.

Conforme Abaurre e Abaurre (2009), a compreensão do sentido do texto, por vezes, necessita da recuperação de algo, de pistas fornecidas pelo próprio texto; isto é, o receptor precisa ficar atento às mensagens que recebe para perceber marcas textuais que o ajudem a compreender os diversos textos.
Agora, analise a tira a seguir:
A. baseia-se na inferência de que é difícil vender livros.
B. baseia-se em uso de conotação para facilitar a compreensão do leitor.
C. baseia-se em implícitos de que os livros com personagens de contos de fadas são do interesse das crianças.
D. baseia-se em uso de denotação para facilitar a compreensão do leitor.
E. baseia-se no pressuposto de que o interlocutor conhece as características anteriores de Pinóquio.

Leia o trecho a seguir: “A função da cultura é tornar a vida segura e contínua para a sociedade humana. Ela é o ‘cimento’ que dá unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos, os mesmos costumes.” Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo. Moderna. 2005, p. 21.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância da comunicação para o ser humano, analise as afirmativas a seguir.
I. A comunicação permite que o ser humano consiga atuar em diversos grupos sociais, mantendo influência recíproca, em um processo constante.
II. O enriquecimento cultural dá-se com a ocorrência de uma forma de linguagem predominando sobre outras, o que facilita a unidade entre pessoas pertencentes a um mesmo grupo social.
III. O desenvolvimento cultural de um certo grupo de pessoas, ou entre grupos, pode ser compartilhado pelo uso de diferentes formas de linguagem.
IV. O uso da linguagem garante eficiência em processos de comunicação e, consequentemente, enriquecimento cultural.
a) III e IV.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) I e II.

Segundo o dicionário Houaiss, “comunicar” significa passar informação, ordem, mensagem etc, [a alguém]; transmitir [...] para; possibilitar a ida de um lugar a outro; ligar-se; transmitir por contágio; manter boas relações; entender-se [...]. Fonte: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles & FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
A partir dessas informações, e considerando os conteúdos estudados sobre comunicação, analise as afirmativas a seguir:
I. A necessidade de propagar mensagens passa a fazer parte do ser humano a partir do início de seu desenvolvimento escolar, nas séries iniciais.
II. No início da vida, o ser humano pouco tem a comunicar. Suas formas de comunicação são incompreensíveis, pois ele precisa adquirir a comunicação verbal.
III. A comunicação permite ao ser humano a manifestação e a materialização de seus interesses e desejos.
IV. A interação em sociedade é um dos objetivos do ato comunicativo.
a) F, V, F, V.
b) F, V, V, V.
c) V, F, V, F.
d) V, V, F, F.
e) F, F, V, V.

Em um verbete de dicionário Michaelis, buscando um conceito sobre “linguagem”, encontramos a seguinte informação: “linguagem – fala; conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que se serve o homem para exprimir suas ideias e sentimentos”. Fonte: MICHAELIS: dicionário escolar língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008. – (Dicionários Michaelis), p. 523.
Considerando as informações apresentadas no verbete e os estudos realizados sobre a linguagem e suas características, analise as afirmativas a seguir.
I. A comunicação é a base da linguagem.
II. A transmissão de conhecimentos e o funcionamento dos grupos sociais depende da linguagem.
III. A ausência de padronização na linguagem permite a transmissão de cultura entre os integrantes de um mesmo grupo social.
IV. A utilização de símbolos aceitos por convenção permite a expressão de emoções e desejos.
A. III e IV.
B. II e III.
C. I e II.
D. II e IV.
E. I e IV.

