Buscar

ATIVIDADE 04 PRIMEIROS SOCORROS

Prévia do material em texto

PRIMEIROS SOCORROS
· Atividade 3: Unidade de Estudo 4
1 Não é aconselhável que um leigo realize o transporte de pacientes em estado aparentemente grave, apresentando hemorragia, dispneico, perca de consciência ou lesões externas. O melhor a ser feito é esperar o serviço móvel de urgência para a realização da conduta. No entanto, caso seja necessário, em casos de mobilização e transporte por leigos, é preciso considerar o tipo de transporte e o estado geral da vítima.
Dessa forma, em situações em que o acidentado pode caminhar e o socorro é feito por uma única pessoa, deve-se optar pelo transporte:
· R; 
Resposta correta
.de apoio.
2Em uma situação de emergência, é necessário reconhecer os tipos de traumas e ferimentos, pois tal conhecimento será de grande utilidade, a fim de identificar qual procedimento deverá ser realizado. Algumas pessoas tem a noção básica de como proceder em caso de determinados ferimentos, mas o bom socorrista tem que ser capaz de avaliar rapidamente a situação da vítima.
Nesse contexto, em uma vítima de acidente proveniente de uma partida de tênis, a respeito dos possíveis ferimentos, assinale a alternativa correta a seguir.
R; Resposta correta
.Luxação é a lesão em que as superfícies articulares deixam de se tocar de forma permanente.
3 Imagine a seguinte situação: uma senhora estava varrendo a escada da varanda de sua casa, mas, em um momento de descuido, pisou em falso e acabou torcendo o pé. Neste caso, trata-se de uma entorse, ou seja, uma lesão que afeta os ligamentos de uma articulação. Existem três graus de entorse, em uma escala de mais a menos grave, sendo que as principais articulações que sofrem esse tipo de lesão são os joelhos e tornozelos.
Assim, no caso da senhora que torceu o pé, qual seria o procedimento a ser adotado?
R; .Aplicar gelo e elevar o tornozelo da vítima.
4 Imagine a seguinte situação: em uma partida de futebol, em um lance na área, dois jogadores disputam a bola, mas o jogador de ataque coloca a bola na frente do de defesa, que corre atrás do atacante. Este, ao fazer uma mudança de direção, recebe um carrinho por trás do defensor, atingindo o tornozelo. O atacante, então, pisa em falso e sofre uma inversão no pé muito violenta, gerando uma fratura exposta no tornozelo.
Dada a situação relatada, conforme nossos estudos, quais procedimentos de primeiros socorros devem ser adotado nesse caso?
R; Resposta correta
.Estabilizar o ambiente e a vítima, imobilizar o local e aplicar o protocolo RICE.
5 De acordo com o conteúdo estudado, podemos entender que os ferimentos podem ser classificados como abertos ou fechados. Nos abertos, temos as feridas incisivas, contusas, perfurocortantes, penetrantes, transfixantes, abrasivas, avulsivas (amputações) e lacerações. Nos fechados, por sua vez, temos os hematomas e as contusões.
Por exemplo, no caso de um marceneiro que, utilizando uma pistola de pregos, por acidente, acaba pregando a mão, havendo um ferimento transfixante, qual procedimento deverá ser adotado nos primeiros socorros?
I. Remover o prego da mão da vítima.
II. Estabilizar o prego para evitar o agravamento da lesão.
III. Imobilizar a mão da vítima para evitar sequelas.
IV. Controlar as hemorragias presentes, se houver.
Está correto o que se afirma em:
R; Resposta correta
.II, III e IV, apenas.
6 Fraturas são traumas que ocasionam ruptura ou quebra parcial ou total do osso. Elas podem ser do tipo abertas ou fechadas. Imagine, por exemplo, que um pintor estava em um andaime a 1,5 metros de altura, pintando uma parede. Em um breve descuido, ele se desequilibrou e caiu, mas, para amortecer a queda, usou o braço como proteção. Nesse impacto, aconteceu uma fratura aberta.
Nesse caso, qual seria o procedimento a ser realizado para socorrer a vítima?
R; Resposta correta
.Imobilizar o braço da vítima, fazer uma tipoia para apoio e esperar a chegada do SAMU.
7 Em primeiros socorros, quando há fratura, não é indicado colocar o osso ou membro da vítima no lugar, pois pode gerar novos danos, além de ser um procedimento doloroso. O mais indicado, então, é procurar ajuda médica para que as atitudes corretas sejam tomadas e o tratamento possa ser feito.
Dessa forma, com base em nossos estudos, podemos dizer que as fraturas têm maior acometimento nos ossos, que é quando:
R; Resposta correta
.há perda na continuidade do osso.
8 Conforme nosso material de estudos, o traumatismo craniano é um grave problema de saúde pública, visto que assume a principal causa de mortes e sequelas em crianças e adultos jovens. Sendo assim, o conhecimento das causas do traumatismo craniano possibilita a implantação de medidas no socorro de urgência.
Dessa forma, quais são os principais sintomas de TCE?
R; Resposta correta
.Comprometimento da consciência e confusão mental.
9 As lesões de traumatismo craniano podem se apresentar como abertas ou fechadas. No caso das lesões abertas, podemos visualizar a deformação do crânio, inclusive com regiões com afundamento. É comum, ainda, que líquidos extravasem pelos ouvidos e nariz. Já nas lesões fechadas, não é possível identificar as deformações sofridas, sendo que o cérebro é o mais afetado com o impacto.
Dessa forma, quando temos um trauma, ocorre o deslocamento do cérebro dentro da caixa craniana, gerando edemas cerebrais. Neste caso, trata-se de qual lesão?
R; Resposta correta
.Concussão.
10 No socorro de urgência, o socorrista pode se deparar com vários tipos de fraturas — sejam elas abertas, sejam fechadas —, que podem ser provenientes de esmagamento, luxação, cominutiva, entre outras. A fratura fechada, por exemplo, é aquela em que não há o rompimento da pele, ou seja, o osso não fica exposto.
Dessa forma, se uma pessoa for vítima de um acidente e sofrer uma fratura fechada no fêmur, qual será o procedimento a ser adotado?
R; Resposta correta
.Deve-se imobilizar o membro afetado.

Continue navegando