Buscar

atividade 1 Criminalidade, sociedade,violência e Controle social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1: Criminalidade, Sociedade, Violência e Controle social.
Perguntas: Entender a criminalidade na sociedade contemporânea é aspecto de extrema relevância e urgência. O crescimento das condutas violentas e criminosas, além da corrupção de autoridades, cria um círculo perverso responsável por aumentar a própria demanda pela lei e pela ordem. Exige-se mais polícia, não importando que, por vezes, ela seja arbitrária e, até mesmo, empregue o abuso da força, fechando o mencionado círculo sem aparentes saídas. Para estes estudos, a criminologia mostra-se um estudo essencial, podendo ser definida como um conjunto de saberes derivados de outras ciências (como a Sociologia, a Filosofia e, até mesmo, a Psicanálise). Presta-se esse papel de análise, mas antes que a criminalidade, na sociedade brasileira, seja colocada em foco, é preciso compreender o nascimento dessa disciplina, assim como suas mais importantes alterações, com o passar dos anos. 
Sobre a criminologia, analise as diferentes vertentes e defina os conceitos das vertentes da criminologia científica, acadêmica, analítica, crítica e cultura, e opine sobre qual você entende ser mais aplicável ao contexto atual da modernidade.
 A criminologia é o conjunto de conhecimentos a respeito do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controlo social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. A Criminologia é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo “ciência empírica” remete a empirismo, que é a formação do conhecimento a partir da observação de fatos e de relações sociais. Deste modo, é possível definir as diferentes vertentes e os conceitos da criminologia, sendo elas a criminologia científica, acadêmica, analítica, crítica e cultural.
 A criminologia científica, trabalha com os estudos centrado em causas e objetos do crime, entendendo a criminalidade como um fenômeno individual e social, interpretando o comportamento que levou ao crime, indo além do estudo da vítima, da reação social e da justiça penal, procurando entender os fatores externos do crime.
 A criminologia acadêmica, é a estudo criminológico que tem como objetivo principal os fins pedagógicos, ou seja, ela estuda o crime com a intenção de utilizá-lo para transmitir conhecimentos acerca dele.
 A criminologia analítica, tem o objetivo de verificar o papel cumprido pelas ciências criminais e da política criminal, supervisionando o que será ou não realizado, para validar ou não as informações criminológicas. 
 A criminologia crítica, estuda os processos criminais como criminalização com base em fatores históricos da construção social do comportamento criminoso, elaborados com o objetivo de manter as desigualdades sociais financeiras de classes, essa criminologia tem como objetivo disponibilizar alternativas a sociedade capitalista, por eles interpretada como causadora da desigualdade social e criminal, a criminologia crítica entende que o principal fator do crime é disparidade econômica entre as classes. 
A criminologia cultural, avalia em qual situação cultural o crime foi cometido, se preocupando com as interações e relações dos indivíduos na sociedade de consumerista, colocando o crime e o estudo da criminologia no contexto cultural que está inserido, de modo que o crime é um conflito entre o indivíduo e a sociedade. 
Diante das circunstâncias relacionadas à criminologia, no contexto atual, a criminologia crítica e criminologia cultural, demonstram está inserida na mesma vertente, se mostram presentes na resolução de crimes atualmente, com a força da mídia e da tecnologia, impulsionando opiniões, trazendo de forma crítica a análise de um crime, quando estão presentes algumas características que são etiquetadas em nossa sociedade, e os estudos dessas criminologias crítica e cultural, tem o objetivo de reduzir a prática de crimes, além de impedir o aumento da violência.
Referência: nathancastanho.jusbrasil.com.br/artigos/785676229/as-vertentesda-criminologia.

Continue navegando