Prévia do material em texto

AVA 01 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 
Pergunta 1 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: 
“Durante o processo comunicativo, precisamos garantir que o interlocutor está prestando atenção na 
mensagem para que ele a compreenda. Esse cuidado deve ocorrer, porque existem fatores que 
atrapalham a comunicação.” 
Fonte: CORREA, V. L. Língua Portuguesa: da oralidade à escrita. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 
2009. p. 14. 
Considerando a informação apresentada e os estudos realizados sobre comunicação, analise as 
afirmativas a seguir a respeito dos fatores que impedem a validação das mensagens ocorridas dentro 
do ato comunicativo. 
I. As chamadas mensagens frias, com alto grau de formalização, exigem esforço de descodificação. 
II. As chamadas mensagens quentes, com linguagem objetiva, são mais descontraídas e exigem 
pouco esforço de descodificação. 
III. As mensagens podem sofrer interferências de elementos que são classificados como “ruídos”. 
IV. As mensagens podem encontrar interferências de ordem semântica, o que quer dizer que ocorre 
dificuldade de entendimento do vocabulário usado. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
a) II e IV. 
b) I e II. 
c) III e IV. 
d) I e III. 
e) II e III. 
 
Pergunta 2 
1 ponto 
As diferentes funções da linguagem, ou seja, emotiva, referencial, fática, apelativa, metalinguística 
ou poética, são exploradas pelos falantes da língua de acordo com o que pretendem alcançar em seus 
atos de comunicação, orais ou escritos. 
Leia a tira a seguir, analisando as funções da linguagem. 
Fonte: BECK, Alexandre. Tiras do Armandinho. Disponível em: 
<https://oglobo.globo.com/cultura/megazine/as-questoes-travessuras-de-armandinho-8024251> 
Acesso em: 23/08/2019. 
Assim, considerando as informações apresentadas sobre as intenções do falante durante o ato 
comunicativo e a exploração das diferentes funções, é correto afirmar a respeito da análise da tira 
que: 
a) a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função referencial. 
b) a frase encontrada no último quadrinho explora a função metalinguística. 
c) a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função emotiva. 
d) a frase encontrada no primeiro quadrinho explora a função fática. 
e) a frase encontrada no terceiro quadrinho explora a função apelativa. 
 
Pergunta 3 
1 ponto 
Diante dos textos com os quais temos contato em nosso cotidiano, muitas vezes precisamos contar 
com o repertório que adquirimos com as experiências vividas, ou seja, precisamos contar com as 
informações que acumulamos durante a vida, para que possamos compreender as mensagens 
emitidas por nossos interlocutores. Isso ocorre porque há informações que não estão explícitas, ou 
que não são evidentes, e ter esse repertório ajuda a completar as mensagens veiculadas e 
informações trazidas pelos enunciados. 
A seguir, leia os textos I e II. 
Texto I 
Meus oito anos 
Oh! que saudades que tenho 
Da aurora da minha vida, 
Da minha infância querida 
Que os anos não trazem mais! 
Que amor, que sonhos, que flores, 
Naquelas tardes fagueiras 
À sombra das bananeiras, 
Debaixo dos laranjais! 
[...] 
Fonte: ABREU, Casimiro de. In: MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 5ª ed. 
São Paulo: Cultrix, 1977. P. 161 (Fragmento). 
Texto II 
Meus oito anos 
Oh que saudades que eu tenho 
Da aurora de minha vida 
Das horas 
De minha infância 
Que os anos não trazem mais 
Naquele quintal de terra! 
Da rua de Santo Antônio 
Debaixo da bananeira 
Sem nenhum laranjais 
[...] 
Fonte: ANDRADE, Oswald de. Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. São 
Paulo: Globo, 1991. p. 28. 
A partir das informações apresentadas, da análise dos textos e dos estudos realizados sobre 
procedimentos de leitura, é correto afirmar que o procedimento explorado no texto II foi: 
a) a intertextualidade. 
b) a comparação. 
c) a inferência. 
d) o implícito. 
e) a metalinguagem. 
 
