Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Reducao dos riscos (1)

Pré-visualização | Página 1 de 1

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – REDUÇÃO DE RISCOS
	Nome do aluno: 
Recentemente o Hospital Nossa Senhora das Aflições foi visitado pela Companhia Seguradora escolhida para desenvolver a apólice de seguros desta instituição hospitalar. A seguradora, para emitir a apólice, apresentou um relatório onde foram apontados alguns fatores que exigem uma atenção mais imediata para evitar danos futuros. Acompanhe na descrição que segue: 
Item 1: 
No setor de manutenção foi observado um nível de ruído acima do permitido para 8 horas de trabalho, proveniente dos equipamentos de trabalho como lixadeiras, martelo, etc. O galpão da equipe de manutenção fica ao lado do setor de internação, raios X e farmácia, o que está prejudicando não só os trabalhadores deste setor, bem como os pacientes e funcionários.
Item 2:
Na higienização das áreas cirúrgicas, de procedimentos ambulatoriais, CTI e sala de recuperação foi observado o uso de formaldeído entre outros agentes de limpeza e higienização, os quais são considerados nocivos e/ou irritantes à saúde. 
Item 3:
Na sala de atendimentos emergenciais foi observado que os auxiliares de enfermagem podem sofrer acidentes no atendimento a pessoas que chegam em estado convulsivo, quando é necessária uma intervenção rápida e eficiente, para que os funcionários não sofram quedas, ferimentos provenientes de tombos, batidas e esforço físico devido ao atendimento emergencial. 
Item 4:
No relatório apresentado pela Companhia Seguradora, foi observado que tanto nas salas cirúrgicas, salas de recuperação e CTI, principalmente, na movimentação de pacientes das macas para as camas e vice-versa, os funcionários do hospital realizam estas tarefas através de movimentos que exigem uma postura corporal inadequada aliada ao esforço excessivo, considerando suas compleições físicas.
Item 5:
Foi observado também que, em algumas áreas de trabalho as supervisões de plantão atuam de forma coercitiva e rígida sobre seus comandados, gerando situações de descontentamento entre os membros das equipes. Esta situação pode criar condições para falhas no atendimento e, até mesmo, um acidente de trabalho.
 Diante disso, considerando que existem riscos de diferentes tipos nas diversas atividades, você deverá
1 – Identifique os riscos conforme a descrição, marcando com um X na coluna referente.
	MODELO DE RELATÓRIO
	Saúde e Segurança do Trabalho – Volume 2
	Nome do relator: Luís Henrique do Nascimento dos Santos
	Data: 10/03/2022
	Grupo:
	Identificar os riscos
	
	Problema
	Riscos 
	
	
	 Químicos
	 Físicos
	 Acidente
	Ergonômicos
	 Biológicos
	Item 1: 
	Nível de ruído acima do permitido 
	 
	 X
	 
	 
	 
	Item 2: 
	Agentes de limpeza e Higienização 
	X 
	 
	 
	 
	 
	Item 3: 
	Atendimento de pessoas que chegam em estado convulsivo
	 
	
	X 
	 
	 
	Item 4: 
	Movimentação de pacientes das macas para as camas e vice-versa
	 
	 
	 
	 X
	 
	Item 5: 
	Situações de descontentamento entre os membros das equipes
	 
	 
	 X
	 
	 
	
2 – Analise cada uma das descrições e coloque em ordem de prioridade (do mais crítico/urgente para o menos crítico/urgente).
1 - Agentes de limpeza e Higienização – Químico
2 - Nível de ruído acima do permitido – Físico
3 - Movimentação de pacientes das macas para as camas e vice-versa – Ergonômicos
4 - Situações de descontentamento entre os membros das equipes – Acidente
5 - Atendimento de pessoas que chegam em estado convulsivo - Acidente
3- Desenvolva um plano de ação considerando a ordem de prioridade (sequência do item 2), conforme tabela abaixo (em anexo):
	O que fazer?
	Como fazer?
	Quando?
	Responsável (nome, setor)
	Fundamentação legal (item da NR)
	1. limitar a exposição aos produtos químicos perigosos, para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores; proporcionar os primeiros socorros; tomar medidas para enfrentar situações de emergência.
	Escolher produtos químicos que reduzem ou eliminem os riscos químicos;
Aplicar medidas adequadas de controles técnicos.
	10/03/2022.
	Gustavo Dias / Serviços Gerais.
	ABNT NBR 14725-2 (2009);
NBR 14725-4 (Produtos químicos)
NR 15 - Anexo 12.
	2. Medidas de proteção coletiva; medidas médicas.
	Enclausuramento da máquina produtora de ruído; isolamento de ruído, podendo serem usados alguns materiais para enclausuramento; afastamento do local de trabalho, revezamento.
	Início da implantação das sugestões do que fazer em 11/03/2022.
	César Augusto / Manutenção.
	A distância do medidor à fonte de ruído deve estar de acordo com as Normas ISO 1999, ISO 1966/1 e as recomendações ISO R 131, R 266 e R 495;
A Norma Brasileira específica para medição de ruído é a NBR 7731
NR 15.
	3. Melhoria das condições primitivas dos postos de trabalho, do conforto ambiental, do método de trabalho e melhoria da organização do sistema de trabalho; ergonomia de concepção.
	Eliminação de movimento/ postura crítica; Redução da frequência e do tempo na postura crítica; ginástica laboral; rodízio nas tarefas; pausas para recuperação.
	12/03/2022.
	Carlos Chaves / Supervisor geral.
	NR 15.
	4. A aplicação da psicologia na segurança do trabalho traz grandes benefícios para a empresa. Afinal, o custo subjetivo de um acidente de trabalho é um clima de insegurança e desconfiança, o que gera aumento de conflitos e prejuízos no clima organizacional.
	Investimento em segurança do trabalho e psicologia, os colaboradores tornam-se mais conscientes dos cuidados a serem tomados e também se sentem resguardados pelas políticas empresariais.
	13/03/2021.
	Flávia Neves / Gerente de atendimento.
	NR 12 que trata sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, o arranjo físico e as instalações devem seguir alguns parâmetros mínimos.
	5. A análise de risco deve resultar na identificação de possíveis e diferentes falhas de máquinas, falhas humanas e erros, tanto nas instalações, quanto fora delas.
	Controle e cuidado dos atendimentos, inclusive acompanhamento da gerência operacional.
	14/03/2022.
	Sandra Alves / Gerente operacional e de relacionamentos.
	NR 12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda, a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.