Buscar

AV1 - Teoria da Argumentação Juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 – Teoria da Argumentação Jurídica 
1)Texto base:
 No início dos estudos sobre a comunicação humana, defendia-se que a comunicação tinha como única função informar, transmitir uma intenção. Com a evolução desses trabalhos e, especificamente, com a articulação de diferentes campos de estudo, o entendimento sobre a função da comunicação foi ampliado e verificou-se que a comunicação, ou a linguagem, que é o código usado nesta atividade humana, tem variadas funções. Roman Jakobson foi um dos primeiros teóricos a se dedicar a elas.
De acordo com Jakobson (2003), a linguagem tem seis funções. Quais são elas?
Alternativas:
a) Literária, informativa, acional, metalinguística, poética e referencial.
b) Denotativa, conotativa, metalinguística, metafórica, descritiva e figurativa.
c)Objetiva, subjetiva, organizacional, comunicacional, informativa e poética.
d)Emotiva, referencial, conativa, poética, fática e metalinguística. Alternativa assinalada
e) Emotiva, racional, lógica, denotativa, acional e fática.
2)Texto base:
 O surgimento das teorias enunciativas afeta duas grandes áreas de conhecimento que envolvem a linguagem: a linguística e a comunicação. Uma dessas teorias é o socio interacionismo. De acordo com ele, a linguagem seria uma prática social, pois é por meio dela que os indivíduos interagem nas diversas esferas de atividade humana. Nesse sentido, a linguagem deixa de ser vista como um instrumento de comunicação de uma intenção de uma fonte a um receptor e passa a ser vista como instrumento de interatividade.
Esta novidade concebida pelo socio interacionismo acaba por originar também outro conceito inovador no que diz respeito à comunicação entre os falantes. Que conceito é este?
Alternativas:
a) Gêneros do discurso.
b) Atitude responsiva ativa. Alternativa assinalada
c)Formações imaginárias.
d)Condições de produção.
e)Sujeito descentrado.
3)Texto base:
 Bakhtin (1997) tem uma grande importância para o ensino de leitura e escrita, pois, além de ter formulado os conceitos de atitude responsiva ativa e de dialogia, ele propôs um conceito que transformou os estudos linguísticos, o de gêneros do discurso. Este conceito revolucionou o ensino de leitura e escrita no Brasil, apresentando novas possibilidades de se trabalhar com o texto em sala de aula.
De acordo com Bakhtin (1997), o que são os gêneros do discurso?
Alternativas:
a)São tipos textuais que constituem a estrutura composicional do texto.
b)São basicamente três tipos de texto: narração, descrição e dissertação.
c) São as esferas de atividade humana.
d) São os domínios discursivos que englobam um conjunto de textos.
e)São tipos relativamente estáveis de enunciados. Alternativa assinalada
4)Texto base:
Leia a seguir o trecho de um artigo:
O cientista esteve no centro de uma polêmica sobre a natureza do experimento e seus resultados. Gerou incômodo por provar que a maioria das pessoas não sabe diferenciar se está agindo por vontade própria ou meramente em resposta à determinação de uma autoridade, e, especialmente em situações de crise, pode delegar decisões importantes a figuras de autoridade. Em certas condições, indivíduos passam a perceber a si mesmo apenas como uma engrenagem de um sistema maior, sob o qual não têm influência, mas no qual exercem um papel. (WOOD JR., T. A lição de Stanley Milgram. Carta capital, 13 abr. 2016. Opinião. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/895/a-licao-de-stanley-milgram>. Acesso em: 17 abr. 2016.):
Após a leitura do trecho, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta sobre ele:
Alternativas:
a) A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois “pessoas” deveria estar no singular, concordando com o verbo.
b) A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, pois o verbo deve sempre concordar com o partitivo, e não com o núcleo do sujeito.
c) A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está correta, mas a locução verbal também poderia estar no plural, “não sabem”, concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”.
d) A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois o verbo deve sempre concordar com o núcleo do sujeito, e não com o partitivo.
e) A concordância entre o sujeito “a maioria das pessoas” e a locução verbal “não sabe diferenciar” está errada, pois a locução verbal deveria estar no plural, “não sabem”, concordando, assim, com o núcleo do sujeito “pessoas”. Alternativa assinalada
5)Texto base:
Leia a seguir o trecho de uma reportagem:
Quilombolas e indígenas estão em luta pelo território, camponeses em luta pela terra, e estão todos sendo exterminados, assassinados, despossessados. Os "condenados da terra", como escreveu Frantz Fanon, são as vítimas do trabalho escravo e da pistolagem, excluídos do acesso à terra, à água, ao espaço para viver e se reproduzir, que se concentra na mão de fazendeiros, banqueiros e das grandes mineradoras, protegidos por um Poder Judiciário injusto e por representantes políticos fiéis à oligarquia que os financia. (MILANEZ, F. A explosão da violência na luta pela terra e território. Carta Capital, 15 abr.2016. Sociedade. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-explosao-da- violencia-na-luta-pela-terra-e-territorio>. Acesso em: 17 abr. 2016.)
Considerando o que você leu neste trecho, julgue as afirmativas a seguir:
I. A presença de crase na ligação entre a palavra acesso e as palavras terra e água está correta, uma vez que essa palavra é regida pela preposição a.
II. A ocorrência da preposição do logo após excluído está incorreta, uma vez que excluído é regido pela preposição por (pelo/pela).
III. A palavra luta, na primeira linha, é corretamente seguida pela preposição pelo/pela, pois este substantivo, quando seguido de complemento, é regido pela preposição por (que se torna pelo/pela na fusão com os artigos definidos o/a).
IV. A ocorrência de crase logo após a palavra fiéis está incorreta, pois este substantivo não é regido por nenhuma preposição. Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a) I e III. Alternativa assinalada
b) I e II.
c)II e III.
d)III e IV.
e) I e IV.

Continue navegando