Buscar

geografia_-_1_ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PAISAGEM
Paisagem é o que os nossos sentidos depreendem da parte de um espaço, ou seja, as sensações que determinado local nos transmitem. Isso acontece quando vemos um local e o consideramos bonito, quando sentimos o seu cheiro, ouvimos ou tocamos algo nesse local.
A paisagem é responsável por registrar vários aspectos representativos da sociedade. Nesse sentido, o conceito de paisagem amplia-se, na medida em que não se limita a uma divisão geográfica.
Ela revela aspectos referentes à história, à cultura e, entre tantos outros aspectos, à economia de uma sociedade.
Isso porque a paisagem tem importantes valores e várias funções. A paisagem que vemos hoje já pode ter passado por um processo de modificação possivelmente em decorrência do uso dado a ela.
Paisagem de praia: beleza, maresia, silêncio, sossego.
Um local com potencial de exploração turística tem suas infraestruturas modificadas para receber turistas.
Por outro lado, o aumento da população em determinada extensão territorial resulta na iminente alteração para comportar as demandas populacionais. São exemplos: construção de casas, e outras obras, e pavimento de ruas.
Uma paisagem rica em construções históricas revela a sua antiguidade. A sua conservação pode salvaguardar aspectos históricos e falar muito sobre a cultura do seu povo.
Tipos de Paisagens
Existem vários tipos de paisagem. São elas que compreendem aquilo que se define como espaço geográfico.
Paisagem Natural
Paisagem natural: cenário verde com água limpa e fresca.
A paisagem natural remete à natureza. Serra, mar, cascatas são espaços naturais que geralmente podem ser modificados em decorrência de aspectos climáticos e outros acontecimentos naturais, não por intervenção humana.
Paisagem Humanizada
Paisagem modificada: cidade com várias construções.
A paisagem humanizada, modificada ou artificial é aquela em que é claramente perceptível a intervenção dos homens.
Nesses casos, a paisagem é modificada para criação de infraestruturas. Basta pensar numa porção de terra desabitada e planejar a construção de tudo o que a torna capaz de ser povoada: prédios, escolas, hospitais, lojas, estradas.
Paisagem Cultural
Tribo indígena: povoação rodeada por paisagem verde.
A paisagem cultural revela aspectos culturais de uma extensão territorial. A forma como ela se apresenta indica costumes e valores dos seus habitantes.
Como exemplo, podemos citar as tribos indígenas. A ocupação desses locais é muito diferente das estruturas criadas para uma população que não é indígena.
Importante frisar que as paisagens diferentes são importantes, por isso é preciso que haja equilíbrio entre elas.
A paisagem natural é indispensável para a proteção do meio ambiente. Mas a humanização de alguns espaços também não pode ser facilmente dispensada, uma vez que muitas construções visam o bem-estar e propiciam melhores condições para os seus habitantes.
Conservar certas paisagens, por sua vez, concorre para a valorização da identidade de uma sociedade
EXERCÍCIOS
Responda corretamente:
1. Observando a paisagem de sua cidade cite locais que apresentam características:
- Turísticas
- Históricas;
- Modificadas (Humanizadas);
- Econômicas
2. Na sua opinião em sua cidade existem paisagens que apresentam potencial turístico, histórico e econômico que são pouco aproveitados para a geração de renda? Dê sugestões de como torna-las mais ativas.
ATIVIDADE 2
Meio Técnico-Científico-Informacional
O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico.
O geógrafo Milton Santos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico. Para compreender o seu conceito, é necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao período atual, em que há uma maior inserção das ciências e do meio informacional sobre as formas com que as produções espaciais ocorrem¹.
Portanto, as três etapas mencionadas (meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional) formam uma periodização do meio geográfico, conforme a sua apropriação pelas atividades humanas. Assim, estabelece-se uma melhor noção das relações entre natureza e sociedade ao longo do tempo.
O meio natural corresponde ao período em que o emprego das técnicas esteve diretamente vinculado à dependência sobre a natureza, da qual o homem fazia uso sem propiciar grandiosas transformações. Assim, as ações de interferência sobre o meio eram, sobretudo, locais, e a participação das atividades antrópicas, bem como as suas transformações, era limitada pela harmonização e preservação da própria natureza.
A técnica do terraceamento foi desenvolvida em sociedades pré-capitalistas
Milton Santos utilizou como exemplos do conceito de meio natural as técnicas de pousio,rotação de culturas e agriculta itinerante, em que o uso do solo se limitava à sua preservação para manter um equilíbrio entre uso e preservação da natureza.
O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo. Podemos citar como exemplo mais determinante a  Revolução Industrial, mesmo que antes disso já houvesse algumas técnicas em que a atuação mecânica existisse e agisse sobre o meio geográfico.
Assim, nesse período, ocorreu uma crescente forma de substituição ou de sobreposição dos objetos técnicos sobre os objetos culturais e naturais, mesmo que essa substituição não tenha se manifestado de forma igualitária, justa e homogênea nas diferentes regiões e territórios. Nesse momento, a Divisão Internacional do Trabalho intensificou-se, bem como a dependência das atividades humanas sobre o uso de maquinários e instrumentos.
O meio técnico introduziu a produção mecanizada na sociedade
O meio técnico-científico informacional  - representa, então, a atual etapa na qual se encontra o sistema capitalista de produção e transformação do espaço geográfico, estando relacionado, sobretudo, à Terceira Revolução Industrial, que, não por acaso, passou a ser reconhecida como Revolução Científica Informacional, cuja impactação manifestou-se de forma mais intensa a partir dos anos 1970.
Nesse momento ocorreu uma união entre técnica e ciência, guiadas pelo funcionamento do mercado, que, graças aos avanços tecnológicos, expande-se e consolida 
o processo de Globalização. Um exemplo de como as técnicas e as ciências estão constantemente se interagindo e propiciando a expansão do capital pode ser visto na recente ação promovida pelo Facebook em levar o acesso à internet a comunidades afastadas por meio do uso dos drones, veículos aéreos não tripulados.
Drones: exemplos do poder de transformação do meio técnico-científico-informacional
Além de serem técnicos, os objetos também carregam em si a informação e trabalham a partir dela, o que justifica o nome do atual dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional.
A sociedade tecnológica é a expressão do meio técnico-científico-informacional
_____________________________________________
RESPONDA:
1)Você acredita que a informatização e a automação de tarefas na agricultura, indústria e serviços pode ter relação com o aumento do desemprego? Justifique.
2)Explique o que seria o Meio técnico-científico-informacional.
 3) Analise a tira da Mafalda e comente sobre o conflito de gerações entre o que os pais de vocês aprenderam e os avanços que a sociedade tecnológica “exige” que vocês acompanhem.
_Bibliografia________________________
¹ A obra em que Milton Santos trabalha de forma mais aprofundada o tema é: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.
Meio Técnico-Científico-Informacional - Mundo Educação (uol.com.br)

Outros materiais