Buscar

Ética na Saúde AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE – AV2
�
1a Questão (Cód.: 37189)
8a sem.: Relação de equipe multidisciplinar em saúde
Pontos: 1,0 / 1,5 
Uma psicóloga foi contratada para trabalhar na pediatria de um hospital para dar suporte às crianças e seus familiares. Ela faz parte de uma equipe multidisciplinar, mas fica frustrada com a atuação individualizada. Ofereça argumentos que esclareçam a atuação em equipes multiprofissionais ou multidisciplinares.
Resposta: A equipe multiprofissional é um grupo de profissionais que atua de forma independente em um mesmo ambiente utilizando a comunicação informal Equipe multidisciplinar são profissionais de diferentes formações que atuam '''''''''''em conjunto de forma interdependente. 
�
2a Questão (Cód.: 86178)
1a sem.: Conceito e modelos de ética
Pontos: 0,0 / 0,5 
Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Para ele, o campo ético deveria investigar__________________________________________________________________________________
os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens, os costumes éticos.
as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana.
as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana com o fim último de se atingir a felicidade.
as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens com o fim último de se atingir a felicidade.
�
3a Questão (Cód.: 50519)
2a sem.: Bioética - História e princípios básicos
Pontos: 0,0 / 0,5 
A biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos, além das controvérsias morais como aborto e eutanásia, requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar. Mais que uma metaética, a bioética engloba áreas que oscilam entre:
a biodiversidade e a biopsicologia
o bioeconômico e o biopolítico
o biodireito e o teórico biopoder
o biofamiliar e a bioescola
a bioestética e a biofiosiologia
�
4a Questão (Cód.: 86051)
4a sem.: Transplante de órgãos e tecidos
Pontos: 0,5 / 0,5 
O princípio que associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana, denomina-se:
Princípio da intangibilidade corporal
Principio do duplo efeito
Princípio de vulnerabilidade
Princípio da solidariedade
Princípio da tangenciabilidade emocional
�
5a Questão (Cód.: 180178)
6a sem.: Ética e eutanásia
Pontos: 0,5 / 0,5 
A palavra eutanásia é comumente entendida como a prática pela qual:
O médico abrevia a vida de um paciente incurável.
O médico prolonga a vida de um paciente incurável.
O médico oferece cuidados intensivos para um paciente.
O médico oferece medicamentos para dificultar a morte do paciente.
O médico cria medicamentos para a cura de doenças.
�
6a Questão (Cód.: 85966)
1a sem.: conceito e modelos de ética
Pontos: 0,5 / 0,5 
Maurício reside em uma cidade muito pobre. Ele tem dificuldades para sustentar sua família. Na última sexta-feira, ele entrou em um supermercado e roubou comida. Roubar, neste contexto é:
Ético
Imoral
Ideal
Moral
Amoral
�
7a Questão (Cód.: 50604)
8a sem.: Relação de equipe multidisciplinar em saúde
Pontos: 0,5 / 0,5 
Fernanda é assistente social de um hospital, mas percebe que os médicos não gostam de trabalhar em equipe. Fernanda acredita que para que o trabalho em equipe funcione de modo ético e eficaz, três fatores devem ser abordados: 
individualidade, especialidade e comprometimento.
competição, isolamento e identidade.
identidade, heteronomia e capacitação profissional
capacitação profissional, interface do trabalho dos profissionais e autonomia dos profissionais.
anomia dos profissionais, especialidade e amor pela profissão.
�
8a Questão (Cód.: 47658)
1a sem.: Conceito e modelos de ética
Pontos: 1,0 / 1,0 
No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
�
9a Questão (Cód.: 180229)
9a sem.: Atendimento a pacientes especiais
Pontos: 1,0 / 1,0 
Bruno é uma criança portadora de necessidades especiais que reside em um bairro muito pobre do Rio de Janeiro, ele se encaixa dentro da designação de CRIANES por demandar um tipo especial de cuidados, apresentar múltiplos diagnósticos médicos, implicando em uma permanente dependência dos serviços de saúde em diversas especialidades. É correto afirmar que Bruno:
Dificulta o processo de atendimento no SUS em função das especialidades que precisa, portanto, só pode ser atendido na rede particular de saúde.
Faz parte da população mais carente que agrava as estatísticas relativas à CRIANES em função da pobreza que aumenta a exposição da criança ao adoecimento e a cronicidade de problemas de saúde.
Faz parte da população mais beneficiada com planos de saúde e equipes de profissionais altamente especializados.
É sempre muito bem atendido pela equipe multidisciplinar oferecida pelo SUS e não faz parte da população de maior risco para aumento e cronicidade de doenças.
Não faz parte da população que agrava as estatísticas relativas à CRIANES, pois sua mãe está sempre oferecendo a melhor alimentação possível para ele.
�
10a Questão (Cód.: 37181)
4a sem.: Transplante de órgãos e tecidos
Pontos: 0,5 / 1,5 
Quanto a questões relacionadas a transplante de órgãos prevalece um conjunto de princípios éticos gerais. São eles: princípio da intangibilidade corporal, princípio da solidariedade, princípio da totalidade. Conceitue-os. 
Resposta: O principio da intangibilidade corporal associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal e assim estende ao corpo do individuo os principios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana.
Gabarito: O princípio da intangibilidade corporal associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana. Desta forma, qualquer intervenção na integridade corporal é simultaneamente uma intervenção naintegridade pessoal. O princípio da solidariedade considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal. O princípio da totalidade, entende o corpo como uma unidade, sendo cada parte do mesmo avaliada de acordo com o todo. Assim, cada parte (membro, órgão ou função), pode ser sacrificado em função da unidade do corpo, desde que isso seja útil para o bem-estar de todo o organismo.
	
	
Período de não visualização da prova: desde 01/06/2013 até 17/06/2013.
Parte inferior do formulário
_1449614329.unknown

Outros materiais