Buscar

trabalho de hermeneutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Victor Guilherme Nunes Faria
Disciplina: Hermenêutica
Professor: Geraldo Cruz
Trabalho: Orientação de Estudo
O que foi o movimento do liberalismo e a que buscou reagir?
Resposta: Pode-se caracterizar o Liberalismo como um conjunto de ideias e doutrinas que têm por objetivo assegurar a liberdade individual inclusive no campo moral e religioso. Preconiza o direito ao indivíduo de adotar ideias e posições avançadas. É contrário a qualquer tipo de intolerância. Admite maior amplitude na esfera das opiniões pessoais.
Qual a sua relação com o Iluminismo?
Resposta: A ciência é capaz de dar respostas sólidas. Além das informações avulsas, dá uma visão científica, ou retrato da realidade, que substitui a visão teológica tradicional. Para a mentalidade do Iluminismo, significa dizer que onde as Escrituras entram em conflito com a ciência moderna, a Escritura deve ceder lugar à ciência. 
Qual a influência do Deismo sobre o Liberalismo Teológico?
Resposta: Os deístas rejeitaram a doutrina da inspiração bíblica, conforme defendida pelos protestantes. Eles atacaram o sobrenaturalismo do cristianismo histórico e as doutrinas da trindade, da deidade de Cristo, da expiação pelos pecados, o nascimento virginal de Cristo, sua ressurreição e a existência de Satanás. Eles asseveravam que Deus criou o universo, mas se ausentou dele. Deus não interfere na criação, o que torna impossível a operação dos milagres. Segundo os deístas, as doutrinas que ofendem a razão devem ser eliminadas por não serem tópicos viáveis da teologia. 
O que é o Método Histórico-Crítico?
 	Resposta: método histórico-crítico é o método de estudo e pesquisa bíblica que procura levar em conta o contexto histórico que envolve o texto, fazendo uma avaliação acurada (crítica) de todas as relações desta informação com o sentido do texto.
Quais as três principais Críticas do método HC. Comente-as:
Resposta: método histórico-crítico deu origem a diversas críticas, como a das fontes, da forma e da redação ,Palavra de Deus e Escritura, método histórico-crítico assumiu desde o início pressupostos dogmáticos que refletem rejeição da autoridade e infalibilidade das Escrituras, o Método Histórico-Crítico torna-se a “outra opção”, ou seja, a forma intelectualizada de se estudar a Bíblia que nada mais nada menos entre linhas método histórico gramatical mas sem rejeitar que escritura é a palavra de Deus.
Explique a afirmação dos críticos de que eles continuam o trabalho dos reformadores.
Resposta: Os críticos se consideram os verdadeiros herdeiros da Reforma Protestante e do método de interpretação associado a ela. Eles argumentam que o método histórico-crítico é o corolário hermenêutico da doutrina reformada da sola fides. entendia que a justificação é somente pela fé e não pela história. Ou seja, a fé não depende da realidade histórica dos fatos sobre os quais aparentemente se baseia. Uma vez feita a dicotomia entre fé e história, o crítico se sente à vontade para retalhar o cânon bíblico e desmitologizá-lo.
Explique a afirmação de que o liberalismo busca o cânon normativo dentro do cânon fomal.
Resposta: A busca da Palavra de Deus que estava dentro da Escritura, misturada com erros e contradições. Essa busca se tornou o objetivo do método histórico-crítico, que é fazer a separação entre estas duas coisas, através da exegese “científica”, e descobrir o cânon normativo dentro do cânon formal. Este último consiste na coleção dos sessenta e seis livros que compõem a Bíblia, formalmente reconhecidos pela Igreja antiga como a Escritura da Igreja Cristã. O cânon normativo seriam as partes destes livros que são realmente a Palavra de Deus. É chamado de normativo porque contém aquilo que é autoritativo para o cristão e para a Igreja, a verdadeira Palavra de Deus em meio às palavras humanas.
Que crítica você propõe ao método: positiva e negativa ?
Resposta: Crítica negativa ao Método Histórico-Crítico, tanto na Crítica das Fontes, quanto na Crítica das Formas e na Crítica da Redação é a não crítica a outros documentos ou a hipótese que outros documentos estão corretos e o texto bíblico, como documento, não é verídico. O raciocínio é simples. A Bíblia é reduzida a um texto como qualquer outro, merecedor de crítica. No entanto, para se fazer a crítica, usa-se outros textos. Mas, estes outros textos, não sofrem a mesma crítica, positivo análise histórica contexto.

Outros materiais