Buscar

Eletricidade e Magnetismo - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma carga pontual de 26,55 µC está no centro de uma superfície cúbica de 55 cm de aresta. Qual é o fluxo elétrico através da superfície em unidade de 106Nm²/C? (ε0 = 8,85 x 10-12 C²/Nm²).
3
Em uma atividade no laboratório de física, um estudante, usando uma luva de material isolante, encosta uma esfera metálica A, carregada com carga +6 µC, em outra idêntica B, eletricamente neutra. Em seguida, encosta a esfera B em outra C, também idêntica e eletricamente neutra. Qual a carga de cada uma das esferas?
Q’A = +3 µC, Q’’B = +1,5 µC e Q’C = +1,5 µC.
Uma esfera metálica sólida sem buracos, com um raio igual a 0,5 m, possui uma carga líquida de 0,450 nC. Determine o módulo do campo elétrico em um ponto interno, a uma distância de 0,2 m abaixo de sua superfície.
0
Na figura, a partícula 1, de carga 9,0 µC, e a partícula 2, de carga 4,0 µC, são mantidas a uma distância L = 12 cm uma da outra sobre o eixo x. Determine a coordenada x de uma partícula 3, de carga desconhecida q3, para que a força total exercida sobre ela, pelas partículas 1 e 2, seja nula.
7,2 cm;
Determine a intensidade de corrente no resistor de 10 Ω. no circuito abaixo sabendo que entre os pontos A e B é aplicada uma ddp de 60V.
2A
Dois capacitores de capacidades eletrostáticas C1=4,0µF e C2=8,0µF estão associados em série e ligados a uma força que fornece uma ddp constante de 2V. Desse modo, determine a capacitância do capacitor equivalente.
2,7 µF
(UFLA-MG) No circuito apresentado na figura estão representadas diversas fontes de força eletromotriz, de resistência interna desprezível, que alimentam os resistores R1 = 1,75 Ω e R2 = 1,25 Ω.
2 A
Suponha duas esferas metálicas idênticas com cargas iguais a -2Q e 6Q. Após o contato entre elas e separação depois de atingir o equilíbrio eletrostático, qual a carga elétrica da esfera que estava inicialmente carregada positivamente?
2Q
A tabela abaixo possui os valores da resistividade de alguns metais à temperatura ambiente (20ºC). Se um fio de 6,50 m de comprimento e 2,05 mm de diâmetro possui uma resistência de 0,0290 Ω, de que metal é mais provável que o fio seja composto?
Valor de Resistividade na temperatura ambiente (20°C)
Prata
A figura abaixo mostra um circuito formado por uma bateria que fornece 25 volts. Sabendo que todos os resistores são de 100 Ω, calcule o valor da corrente elétrica que circula no circuito e marque a alternativa correta.
0,125A

Outros materiais