Pergunta 4 
1 ponto 
A teoria jakobsoniana sobre os esquemas de comunicação e as funções da linguagem propõe que se 
considerem os fatores que fazem parte de qualquer atividade comunicativa, levando em conta as 
intencionalidades dos interlocutores. 
Assim, leia o texto a seguir, no qual o eu lírico faz uma reflexão sobre a composição de um poema, 
analisando as funções da linguagem nele expressas. 
Psicologia da composição – VI 
Não a forma encontrada 
como uma concha, perdida 
nos frouxos areais 
como cabelos; 
não a forma obtida 
em lance santo ou raro, 
tiro nas lebres de vidro 
do invisível; 
mas a forma atingida 
como a ponta do novelo 
que a atenção, lenta, 
desenrola, 
aranha; como o mais extremo 
desse fio frágil, que se rompe 
ao peso, sempre das mãos 
enormes. 
Fonte: MELO NETO, João Cabral de. In: Marly de (Org.) João Cabral de Melo Neto: obra completa. 
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. pp. 95-96. 
Dessa forma, observando as informações apresentadas e os estudos realizados sobre funções da 
linguagem, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Encontramos a função emotiva, pois o eu lírico expressa suas emoções, ocorrendo o uso de 
verbos conjugados na primeira pessoa e pronomes de primeira pessoa. 
II. ( ) Encontramos a função metalinguística, pois o poeta usou um poema para falar da composição 
desse tipo de texto. 
III. ( ) Encontramos a função poética, pois ocorre a manipulação das palavras, predominando a 
valorização da linguagem em si. 
IV. ( ) Encontramos a função apelativa, pois o emissor deseja alterar o comportamento do leitor, o 
receptor da mensagem. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) F, F, F, V. 
b) V, V, F, V. 
c) F, V, V, F. 
d) V, V, F, F. 
e) V, F, F, V. 
 
Pergunta 5 
1 ponto 
Segundo Vanessa Loureiro Correa (2009), durante os atos comunicativos, são acionadas diversas 
experiências que fazem parte do repertório de cada interlocutor, o que quer dizer que as pessoas 
precisam encontrar referências em comum no conjunto das experiências vividas para a ocorrência da 
comunicação. 
Fonte: CORREA, V. L. Língua Portuguesa: da oralidade à escrita. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 
2009. 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre comunicação, 
analise os tipos de códigos que compõem os repertórios dos interlocutores e, a seguir, associe-os 
com suas respectivas características. 
1) Artefatuais. 
2) Comportamentais. 
3) Espaço-temporais. 
4) Mediatórios. 
( ) São vividos por meios impessoais de comunicação, como a escrita. 
( ) Compreendem os objetos, as roupas e os acessórios. 
( ) Ocorrem com o uso do próprio corpo. 
( ) Utilizam o ritmo de uma música, por exemplo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) 3, 1, 2, 4. 
b) 4, 1, 2, 3. 
c) 2, 4, 3, 1. 
d) 4, 2, 3, 1. 
e) 1, 2, 4, 3. 
 
Pergunta 6 
1 ponto 
O ser humano faz uso da linguagem verbal de sua língua, dentro de sua comunidade linguística, para 
representar os seres em geral e expressar as suas impressões a respeito do mundo que o cerca e das 
experiências por ele vividas. 
 
Considerando essas informações e os estudos realizados sobre a características da comunicação 
verbal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) O código verbal de uma língua é um sistema constituído por combinações de palavras, faladas 
ou escritas, e de signos diferentes das palavras. 
 
II. ( ) O ato da fala é individual, mas depende do conhecimento das regras de combinação 
partilhados por uma comunidade linguística. 
 
III. ( ) O falante, num ato comunicativo, usando as palavras oralmente, faz uso do sistema de códigos 
não verbais. 
 
IV. ( ) A língua é o código verbal de uma determinada comunidade linguística. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) V, V, V, F. 
b) V, V, F, F. 
c) F, F, V, V. 
d) V, F, F, V. 
e) F, V, F, V. 
 
Pergunta 7 
1 ponto 
Conforme Abaurre e Abaurre (2009), a compreensão dosentido do texto, por vezes, necessita da 
recuperação de algo, de pistas fornecidas pelo próprio texto; isto é, o receptor precisa ficar atento às 
mensagens que recebe para perceber marcas textuais que o ajudem a compreender os diversos textos. 
Fonte: ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M. Produção de texto – interlocução e gêneros. 
São Paulo: Moderna, 2009. 
 
