Buscar

RESUMO DIREITO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL
Recuperação e falência (LEI 11.101/2005)
FALÊNCIA PROCESSO DE EXECUÇÃO COLETIVA MOVIDO CONTRA DEVEDOR SENDO ELE EMPRESÁRIO, EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA OU SOCIEDADE EMPRESÁRIA, TODOS OS BENS SÃO CONFISCADOS E SUBMETIDOS A UMA VENDA FORÇADA, COM A DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DE SEU ATIVO ENTRE TODOS OS CREDORES. COM A FINALIDADE DE TIRAR O INADIMPLENTE DO MERCADO ATINGINDO OS SEUS BENS, INCLUSIVE AFASTANDO O DEVEDOR DA ATIVIDADE EMPRESÁRIA
CARACTERISTICAS GERAIS:
· APLICADA AO DEVEDOR EMPRESÁRIO, EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA OU SOCIEDADE EMPRESÁRIA 
· A DECRETAÇÃO DEPENDE DA MANIFESTAÇÃO DE UM OU MAIS CREDORES, OU ATÉ PELO PRÓPRIO DEVEDOR E EM ALGUNS CASOS PELO JUÍZO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL.
· TODO PATRIMONIO (ATIVO E PASSIVO) DO DEVEDOR
· COM A DECRETAÇÃO DE FALÊNCIA, DETERMINA O VENCIMENTO ANTECIPADO DAS OBRIGAÇÕES DO DEVEDOR E DOS SÓCIOS ILIMITADA E SOLIDARIAMENTE RESPONSAVEIS, HAVENDO UM ABATIMENTO PROPORCIONAL DOS JUROS E A CONVERSÃO DA MOEDA ESTRANGEIRA, PELO CÂMBIO DO DIA DA DECISÃO.
· SUSPENDE O CURSO DA PRESCRIÇÃO E DE TODAS AS AÇÕES E EXECUÇÕES EM FACE DO DEVEDOR
· JUIZO UNIVERSAL TODOS OS CREDORES DEVEM CONCORRER TODOS OS CREDORES DO FALIDO
· HÁ UMA IGUALDADE ENTRE OS CREDORES, PORÉM OS CRÉDITOS SÃO CLASSIFICADOS E DIVIDIDOS EM GRUPO
· PROCESSOS DE FALÊNCIA E OS SEUS INCIDENTES TEM PRIORIDADE EM TODAS AS INSTÂNCIAS
· POSSUI PREVENÇÃO A DISTRIBUIÇÃO DE QUALQUER PEDIDO DE RECUPERAÇÃO OU FALENCIA AO MESMO DEVEDOR
· HAVENDO DECRETAÇÃO DE FALÊNCIA DAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PUBLICOS, IMPLICA NA EXTINÇÃO DA CONCESSÃO.
FASES DO PROCESSO FALIMENTAR É REALIZADO UM PROCESSO ESPECIAL, PORÉM SUBSIDIARIAMENTE RESPEITANDO DO CÓDIGO DE PROCESSOS CIVIL.
· FASE PRELIMINAR OU DECLARATÓRIA REQUERIMENTO DE FALÊNCIA PELO CREDOR, ATINGINDO OS REQUISITOS DO ART. 94
· IMPONTUALIDADE O ATRASO DO PAGAMENTO SEM RAZÃO DE DIREITO, COM TITULOS PROTESTADOS CUJA A SOMA SEJA MAIOR QUE 40 SALÁRIO MINIMOS, NA DATA DO PEDIDO DE FALÊNCIA, OS TRIBUNAIS VEEM COMO NECESSIDADE A IDENTIFICAÇÃO DE QUEM RECEBEU A NOTIFICAÇÃO DO TABELIÃO DE NOTAS,II, EXECUTADO QUE NÃO PAGA, NÃO DEPOSITA E NÃO NOMEIA BENS PARA SEREM PENHORADOS, NO PRAZO LEGAL 
· PRATICA ATO DE FALÊNCIA, ATOS PRATICADOS PELO DEVEDOR, OS CREDORES PODEM VER COMO VIR AGIR COM IMPONTUALIDADE 1. PROCEDE A LIQUIDAÇÃO DOS BENS PRECIPITADA OU FRADULENTO 2. COM O OBJETIVO DE FRAUDAR CREDORES REALIZA SIMULAÇÃO OU ALIENAÇÃO 3. TRANSFERE ESTABELICIMENTO PARA TERCEIRO OU CREDOR SEM O CONSETIMENTO DE TODOS E SEM FICAR BENS SUFICIENTES PARA A SOLVENCIA 4. SIMULAÇÃO DE TRANFERENCIA DO PRINCIPAL ESTABELECIMENTO 5. DÁ OU REFORÇA GARANTIA A CREDOR POR DÍVIDA SEM FICAR BENS LIVRES E DESEMBARAÇADOS, SUFICIENTES PARA SALDAR O PASSIVO 6. AUSENCIA SEM REPRESENTANTE HABILITADO, ABANDONA ESTABELECIMENTO OU TENTA OCULTAR-SE DE SEU DOMICÍLIO, SEM DEIXAR RECURSOS SUFICIENTES 7. DEIXAR DE CUMPRIR NO PRAZO OBRIGAÇÃO ASSUMIDA NA RECUPERAÇAO.
