Buscar

Laser terapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LASER TERAPIA (o que é / procedimento) 
A laserterapia é entendido como um procedimento onde é utilizada uma luz de laser com baixo potencial energético, cuja principal atribuição é tratar diretamente nas células que apresentam problemas, estimulando-as no que tange ao reparo de tecidos. Outra importante característica é o impacto analgésico, aliviando dores, além de possibilitar a cicatrização e na minimização do efeito inflamatório. (IPCS - INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CONTROLE DO STRESS. 2020)
A fotobiomodulação laser é uma modalidade de tratamento não invasiva e de baixo custo, que vem sendo amplamente utilizada no controle das mais diversas afecções, dentre as quais as musculoesqueléticas. Frequentemente utilizada na prática clínica fisioterápica para o alívio de dor e regeneração tecidual, esta técnica tem sido atestada como benéfica no tratamento da epicondilite do cotovelo. Uma vez absorvida pelos tecidos, a radiação laser leva à liberação de substâncias, como histamina, serotonina, bradicinina e prostaglandinas, relacionadas com a dor, bem como pode modificar as atividades celulares e enzimáticas, inibindo-as ou estimulando-as. (CONSCIENTIAE SAÚDE. 2014. Acesso em 10 nov. 2022).
Nesse sentido, o referido tratamento é indicado para inúmeros pacientes, considerando as especificidades de cada sujeito, mais considerando a modalidade com uma possibilidade, analisando os aspectos benéficos a serem alcançados no processo curativo. 
A terapia a laser de baixa intensidade é um tratamento conservador para a epicondilite lateral, mas também uma alternativa de intervenção entre as abordagens muito diferentes da medicina chinesa e ocidental, sendo, portanto, uma opção viável a ser investigada por meio desta pesquisa. (CONSCIENTIAE SAÚDE. 2014. Acesso em 10 nov. 2022).
Dessa forma, os procedimentos adotados no decorrer do tratamento, dependerá das avaliações feitas durante os atendimentos, de maneiras que a continuidade, intensidade ou término, dependerá da evolução do paciente. 
A laserterapia de baixa potência tem sido investigada e utilizada na prática clínica há aproximadamente 20 anos, e os trabalhos iniciais foram realizados na Europa no início da década de 1970. O crescente interesse pelos efeitos do laser tem sido demonstrado pela significativa quantidade de trabalhos científicos publicados, nos quais se realizaram experimentos controlados em animais e humanos. O laser de baixa potência tem indicação em casos de tendinopatias, devido a características, tais como estimulação da proliferação de fibroblastos, redução do processo inflamatório, aceleração na síntese de colágeno, facilitando, com isso, a formação de fibrilas colágenas e aumento na força tênsil final de tendões em processo de reparo. (CONSCIENTIAE SAÚDE. 2014. Acesso em 10 nov. 2022).
Observa-se que com o passar dos anos, a laserteparia ganhou espaço, devido os pontos positivos elencados e registrados ao longo do tempo. Assim sendo, o referido tratamento, compreende projeção de luzes com frequência baixa em um determinado local e/ou região, de forma que a contribuição terapêutica seja sentida em curto, médio e longo prazo. (IPCS - INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CONTROLE DO STRESS. 2020)
A terapia a laser possui ação analgésica e anti-inflamatória. Os feixes de luz são emitidos e absorvidos pelas células do organismo. A ação destes feixes emitidos em baixa intensidade faz com que haja uma maior produção de substâncias como endorfina no organismo humano. Além disso, a laserterapia inibe a produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis pela sensação de dor. Outra característica desta terapia é um relaxamento dos músculos, que deixam de contrair e causar desconforto. (CLINICAJIN. 2021. Acesso em 10 nov. 2022). 
Ainda sobre os aspectos relevantes da laserterapia, o CONSCIENTIAE SAÚDE (2014), pontua que:
O principal efeito bioelétrico da fotobiomodulação laser é a manutenção do potencial de membrana celular, o que impede que os estímulos dolorosos se propaguem a centros nervosos, isso em virtude da eficiência da bomba de sódio e potássio ocasionada pela maior disponibilidade de ATP resultante do efeito bioquímico. Além de atuar sobre as fibras nervosas grossas que, quando estimuladas pelo laser, provocam bloqueio das fibras finas. (CONSCIENTIAE SAÚDE. 2014. Acesso em 10 nov. 2022).
Não como negar os benefícios da laserterapia nos mais diversos tratamentos, onde podemos citar os pacientes com epicondilite lateral de cotovelo, sendo imprescindível o diagnóstico correto e preciso, de maneira a contribuir para a eficácia dos procedimentos adotados nas mais diversas interferências, respeitando as particularidades e as peculiaridade inerentes as lesões de cada paciente.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CLINICAJIN. Como funciona a laserterapia?. 2021. Disponível em: https://clinicajin.com/para-que-serve-e-como-funciona-a-laserterapia/#:~:text=A%20laserterapia%20basicamente%20consiste%20na,funciona%20e%20quando%20%C3%A9%20indicada. Acesso em 10 nov. 2022.
CONSCIENTIAE SAÚDE. Efeito do laser GaAs em portadores de epicondilite lateral desencadeada por DORT. 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4547/2665. Acesso em 10 nov. 2022.
IPCS - INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CONTROLE DO STRESS. Baixa Potência. 2020. Disponível em: https://www.estresse.com.br/laser-terapia/. Acesso em: 09 nov. 2022.

Continue navegando