Agora, analise a tira a seguir: 
Fonte: GONSALES. Fernandes. Níquel Náusea. Disponível em: 
<https://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f30802200706.htm>. Acesso em: 24/08/2019. 
Verificar 
Tendo por base as informações apresentadas, a tira e os conteúdos estudados sobre procedimentos de 
leitura, é correto afirmar que o procedimento explorado na tira: 
a) baseia-se em uso de conotação para facilitar a compreensão do leitor. 
b) baseia-se na inferência de que é difícil vender livros. 
c) baseia-se no pressuposto de que o interlocutor conhece as características anteriores de 
Pinóquio. 
d) baseia-se em implícitos de que os livros com personagens de contos de fadas são do 
interesse das crianças. 
e) baseia-se em uso de denotação para facilitar a compreensão do leitor. 
 
Pergunta 8 
1 ponto 
Leia o trecho a seguir: “A função da cultura é tornar a vida segura e contínua para a sociedade 
humana. Ela é o ‘cimento’ que dá unidade a um certo grupo de pessoas que divide os mesmos usos, 
os mesmos costumes.” 
Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São 
Paulo. Moderna. 2005, p. 21. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância da comunicação para o 
ser humano, analise as afirmativas a seguir. 
I. A comunicação permite que o ser humano consiga atuar em diversos grupos sociais, mantendo 
influência recíproca, em um processo constante. 
II. O enriquecimento cultural dá-se com a ocorrência de uma forma de linguagem predominando 
sobre outras, o que facilita a unidade entre pessoas pertencentes a um mesmo grupo social. 
III. O desenvolvimento cultural de um certo grupo de pessoas, ou entre grupos, pode ser 
compartilhado pelo uso de diferentes formas de linguagem. 
IV. O uso da linguagem garante eficiência em processos de comunicação e, consequentemente, 
enriquecimento cultural. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
a) III e IV. 
b) I e III. 
c) I e IV. 
d) II e III. 
e) I e II. 
 
Pergunta 9 
1 ponto 
Segundo o dicionário Houaiss, “comunicar” significa passar informação, ordem, mensagem etc, [a 
alguém]; transmitir [...] para; possibilitar a ida de um lugar a outro; ligar-se; transmitir por contágio; 
manter boas relações; entender-se [...]. Fonte: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles & 
FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 
2004. 
A partir dessas informações, e considerando os conteúdos estudados sobre comunicação, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. A necessidade de propagar mensagens passa a fazer parte do ser humano a partir do início de seu 
desenvolvimento escolar, nas séries iniciais. 
II. No início da vida, o ser humano pouco tem a comunicar. Suas formas de comunicação são 
incompreensíveis, pois ele precisa adquirir a comunicação verbal. 
III. A comunicação permite ao ser humano a manifestação e a materialização de seus interesses e 
desejos. 
IV. A interação em sociedade é um dos objetivos do ato comunicativo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) F, V, F, V. 
b) F, V, V, V. 
c) V, F, V, F. 
d) V, V, F, F. 
e) F, F, V, V. 
 
Pergunta 10 
1 ponto 
Em um verbete de dicionário Michaelis, buscando um conceito sobre “linguagem”, encontramos a 
seguinte informação: “linguagem – fala; conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que 
se serve o homem para exprimir suas ideias e sentimentos”. 
Fonte: MICHAELIS: dicionário escolar língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 
2008. – (Dicionários Michaelis), p. 523. 
Considerando as informações apresentadas no verbete e os estudos realizados sobre a linguagem e 
suas características, analise as afirmativas a seguir. 
I. A comunicação é a base da linguagem. 
II. A transmissão de conhecimentos e o funcionamento dos grupos sociais depende da linguagem. 
III. A ausência de padronização na linguagem permite a transmissão de cultura entre os integrantes 
de um mesmo grupo social. 
IV. A utilização de símbolos aceitos por convenção permite a expressão de emoções e desejos. 
Está correto o que se afirma em: 
a) II e III. 
b) II e IV. 
c) I e IV. 
d) I e II. 
e) III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina