Buscar

5ª Lista de Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5ª Lista de Exercícios: Máquinas de Fluxo - PUC Minas 
Nome: Hairton Júnior José da Silveira
Matrícula: 458639 
Facilidade na manutenção, por não precisar do desacoplamento da bomba das tubulações de sucção e recalque(pois é bipartida horizontalmente); Equilíbrio dos empuxos axiais(devido ao rotor de dulpa sucção); Equilíbrio dos empuxos radiais(devido a carcaça de dupla voluta).
Motor de acionamento; Corpo de Bomba; Coluna; Cabeçote de descarga.
Vantagens: Grande economia de espaço horizontal; Não necessita de casa de bombas. Desvantagens: Requer perfeita verticalidade em poços profundos; Muitos pontos sujeitos ao desgaste.
Não necessita do eixo prolongado e a montagem se torna mais barata; Não tem mancais expostos ao líquido bombeado, então não ocorre desgaste nos mesmos.
Para que não ocorra um desgaste excessivo do fluido e da bomba eles precisam ter um certo tipo de compatibilidade, em que o desgaste seja minimizado. Para isso, é preciso checar: a abrasividade de sólidos em suspensão; a ação eletroquímica; a temperatura do fluido; a altura por estágio; a adequação do material a aspectos estruturais; e ao fator de carga e duração prevista para a instalação.
Elevado coeficiente de dilatação, faz com que o rotor der bronze dilate mais que o eixo do aço, ocorrendo deslizamento do rotor sobre o eixo.

Outros materiais