Buscar

Av2 - Bioética e Biossegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Bioética e Biossegurança
1)
Nesta fase todo o processo de transporte é visível para o usuário e o público em geral, os resíduos são transportados nos equipamentos de coleta (carros de coleta) em áreas comuns até o caminhão que fará a coleta de todos os resíduos.
Com base nestas informações assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
A coleta externa é a remoção dos resíduos de serviços de saúde do abrigo de resíduos (armazenamento externo) indo para até a unidade de tratamento ou disposição final, sendo necessário estar de acordo com as regulamentações do órgão de limpeza urbana.
2)Texto base:
Texto-base:
Todos os estabelecimentos que produzem resíduos de serviços de saúde estão regulamentados pela Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) nº 306/2004 e Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 358/2005.
Enunciado:
Nos locais onde funcionam hospitais, laboratórios e clínicas existem vários profissionais da área da saúde que, devido ao tipo de trabalho, vão gerar resíduos dos serviços de saúde. Com base nas informações sobre o Plano de
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, assinale V para verdadeiro ou F para falso para cada item.
( ) Algumas empresas geradoras de resíduos do serviço de saúde devem elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, de acordo com os seus interesses.
( ) O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve obedecer aos critérios técnicos, legislação ambiental, normas de coleta e transporte dos serviços locais de limpeza urbana, entre outros.
( ) Quando o local é composto por mais de um serviço através de Alvarás Sanitários individualizados, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve ser único e contemplar todos os serviços existentes, ficando sob a responsabilidade técnica do estabelecimento.
( ) Todos os serviços novos ou submetidos a reformas ou que estão buscando ampliação não precisam encaminhar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde junto com o Projeto Básico de Arquitetura para a vigilância sanitária do município onde está instalado o estabelecimento, quando da solicitação do alvará sanitário.
( ) Não existe necessidade de um responsável devidamente habilitado e registrado junto ao conselho de classe para a elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Alternativas:
F – V – V – F – F.
3)Texto base:
Texto-base:
A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de nº 358, de 29 de abril de 2005, está relacionada com o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde; este é o documento que dividiu os resíduos em cinco grupos de risco: A, B, C, D e E.
Enunciado:
Adair é uma profissional da saúde que trabalha em um laboratório de análises clínicas. No mês passado, foi contaminada por um agente biológico devido a um descarte irregular de resíduos do grupo A. Associe os subgrupos de riscos com os seus respectivos significados.
I. A1.
II. A2.
III. A3.
IV. A4.
V. A5.
1. Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou familiares.
2. Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais.
3. Peças anatômicas (órgãos e tecidos) e outros resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos ou de estudos anatomopatológicos ou de confirmação diagnóstica.
4. Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microrganismos. Ainda os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não ao estudo anatomopatológico ou confirmação diagnóstica.
5. Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
Alternativas:
I – 5; II – 4; III – 1; IV – 3; V – 2.
4)
Os resíduos que pertencem ao grupo C estão relacionados com os materiais presentes nos laboratórios de pesquisa e ensino na área de saúde, laboratórios de análises clínicas e serviços de medicina nuclear e radioterapia.
 
Mariana está trabalhando na Vigilância Sanitária e, durante uma fiscalização no laboratório de pesquisa e extensão, localizado dentro da Universidade do Sol, foi detectado o manuseio irregular de resíduos pertencentes ao grupo C. 
( ) Os resíduos do grupo C estão relacionados com alguns materiais que são resultantes de atividades humanas que contêm radionuclídeos, em quantidades superiores aos limites.
( ) Os limites de eliminação dos radionuclídeos estão especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
( ) A reutilização é imprópria nos casos que estão relacionados com materiais resultantes de laboratórios de pesquisa e ensino na área de saúde.
( ) A reutilização é permitida para os laboratórios de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia que contenham radionuclídeos em quantidade superior aos limites de eliminação.
Marque V para verdadeiro ou F para falso em cada item, e em seguida, assinale a alternativa correspondente.
Alternativas:
V – V – V – F.
5)Texto base:
Texto-base:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é a responsável pela verificação, fiscalização e também pela orientação das técnicas adequadas para todo o manejo dos resíduos dos serviços de saúde.
Enunciado:
A empresa farmacêutica Farmavida foi autuada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pois, durante a fiscalização, verificou-se que o profissional responsável pela geração de resíduos não tinha as condições mínimas exigidas para essa função. Qual é a exigência do profissional responsável pela geração do resíduo?
Alternativas:
Profissional de nível superior que esteja apto e registrado no seu conselho de classe.
.

Continue navegando

Outros materiais