Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - ECONOMIA, MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO A MICRO E MACROECOMIA ESTÃO PRESENTE NO DIA A DIA
Nélio Zacarias Gonçalves Carvalho
47021224
Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Sabe-se que a Microeconomia estuda segmentos e cada setor de forma individual, ou seja, uma fração de um todo, como uma empresa, um comércio, uma família etc. Isto é, estuda as decisões de cada individuo sobre o uso de bens e serviços, custos com recursos, ou até mesmo ajuda na tomada de decisão das organizações. 
Citando como exemplo, uma fábrica que adota estratégias para aumentar sua produção e cobrir os custos operacionais para assim ter um produto com preço bom e se manter competitivo no mercado e aumentar a rentabilidade da mesma. Outro exemplo disso é como um supermercado poderia reduzir gastos com energia elétrica e desperdícios no estoque e investir em marketing e criar um clube de vantagens a fim de aumentar suas vendas; ou mesmo uma mãe que faz um planejamento para reduzir as despesas mensais em casa.
Em contrapartida, a Macroeconomia analisa a economia em sua totalidade, considerando a economia de um país, um continente ou mesmo na escala global. Ou seja, estuda setores mais abrangentes para compreender os mais individuais e específicos (ao contrário da Microeconomia). Sendo assim, podem-se exemplificar fatores como a pandemia de Covid-19 que aumentou as taxas de desemprego e como isso afetou o PIB e a inflação do Brasil e de outros países; ou ainda como a moeda de um território pode se desvalorizar por falta de investidores ou redução nos níveis de produção, resultando em uma crise econômica. Além disso, há também o fato de como um conflito entre países pode desestabilizar a economia mundial, pois interfere nas cadeias logísticas globais.
Por último, é importante citar que a Microeconomia e a Macroeconomia, apesar de serem opostas, se complementam porque uma acaba refletindo na outra, assim como ambas contribuem para a análise entre si.
REFERÊNCIAS
MACROECONOMIA e microeconomia: qual a diferença? Politize, 2017. Disponível em < https://www.politize.com.br/macroeconomia-e-microeconomia-diferenca/ >. Acesso em: 16 de jun. de 2022.
MACROECONOMIA. Wikipédia, 2021. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Macroeconomia >. Acesso em: 16 de jun. de 2022.
MICROECONOMIA. Wikipédia, 2022. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Microeconomia >. Acesso em: 16 de jun. de 2022
CENÁRIO econômico no Brasil e no mundo pós covid-19. Agência Brasília, 2021. Disponível em < https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/06/23/cenario-economico-no-brasil-e-no-mundo-pos-covid-19/ >. Acesso em 17 de jun. de 2022.
BASTOS, Estêvão Kopschitz Xavier. Panorama da economia global. Carta Conjuntura – Ipea, 2022. Disponível em < https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/category/economia-mundial/ >. Acesso em 17 de jun. de 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina