Buscar

BIOLOGIA-1-ANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01
Um homem daltônico e destro, filho de pai canhoto, casa-se com uma mulher de visão normal e canhota. O casal tem uma criança do sexo masculino daltônica e destra. Considerando que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao X e o uso da mão esquerda é determinado por um gene autossômico recessivo, é correto afirmar que
a)	a criança herdou o gene para o daltonismo do pai.
b)	a mulher é heterozigota para ambas as características.
c)	todos os filhos do sexo masculino desse casal serão daltônicos.
d)	esse casal pode ter filhas daltônicas.
e)	todas as crianças desse casal serão destras.
QUESTÃO 02
A distrofia muscular progressiva do tipo Duchenne tem herança recessiva ligada ao cromossomo X e a distrofia muscular do tipo Cinturas tem herança autossômica recessiva. O menino com distrofia, representado no heredograma abaixo, é a única pessoa com a doença na família. Os sinais clínicos não permitiram, entretanto, a definição do tipo de distrofia muscular. Testes genetico-moleculares estão em andamento para identificar o gene alterado e definir o padrão de herança. 
Considerando que ambas as doenças são raras na população, caso o menino tenha distrofia do tipo 
a)	Duchenne, sua irmã é com certeza heterozigótica quanto à mutação que causa a doença e a probabilidade de crianças com distrofia em sua prole é de 1/4. 
b)	Cinturas, sua irmã tem probabilidade de 2/3 de ser heterozigótica quanto à mutação que causa a doença e o risco de crianças com distrofia em sua prole é de 1/4. 
c)	Duchenne, sua irmã pode ser heterozigótica quanto à mutação que causa a doença e, se tiver esse genótipo, a probabilidade de crianças com distrofia em sua prole é de 1/4. 
d)	Cinturas, sua irmã tem probabilidade de 1/2 de ser heterozigótica quanto à mutação que causa a doença e, se tiver esse genótipo, a probabilidade de crianças com distrofia em sua prole é de 1/4. 
e)	Duchenne, sua irmã não pode ser heterozigótica quanto à mutação que causa a doença e não tem risco de crianças com distrofia em sua prole. 
QUESTÃO 03
Diversos organismos, incluindo as drosófilas e os seres humanos, apresentam o sistema XX/XY, em que o sexo heterogamético é o masculino. Considerando essas informações e comparando os humanos e drosófilas, assinale a opção correta.
a)	Um indivíduo XO é identificado como superfêmea tanto em drosófilas quanto em humanos.
b)	Um indivíduo XXY em humanos é identificado como do sexo masculino enquanto que em drosófilas é identificado como do sexo feminino.
c)	Um indivíduo XXY é identificado como supermacho tanto em drosófilas quanto em humanos.
d)	Um indivíduo XO é identificado como fêmea tanto em drosófilas quanto em humanos.
QUESTÃO 04
O daltonismo é uma doença recessiva ligada ao sexo, na qual as pessoas afetadas não conseguem distinguir certas cores. Uma mulher, normal para o daltonismo e homozigota para esta característica, está esperando um filho do sexo masculino de um homem daltônico. Ela está preocupada com a possibilidade de seu filho herdar o gene para o daltonismo do pai.
Sobre essa possibilidade está correto afirmar que
a)	o menino herdará o gene para daltonismo do pai, porém, não irá desenvolver a doença, tendo em vista que a mãe é normal homozigota para a doença.
b)	o menino herdará o gene para daltonismo do pai e será daltônico, pois, como é uma doença ligada ao sexo, está relacionada ao cromossomo Y, sendo passado de pai para filho.
c)	a probabilidade de o menino herdar o gene para o daltonismo do pai é de 50%.
d)	a probabilidade de o menino herdar o gene para o daltonismo do pai é de 25%.
e)	a probabilidade de o menino herdar o gene para o daltonismo do pai é zero.
QUESTÃO 05
O exame cromossômico de uma criança com genitália ambígua mostrou o cariótipo 45,X/46,XY. Esse cariótipo pode ter-se originado por 
a)	não disjunção dos cromossomos X e Y, na primeira divisão da meiose que formou o gameta paterno. 
b)	perda de uma cromátide do cromossomo Y, na segunda divisão da meiose que formou o gameta paterno. 
c)	não disjunção dos cromossomos X e Y na divisão de um zigoto 46,XY. 
d)	perda de uma cromátide do cromossomo Y, na divisão de um zigoto 46,XY. 
e)	não disjunção das cromátides dos cromossomos X e Y na divisão de um zigoto 46,XY.
QUESTÃO 06
Ao realizar meiose, um organismo diploide, duplo heterozigoto com segregação independente, gera quatro células reprodutivas haploides.
Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, o número de alelos envolvidos, a distribuição destes nos cromossomos, e os tipos de gametas produzidos nessa meiose.
a)	Quatro pares de alelos em dois cromossomos homólogos; AB, Ab, aB e ab.
b)	Dois pares de alelos em um par de cromossomos homólogos; AB e ab, apenas.
c)	Dois pares de alelos em um mesmo cromossomo; A, a, B e b.
d)	Quatro alelos em quatro cromossomos, sendo dois pares homólogos; AB, Ab, aB e ab.
e)	Dois alelos em um par de cromossomos homólogos; A, a, B e b.
QUESTÃO 07
Em experimentos envolvendo cruzamentos de moscas Drosophila melanogaster, cujos alelos apresentam ligação gênica, estudantes analisaram insetos selvagens, insetos com asas vestigiais e insetos com corpo escuro.
As características fenotípicas e genotípicas estão ilustradas no quadro a seguir.
(http://bioinfo.mol.uj.edu.pl/articles/Stozek07. Modificado)
O cruzamento entre moscas duplo heterozigotas, VE/ve, com duplo recessivas, ve/ve, para essas características gerou cerca de 4 800 descendentes.
Admitindo-se que não ocorreu permutação entre os alelos, espera-se que o número de descendentes selvagens; com asas vestigiais; com corpo escuro; e com asas vestigiais e corpo escuro seja, respectivamente, em torno de
a)	3 600; 450; 450 e 300.
b)	2 700; 900; 900 e 300.
c)	2 400; 0; 0 e 2 400.
d)	2 400; 1 200; 1 200 e 0.
e)	1 200; 1 200, 1 200 e 1 200.
QUESTÃO 08
Em ervilhas, o caráter cor amarela é determinado por alelo dominante (V) enquanto a cor verde é determinada por alelo recessivo (v). Esses alelos segregam-se independentemente dos alelos que determinam a textura, sendo a lisa determinada por alelo dominante (R) e a rugosa por alelo recessivo (r). Caso uma planta de ervilha duplo-heterozigota seja autofecundada, a proporção de descendentes que produzam ervilhas com fenótipos diferentes dessa planta original será de
a) b) c) d) e)
QUESTÃO 09
Observe o heredograma, que ilustra a ocorrência de dois indivíduos, II-2 e III-3, afetados por uma doença hipotética causada pela presença concomitante de dois pares de alelos recessivos, aabb. O indivíduo II-1 é duplo homozigoto.
A respeito dos indivíduos III-1 e III-3, e da probabilidade de nascimento de uma menina afetada a partir de um suposto casamento entre eles, é correto afirmar que
a)	ambos têm o mesmo avô paterno; a probabilidade é de 1/4.
b)	ambos carregam genes recessivos dos avós; a probabilidade é de 1/16.
c)	ambos têm a mesma avó materna; a probabilidade é de 1/8.
d)	trata-se de um casamento consanguíneo; a probabilidade é de 1/8.
e)	trata-se de um casamento entre primos; a probabilidade é de 1/16.
TEXTO: 1 - Comum à questão: 10 
A pelagem das preguiças parece ser realmente um bom meio de cultura de algas. Tem estrias e fissuras e, ao contrário do pelo de outros mamíferos, absorve água. Além de fornecer um despiste cromático para os mamíferos, as algas talvez sejam uma pequena fonte extra de nutrientes que seriam absorvidos por difusão pela pele das preguiças. Outras hipóteses ainda não testadas têm sido propostas para explicar essa estreita ligação entre algas e preguiças. As algas poderiam, por exemplo, produzir substâncias que deixariam os pelos com a textura mais apropriada para o crescimento de bactérias benéficas. Ou ainda produzir certos tipos de aminoácidos que absorveriam raios ultravioleta, ou seja, atuariam como protetores solares para as preguiças.
(Adaptado: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2014, p. 61)
QUESTÃO 10
Nem todas as espécies de mamíferos têm a cor da pelagem influenciada pela presença de algas, mas sim determinada por fatores genéticos. Em certa espécie, dois genes comsegregação independente atuam na cor da pelagem. O primeiro gene apresenta dois alelos, sendo que o alelo recessivo “a” inibe a produção de pigmento, gerando indivíduos de fenótipo albino. O alelo “A” determina a produção de pigmento. O padrão de distribuição desse pigmento é condicionado por outro gene que, também, possui dois alelos. O alelo P determina coloração aguti e é dominante sobre o alelo “p”, que determina coloração preta uniforme.
Do cruzamento de um animal uniformemente preto com um animal albino, foram obtidos apenas descendentes agutis e albinos, em proporções iguais. 
Com base no texto é correto afirmar que os genótipos desses descendentes são, respectivamente:
a)	ppAa, PPaa
b)	PpAa, Ppaa
c)	PPAA, ppaa
d)	PPaa, ppAA
e)	PpAa, PpAa

Outros materiais