Buscar

AV libras set/2015

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0284_AV_201404045651 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201404045651 - CINTIA REGINA DE SOUZA JUNQUEIRA
	Professor:
	FABIANO GUIMARAES DA ROCHA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 29/08/2015 10:29:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201404660545)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Com base na afirmação de Heidegger, a fronteira cultural estabelece os pontos iniciais que distinguem uma cultura da Outra. Discorra sobre cultura e identidade surda.
		
	
Resposta: Identidade surda são grupos de pessoas que, sendo surdos,possuem uma lingua materna ou lingua de sinais, como sua primeira lingua. Cultura é a forma de interagirem de acordo com cada regiao, idade ou sexo, ou grupos que se assemelham, onde o individuo interage de acordo com o que gosta.
	
Gabarito: O conceito de cultura surda senão através de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções.
 A identidade em relação ao outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante do outro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404204649)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como se constitui o sistema pronominal na LIBRAS?
		
	
Resposta: A exemplo do português, tambem tem 3 pessoas do discurso. Depende da configuração de mâos utilizada e para onde aponta no espaço, pode estar no singular ou no plural.
	
Gabarito: O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404284720)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A datilologia é apenas um recurso na fronteira linguística entre a LIBRAS e qualquer outro idioma oral. Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português. No caso da LIBRAS, os empréstimos linguísticos do Português são efetuados por meio de:
		
	
	Gesto ou mímica
	 
	Classificadores
	
	Uso do Sinal
	
	Expressão facial
	 
	Soletração Manual
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404182573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos pensam, elas não são simples gestos e mímicas, como forma de facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, mas são regidas por regras gramaticias, com base estrutural nos elementos mínimos para boa formação de seus sinais. Abaixo marque a alternativa que corresponde a tais elementos:
		
	
	Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, gramática do Movimento e Expressão Facial e Corporal.
	
	Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, Gestos e Expressão Facial e Corporal
	
	Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, Movimento e Expressão Visual e Corporal.
	
	Configuração de mãos, Orientação, Modalidade de Articulação, Movimento e Expressão Facial e Corporal.
	 
	Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, Movimento e Expressão Facial e Corporal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404660442)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a grande maioria dos surdos adultos não domina a língua portuguesa. Há uma considerável parcela de surdos brasileiros que não têm acesso à língua de sinais, ou por motivo de isolamento social ou, principalmente, pela opção da família por uma escola que não utilize língua de sinais, o que causa, além das defasagens escolares, dificuldades e impedimento no mercado de trabalho (GUARINELLO, 2007). Com base nessa informação, assinale a alternativa que seja incoerente em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos:
		
	
	Apresentar referências relevantes (contexto histórico, enredo, personagens, localização geográfica, biografia do autor etc.) sobre o texto por meio da língua de sinais (intérprete).
	
	Usar imagens, que podem ser retiradas de artigos de revistas e jornais, bem como propagandas. Valorizando textos do cotidiano, a fim de que esses aprendizes tenham acesso a situações reais de comunicação.
	
	Deve utilizar a escrita na interação com o aluno escolher previamente os textos, de acordo com a competência linguística dos surdos envolvidos no processo.
	
	Levar em consideração aspectos de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, incluindo as especificidades da surdez, construindo interações que favoreçam os aspectos visuais de mundo desses sujeitos.
	 
	Deve ser igual ao ensino para os ouvintes, valorizando a repetição das palavras, para que as crianças desenvolvam vocabulário, desconsiderando a ausência da audição.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404660540)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Percebe-se mesmo diferença no desempenho linguístico desses surdos, pois não sofreram tanta influência da língua oral (portuguesa) no processo de aquisição da língua de sinais. A que núcleo de família de surdos se refere o enunciado:
		
	
	Pais surdos e filhos ouvintes.
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes.
	 
	Pais surdos e filhos surdos.
	
	Pais cegos e filhos ouvintes.
	 
	Pais ouvintes e filhos surdos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404660521)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de:
		
	
	Sem uma língua de sinais os surdos não teriam nenhum tipo de identidade.
	
	A língua de sinais e a cultura surda são aspectos menos relevantes para a sociedade, o mais correto é a leitura labial como marca de identidade ouvintista.
	
	A única cultura a qual os surdos têm acesso é a dita cultura surda.
	 
	Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais.
	 
	Por serem minoria,os surdos precisavam inventar uma forma de comunicação particular.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404672720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando a importância das expressões faciais e corporais (marcas não manuais) para o contexto comunicacional em LIBRAS, assinale a ÚNICA opção que explicita sua relevância:
		
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que não marcam sentenças como interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que desconsideram sentenças interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que não reconhecem sentenças interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais priorizam sentenças interrogativas.
	 
	As expressões faciais e corporais são aquelas que marcam sentenças como interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404673533)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas sentenças do tipo interrogativa, as expressões faciais e corporais são essenciais para um melhor entendimento do contexto dialógico. Assinale a ÚNICA opção que fundamenta o uso das expressões faciais e corporais:
		
	
	Apenas bochecha direita inflada, contração do lábio superior, franzir do nariz indica que a frase é negativa.
	
	A oralização é um processo sistemático e mecânico, onde surdos são submetidos a determinados tempo em uma cabine a responder aos estímulos sonoros.
	 
	As expressões faciais e corporais (gramaticais) estão relacionadas a certas estruturasespecíficas, e são obrigatórias na LIBRAS em contextos determinados.
	 
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica.
	
	A história nos mostra que para destruir um povo  e sua identidade, destruía-se a língua primeira.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404672305)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No sentido etimológico, poesia vem do grego "poiesis", que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. As poesias em LIBRAS são produtos da cultura surda nas concepções de literatura surda. Com relação a essa temática é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Com a produção das poesias nas línguas sinalizadas, quebrou-se o mito de que a poesia deveria ser somente escrita.
	
	Há vários poetas surdos no mundo, inclusive no Brasil.
	 
	As poesias não podem ser apresentadas visualmente, somente na modalidade escrita.
	 
	Toda poesia usa uma forma intensificada da expressividade e isso também ocorre na LIBRAS.
	
	As poesias em LIBRAS fazem mais sucesso e têm maior receptividade entre os surdos do que as traduções das poesias advindas da língua portuguesa.

Continue navegando