· DECRETADA PELO PRÓPRIO DEVEDOR CONFORME O ART 105, EM QUE ESTA EM CRISE E ATENDE OS REQUISITOS PARA O PLANO DE RECUPERAÇÃO, ENTÃO O DEVEDOR REQUER A AUTOFALÊNCIA EM PETIÇÃO INICIAL, COM AS RAZÕES DA IMPOSSIBILIDADE DE PROSSEGUIMENTO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL, COM OS SEGUINTES DOCUMENTOS: 1. 2. RELAÇÃO NOMINAL DOS CREDORES, COM ENDEREÇO, IMPORTÂNCIA, NATUREZA E CLASSIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS 3. RELAÇÃO DOS BENS COM ESTIMATIVA DO VALOR E OS DOCUMENTOS COMPROBATORIOS DE PROPRIEDADE 4. PROVA DA SITUAÇÃO DO EMPRESÁRIO/EMPRESA OU DE SOCIEDADE EMPRESÁRIA COM O CONTRATO OU ESTATUTO, E A INDICAÇÃO DE TODOS OS SÓCIOS, ENDEREÇOS E BENS 5. OS LIVROS E DOCUMENTOS CONTABEIS 6. A RELAÇÃO DOS ADMINITRADORES DOS ÚLTIMOS 5 ANOS COM ENDEREÇOS, FUNÇÕES E PARTICIPAÇÃO SE HOUVER
· FASE DE ARRECADAÇÃO DE BENS E CLASSIFICAÇÃO DE CRÉDITOS É A DECRETAÇÃO DA FALENCIA E TEM POR FINALIDADE A DEFINIÇÃO DO PATRIMONIO. 1. ARRECADAÇÃO E A AVALIAÇÃO DOS BENS INTEGRANTES DA MASSA FÁLIDA 2. HABILITAÇÃO DOS CRÉDITOS EXISTENTES CONTRA O FALIDO 3. A ELABORAÇÃO DO QUADRO DE CREDORES.
· FASE DE LIQUIDAÇÃO OU SATISFATIVA CONCLUÍDO O QUADRO DE CREDORES, OCORRE A VENDA JUDICIAL DOS BENS DA MASSA FÁLIDA E O PAGAMENTO PROPORCIONAL DOS CREDORES, COM O FIM HÁ A DECLARAÇÃO DA EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES DO FALIDO E A SUA REABILITAÇÃO PARA FINS EMPRESARIAIS.
MANIFESTAÇÕES DO AUTOR
O DEVEDOR TEM O PRAZO DE 10 DIAS PARA APRESENTAR CONTESTAÇÃO E/OU TAMBÉM PODE REALIZAR DENTRO DO MESMO PRAZO O DÉPOSITO ELISIVO COM O VALOR TOTAL DO CRÉDITO MAIS OS JUROS E ACRESCIMOS DEVIDOS, DESTA FORMA NÃO DECRETANDO FALÊNCIA. PODENDO TAMBÉM APRESENTAR CONTESTAÇÃO COMULATIVAMENTE COM O DÉPOSITO, PARA ARGUIR FALSIDADE DE TITULO, PRESCRIÇÃO, NULIDADE, PAGAMENTO, VICIO EM PROTESTO, PEDIDO DE RECUPERAÇÃO, CESSAÇÃO DE ATIVIDADE COM MAIS DE 2 ANOS DO PEDIDO DE FALÊNCIA, COMPROVADA POR DOCUMENTO E QUALQUER OUTRO FATO QUE EXTINGA OU SUSPENA OBRIGAÇÃO OU NÃO LEGITIME A COBRANÇA.
JUIZO FALIMENTAR É A COMARCA AONDE SE LOCALIZAR O PRINCIPAL ESTABELECIEMNTO, TENDO EM VISTA QUE A SEDE PODE SER APENAS UM ESCRITORIO.
SENTENÇA DECLARATORIA DE FALÊNCIA AFASTAMENTO E INABILITAÇÃO DO EMPRESÁRIO 
RECURSO DECISÃO QUE DECRETAR FALÊNCIA CABE AGRAVO DE INSTRUMENTO E SENTENÇA QUE JULGAR IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO DE FALENCIA CABE APELAÇÃO COM EFEITO DEVOLUTIVO, NESTE CASO DE IMPROCEEDÊNCIA SE MOTIVADO O PEDIDOPOR DOLO O REQUERENTE TERÁ À OBRIGAÇÃO DE IDENIZAR, JUIZ FIXARÁ VALOR APURADO NA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA.
FORMAÇÃO DA MASSA FÁLIDA ENTE DESPERSONALIZADO TEMPORÁRIO ARRECADAÇÃO DOS BENS E OBRIGAÇÕES DO FALIDO, DURANTE O PROCESSO DE FALÊNCIA.
REALIZAÇÃO DO ATIVO LEILÃO, PROPOSTAS FECHADS PREGÃO
SATISFAÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DOS CREDORES CONFORME A LEI.
· CRÉDITOS EXTRACONCURSAIS (ART. 84) 
· CRÉDITOS CONCURSAIS (ART 83)
SENTENÇA DE ENCERRAMENTO DA FALÊNCIA APÓS PAGAR TODOS OS CREDORES QUE FOREM POSSIVEIS, ABORDANDO QUE O PROCESSO FALIMENTAR ACABOU, ENCERRAMENTO POSITIVO CONSEGUE PAGAR TODO MUNDO OU A PARCIAL QUE PAGA APENAS UMA PORCENTAGEM DOS CREDORES. (ART 156)
REABLITAÇÃO DO FÁLIDO NA SENTENÇA DE ENCERRAMENTO SE O DEVEDOR PRATICOU ALGUM CRIME FALIMENTAR ESPERA-SE 10 ANOS APÓS A SENTENÇA DE ENCERRAMENTO ELE PODERÁ VOLTAR A PRATICAR ATOS DE EMPRESA, AGORA SE O FALIDO NÃO PRATICOU CRIME FALIMENTAR APÓS 5 ANOS DA SENTENÇA DE ENCERRAMENTO ESTARÁ O HABILITADO.

Continue navegando