Buscar

Questões sustentabilidade e BTL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Logística Reversa 
 
1. O que você entende por sustentabilidade? 
 
É um conceito relacionado a capacidade do ser humano interagir com o mundo, de forma a preservar os recursos naturais para não comprometer o desenvolvimento econômico e social no futuro. Os três pilares da sustentabilidade são o econômico, o social e o ambiental. 
 O fator econômico é primordial quando pensamos em organizações, pois toda empresa é fundada visando obter o lucro. No entanto não apenas alcança-lo é suficiente para ser uma organização sustentável, as empresas devem lucrar buscando o desenvolvimento social, com salários justos e adequados as legislações trabalhistas, condições de trabalho agradável, objetivando a saúde do empregado. 
Por fim, aliado a esses fatores, o fator ambiental, o qual foca em pensar soluções para amenizar o máximo possível os impactos ambientais causados pelas organizações em seus processos produtivos. Exemplo de soluções é a prática da reciclagem, logística reversa, reflorestamento, utilização de energia renovável, sistemas de reutilização de recursos limitados como a água, entre outros. 
As organizações bem como a sociedade em geral devem se atentar de forma igualitária com esses três fatores, para então alcançar a sustentabilidade. 
 
2. A sustentabilidade pode ser analisada em cinco dimensões. Quais são e o que significam? 
 
A sustentabilidade social, sustentabilidade econômica, sustentabilidade ecológica, sustentabilidade espacial e sustentabilidade cultural. 
 
Sustentabilidade social: com a finalidade de construir uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de ativos, a fim de melhorar os direitos das grandes massas de população e reduzir a diferença nos padrões de vida entre os que têm e os que não tem. 
Sustentabilidade econômica: reduzir os padrões de vida nos países desenvolvidos e melhoras a dos países mais deficientes por meio de uma mais eficiente alocação e gestão de recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados. 
Sustentabilidade ecológica: com o objetivo de limitar o consumo de combustíveis fósseis e outros produtos facilmente esgotáveis ou ambientalmente prejudiciais, substituindo-os por recursos renováveis e/ou abundantes e ambientalmente amigáveis. 
Sustentabilidade espacial: alcançar uma distribuição mais equilibrada da configuração ruralurbana e melhor distribuição territorial de assentamentos humanos e atividades econômicas. 
Sustentabilidade cultural: finalidade de conscientizar e educar. Exige mudanças estruturais no estilo de vida atual, pós industrial, que é insustentável. 
 
 
3. Disserte sobre o Triple Bottom Line. 
 
Também chamado de Três-E (economia, ecologia e equidade), o Triple Bottom Line é uma ferramenta cujo termo foi criado pelo britânico John Brett Elkington nos anos 90 e foi ratificado pela ONU no ano de 2007. O mecanismo empenha-se no desempenho da interrelação entre as dimensões de lucro, pessoas e planeta. Diretamente relacionada ao conceito de sustentabilidade, a ferramenta recomenda que as empresas não se preocupem exclusivamente com o aspecto econômico, mas também com os objetivos ambientais e sociais. 
A Global Report Initiative (GRI) é uma organização internacional independente que auxilia as organizações em geral a entender e comunicar seus impactos em diversas questões, entre elas as ambientais. A organização fornece por meio de relatórios, indicadores que tem o objetivo de simplificar e categorizar a contabilidade organizacional sobre os impactos do Triple Bottom Line. A ferramenta se tornou referência para promover o desenvolvimento sustentável por uma ampla gama de profissionais, como empresários, políticos, educadores, arquitetos, engenherios, etc. 
As medidas econômicas compostas do TBL entendem-se como variáveis que lidam com o fluxo de dinheiro. Já as medidas ambientais como variáveis que devem representar medições de recursos naturais e de influências que refletem potenciais para a sua viabilidade. As variáveis sociais são relacionadas às dimensões sociais de uma comunidade ou região e podem incluir medidas de equidade, educação e acesso aos serviços sociais, recursos, saúde e bem-estar, qualidade de vida e capital social.

Continue navegando