Buscar

Adg4 - Fundamentos de Investigação e Criminalística

Prévia do material em texto

Adg4 - Fundamentos de Investigação e Criminalística
1)A Medicina Legal é uma ciência de largas proporções e de extraordinária importância no conjunto dos interesses da coletividade, porque ela existe e se exercita cada vez mais em razão das necessidades da ordem pública e do equilíbrio social. Não chega a ser propriamente uma especialidade médica, pois aplica o conhecimento dos diversos ramos da Medicina às solicitações do Direito. Mas pode-se dizer que é Ciência e Arte ao mesmo tempo.
Sobre a Medicina Legal, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)A Medicina Legal é um ramo do direito penal que utiliza apenas os conhecimentos científico para elucidar os casos através de perícia judicial.
b)A aplicação dos conhecimentos médicos ao serviço da polícia civil e à elaboração das leis correlativas exclusivamente à área trabalhista será classificada como Medicina Legal.
c)O conjunto de conhecimentos médicos e paramédicos destinados a servir apenas ao Ministério Público e ao delegado de policia judiciária é definido como Medicina Legal.
d)A Medicina Legal é a contribuição da medicina, e da tecnologia e outras ciências afins, às questões do Direito na elaboração das leis, na administração judiciária e na consolidação da doutrina. Alternativa assinalada
e)A Medicina Legal é a parte da jurisprudência médica que tem por objeto o estabelecimento das regras que dirigem a conduta do juiz e do promotor de justiça, salvo do médico como perito, e na forma que lhe cumpre dar facultativamente às suas declarações verbais.
2)Acerca do estudo da traumatologia, os meios mecânicos causadores do dano vão desde as armas propriamente ditas (punhais, revólveres, soqueiras), armas eventuais (faca, navalha, foice, facão, machado), armas naturais (punhos, pés, dentes), até os mais diversos meios imagináveis (máquinas, animais, veículos, quedas, explosões, precipitações). FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 10ª ed. Rio de Janeiro: GEN, 2015.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – As lesões externas são causadas exclusivamente por feridas psicológicas, que podem ser classificadas como provenientes da ação mecânica no ser humano.
II – A Traumatologia estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socioeconômicas.
III – A convivência no meio ambiental pode causar ao homem as mais variadas formas de lesões produzidas por diversos tipos de energias, além da mecânica, energias de ordem física e química.
IV – As lesões produzidas por ação mecânica no ser humano podem ter suas repercussões externa ou internamente, que por sua vez, produzem, respectivamente, feridas de diversos tipos.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Alternativas:
a)I e II.
b)I e IV.
c)I, II e III.
d)I, III e IV.
e)II, III e IV. Alternativa assinalada
3)As lesões causadas por meios ou instrumentos perfurantes, de aspecto pontiagudo, alongado e fino, e de diâmetro transverso reduzido, têm características bem próprias. Como exemplos mais comuns destes instrumentos apontam-se o estilete, a sovela, a agulha, o florete e o furador de gelo, os quais quase sempre atuam por percussão ou pressão, afastando as fibras do tecido e, muito raramente, seccionando-as. As lesões oriundas desse tipo de ação denominam-se feridas punctiformes ou punctórias (garfo), pela sua exteriorização em forma de ponto. FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 10ª ed. Rio de Janeiro: GEN, 2015.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Nas feridas punctiformes, o trajeto é representado por um túnel estreito que se continua pelo tecido lesado, representado no cadáver por uma linha escura.
( ) As características das feridas punctiformes podem ser observadas quando apresentam abertura estreita; são de raro sangramento, de pouca nocividade na superfície e, às vezes, de certa gravidade na profundidade.
( ) O ferimento de saída das feridas punctiformes é em geral mais regular e de maior diâmetro que o de entrada, em face do instrumento atuar nessa fase através de sua parte menos afilada.
( ) As feridas punctiformes tem como característica abertura larga: quase sempre de maior diâmetro que o do instrumento causador, graças à elasticidade e à retratilidade dos tecidos cutâneos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)V – V – F – F. Alternativa assinalada
b)F – F – V – V.
c)V – F – V – F.
d)V – F – V – V.
e)V – V – V – F.
4)A ciência que estuda os venenos e o envenenamento de um modo geral recebeu o nome de Toxicologia. Evoluiu de tal forma, nos dias presentes, que, em um dos seus capítulos – a Toxicologia Forense –, deixou de ser um simples ramo da Medicina Legal, para constituir-se em uma atividade autônoma e que cada vez mais se amplia em seus objetivos e em sua metodologia.
Sobre a toxicologia, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A Toxicologia Forense encerra um conjunto de procedimentos no sentido de orientar a Justiça nos problemas atinentes ao envenenamento e suas consequências, sendo irrelevante seu papel no judiciário.
b)Na Toxicologia Forense, atualmente não se utiliza conhecimentos científicos diante de inúmeras formas de intoxicações de origem casual (alimentar) ou profissional (produtos tóxicos), mesmo se a ação penal depender desses recursos.
c)A Toxicologia não se restringe apenas ao estudo da origem, das propriedades e do modo de agir das substâncias tóxicas, senão também na contribuição da prevenção e do tratamento da ação nociva de determinados agentes sobre o homem, sobre os seres vivos e sobre o meio ambiente. Alternativa assinalada
d)As investigações toxicológicas, em regra, não são possíveis de realizar em qualquer tempo, principalmente no cadáver ou no que resta dele; e a perícia pode ser prospectiva (anterior) e retrospectiva (atual).
e)A Toxicologia se restringe ao estudo da origem, das propriedades e do modo de agir das substâncias tóxicas, sendo impossível atuar na contribuição da prevenção e do tratamento da ação nociva de determinados agentes sobre o homem, salvo sobre o meio ambiente.

Continue navegando