Buscar

Avaliação II Psicologia social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual
 Disciplina: Psicologia Social
 1 - Ao estudar o desenvolvimento humano, é imprescindível estudar a obra de Jean Piaget e compreender seus conceitos fundamentais. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA que aponta quais são eles:
 A ) Id, ego e superego.
 B ) Reforço, comportamento operante e reflexo
. C ) Zona do desenvolvimento proximal, mediação e signos
. D ) Esquemas, assimilação e acomodação.
 2 - Para a maioria das teorias do desenvolvimento, o contexto histórico e cultural exerce considerável influência sobre o desenvolvimento humano. Sobre o contexto social, analise as seguintes sentenças: I- O termo "psicossocial" reforça a premissa de que não há possibilidade de compreendermos o comportamento humano sem levar em conta o contexto social. II- Erik Erikson foi o autor que mais difundiu a ideia de que o comportamento humano é resultado único e exclusivo dos fatores pulsionais, biológicos e inatos. III- A palavra "psicossocial" salienta as interações recíprocas estabelecidas entre o homem e o meio ambiente. IVQuando uma criança nasce, ela é candidata à humanidade. Entretanto, para que se torne factualmente humana, ela depende de outros humanos. O relacionamento com seus semelhantes é essencial para que ela sobreviva e se integre à sociedade. V- As modificações biológicas hereditárias determinam o desenvolvimento sócio-histórico tanto do homem quanto da humanidade.
 Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 A ) As sentenças II, III e V estão corretas.
 B ) As sentenças II e V estão corretas.
 C ) As sentenças I, II e IV estão corretas
. D ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 3 - Conforme Ludgleydson, Sá e Amaral (2011), as modificações corporais que acontecem no decorrer do desenvolvimento humano são construídas e reconstruídas aos poucos, pela influência dos fatores psicossociais, históricos e culturais. Principalmente na velhice, a corporeidade adquire um simbolismo que pode interferir na autoimagem das pessoas idosas e na maneira com a qual representam o seu processo de envelhecimento. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LUDGLEYDSON, Araújo; SÁ, Elba Celestina do Nascimento; AMARAL, Edna de Brito. Corpo e velhice: um estudo das representações sociais entre homens idosos. Psicologia ciência e profissão, Brasília, v. 31, n. 3, 2011.
 A ) No Brasil, está ocorrendo uma grande diminuição no número de idosos, na pirâmide etária. Os avanços da medicina não têm conseguido reverter este quadro.
 B ) A velhice é a fase em que, inevitavelmente, a pessoa se torna incapaz e improdutiva, e fica mais distante dos padrões estéticos atrelados à beleza.
 C ) Atualmente, a cultura ocidental está desprovida de preconceitos e estereótipos com relação à velhice e à aparência dos idosos.
 D ) Envelhecer é em um processo que se caracteriza por sua heterogeneidade, multicausalidade e multifatorialidade.
 4 - O processo de desenvolvimento ocorre no indivíduo do nascimento até sua morte. Entretanto, é inegável que a infância é uma fase importante para o desenvolvimento do indivíduo. Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir: I- Fatos ocorridos no período da infância causam impactos importantes na composição do sujeito. II- Os primeiros anos de vida de uma pessoa não são considerados importantes, pois geralmente, quando adultos, não os recordamos. III- A importância dada à infância é um acontecimento relativamente antigo; atualmente vem diminuindo. IV- Atualmente as crianças são consideradas inferiores, se comparadas com os adultos, e, no geral, não recebem maior atenção. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 A ) As sentenças I, II e III estão corretas. 
B ) Somente a sentença I está correta.
 C ) As sentenças I e III estão corretas.
 D ) As sentenças II e IV estão corretas. 
5 - O desenvolvimento humano é influenciado por fatores indissociados e interdependentes. A Psicologia Social considera que vários fatores interferem no desenvolvimento, porém defende que um deles exerce maior influência. Qual é este aspecto?
 A ) Crescimento orgânico.
 B ) Maturação. 
C ) Meio.
 D ) Hereditariedade.
 6 - Atualmente, a violência urbana tem atingido índices elevados, e são cada vez mais raras situações em que ocorrem ajuda ao próximo; afinal, o individualismo e o egoísmo têm se sobressaído. Desta forma, a psicologia social tem intensificado seus estudos acerca do comportamento pró-social e do altruísmo. Sobre esse tema, analise as seguintes sentenças: I- Altruísmo explicita qualquer ato que beneficia alguém, sem acarretar benefícios para o altruísta; pelo contrário, comumente envolve algum custo pessoal para aquele que presta ajuda. II- Quando uma pessoa põe em risco a sua própria vida, visando a salvar alguém que esteja em perigo, sem tencionar receber alguma recompensa, está comportando-se de maneira altruísta. III- Enquanto que a agressão tem base fundamentalmente social, o altruísmo é uma característica inata, transmitida hereditariamente. Infelizmente não pode ser desenvolvida nas pessoas que nascem sem essa tendência. IV- A empatia está relacionada ao altruísmo, já que a preocupação empática por outra pessoa leva a uma motivação verdadeiramente altruísta para ajudá-la. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 A ) Somente a sentença II está correta. 
B ) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 C ) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
D ) As sentenças I e III estão corretas.
 7 - Os instrumentos psicológicos sofrem mudanças qualitativas no decorrer do desenvolvimento humano. A ocasião em que as questões externas são substituídas pelas internas é, provavelmente, a mudança mais importante. Sobre esses aspectos, analise as sentenças a seguir: I- Os aspectos mentais que substituem elementos do mundo real são reconhecidos como processo de internalização. II- Os aspectos mentais da realidade são considerados os principais intercessores na relação do sujeito com o mundo. III- O momento no qual o sujeito aprende o significado de um determinado objeto é conhecido como representação corporal. IVAs reproduções mentais não conseguem fazer a ligação entre o abstrato e o real. Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
A ) As sentenças I, II e III estão corretas. 
B ) As sentenças I e IV estão corretas.
 C ) As sentenças I e II estão corretas.
 D ) As sentenças III e IV estão corretas.
 8 - O acontecimento fatídico na escola de Realengo, em abril de 2011, gerou muitas polêmicas. A violência no espaço escolar parece um fenômeno recente. Todavia, conforme Charlot (2002), a violência na escola já ocorria no século XIX, quando em escolas de Segundo Grau ocorreram violentas explosões que resultaram em prisões. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) A agressividade está relacionada à frustração que comumente gera a angústia. No âmbito escolar, programas que visam a reduzir a agressividade levam a aceitar limites, seguir regras, cooperar, ser solidário, compartilhar e colaborar com o professor. 
( ) Na Educação Infantil (crianças de 0 a 6 anos), apesar de comportamentos agressivos serem comuns, costumam desaparecer naturalmente na segunda infância. Por isso, é desnecessário intervir preventivamente sobre comportamentos antissociais na primeira infância.
 ( ) A agressão é manifesta por um ato que envolve brutalidade física ou verbal. Na escola, os professores costumam queixar-se de comportamentos antissociais, atitudes desafiadoras e de enfrentamento, desobediência e autorregulação por parte dos alunos. 
( ) A violência está atrelada à agressão, uma vez que faz o uso da força, do poder, da dominação. Uma maneira de preveni-la é desenvolvendo o autocontrole, a comunicação, o treinamento de empatia, o manejo de raiva e a busca de soluções não agressivas para problemas interpessoais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, n. 8, dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2012.A ) F - V - F - V. 
B ) F - F - V - F.
 C ) V - F - V - V. 
D ) V - V - F - F.
 9 - Atualmente, ao se falar em desenvolvimento humano, os estudiosos referem-se ao desenvolvimento em todos os seus aspectos. As teorias partilham do mesmo entendimento, ou seja, é necessário entender o indivíduo na sua totalidade, pois, havendo alteração em um aspecto, todos os demais podem se alterar. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O aspecto físico, o social, o emocional e o intelectual do indivíduo são completamente independentes.
 ( ) As teorias entendem que os aspectos dos indivíduos são interligados, mas cada estudioso pode ter preferência por um deles. 
( ) Os indivíduos já nascem com seus aspectos formados, estes não sofrem alterações no decorrer da vida. 
( ) O desenvolvimento humano sempre foi estudado na sua totalidade, não havendo ênfase em um determinado aspecto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 A ) V - V - F - V.
 B ) F - F - V - V.
 C ) F - V - F - F.
 D ) V - F - V - F.
 10 - Aqui no Brasil, atualmente, a infância tem sido considerada como uma fase do ciclo vital, em que as crianças passam grande parte do seu tempo brincando e em atividades escolares. Sobre a infância, analise as seguintes sentenças:
I- A obra de Philippe Ariès, intitulada "História social da criança e da família", desvela que a infância é um fenômeno perpassado por aspectos sociais e históricos, e não apenas um fenômeno natural.
II- As crianças são seres passivos, que ficam aguardando que outros as eduquem. Para estarem preparadas para a escolarização precisam frequentar a educação infantil.
III- As crianças são atores sociais, protagonistas da sua história e possuem a capacidade de pensar de forma crítica e reflexiva. Estabelecem trocas e interações e colaboram para a transformação da sociedade. 
IV- Há autores procurando desconstruir o conceito reducionista de infância, que se limita a compreendê-la como um tempo de passagem para a vida adulta. Propõem que se estude a criança numa perspectiva histórico-social-cultural. Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
A ) As sentenças II e IV estão corretas.
 B ) Somente a sentença II está correta. 
C ) Somente a sentença I está correta.
 D ) As sentenças I, III e IV estão corretas

Continue navegando