Buscar

ESTUDO DE CASO - Ações afirmativas e os bancos de sementes

Prévia do material em texto

NOME: Joaci de Jesus Santos
RU: 3952246
ESTUDO DE CASO: Ações afirmativas e os bancos de sementes 
Perguntas orientadoras:
a) Descreva uma ou duas ações afirmativas que ocorrem no seu Estado, região ou município, apresentando qual é a ação, quem desenvolve, para qual grupo a ação ocorre e o objetivo, bem como justifique a sua importância social.
b) Apresente de um a três bancos de sementes encontrados no seu município, região ou Estado e justifique a importância dos bancos de sementes para a soberania alimentar dos diferentes povos, desenvolvimento e manutenção de autonomia agrícola e proteção à biodiversidade 
c) Por meio de fotos, apresente os resultados de cada um dos experimentos, descrevendo a importância da semente e do processo de germinação (parte que emerge primeiro e sua importância, a função dos cotilédones, balanço hormonal etc.) 
a) As ações afirmativas são extremamente importantes para a redução das desigualdades sociais. Na sua compreensão, a implementação da igualdade deixa de ser um simples princípio jurídico a ser respeitado por todos e passa a ser um objetivo da constituição a ser alcançado pelo Estado e pela sociedade. Na Bahia, uma das ações afirmativas de destaque é realizada pelo CIND – Ação Afirmativa para Indígenas e Povos Tradicionais, realizado pelo IFBA – Instituto Federal da Bahia. Este projeto visa acompanhar, avaliar, propor e monitorar programas de ações por meio de cotas étnicas ou não existentes para os Povos Indígenas no IFBA em todos os níveis de ensino, assim como para as/os estudantes que são oriundos das Comunidades Quilombolas. Também são considerados as questões que envolvem diretamente as mulheres e a população LGBTQI+.
b) A conservação de sementes é uma ferramenta importante para salvar espécies ameaçadas de extinção e planos de restauração ambiental. A soberania e segurança alimentar também são observadas uma vez que muitas famílias dependem, sobretudo, de sementes de variedades locais adaptadas. Além disso, há um reforço por meio da cooperação com a agricultura familiar, já que torna possível a reprodução de variedades e autonomia frente ao mercado. Outro fator de destaque é a atuação do banco de sementes à preservação e restauração ambiental de uma área. Quando ocorre um desmatamento, por exemplo, o banco de sementes se torna a alternativa das espécies vegetais em se reproduzir e reflorestar o local. Quanto maior o banco de sementes, melhor a capacidade de regeneração da área, isso porque um ambiente com a presença de várias sementes tem maiores chances de germinação. 
Na Bahia, existem variedades de Bancos de Sementes de destaque como o da comunidade de Lagoinha, interior da cidade de Casa Nova, uma iniciativa junto com a Embrapa Semiárido e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo objetivo está na preservação das sementes crioulas e estratégia de sobrevivência com o bioma a Caatinga, fomentando a prática agrícola tradicional. Outra iniciativa de sucesso é a que ocorre na comunidade indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe, na cidade de Pau Brasil, com vistas à proteção da biodiversidade, defesa da soberania alimentar e desenvolver a autonomia das comunidades, além de ter uma responsabilidade florestal, com a parceria da Biofábrica. Um terceiro exemple do sucesso no uso de Banco de Sementes no estado baiano é a da organização no quilombo Lagoa de Melquiades e Amâncio, em Vitória da Conquista, região Catingueira. Além da potencialização do uso do solo e variedade alimentar, a guarda de sementes desencadeia uma série de movimentações das gentes no território, grupos musicais de capoeira e uma biblioteca funcionam no espaço, tornado um local ideal para debater e atuar para a resolução de problemas da região. 
EXPERIMENTO 1 – CONSTRUINDO UM BANCO DE SEMENTES 
FOTOS
Figura X. [Banco de Sementes: Milho de Pipoca, Amendoim e Feijão]
Figura Y. [Milho de Pipoca (Zea Mays Everta), Amendoim (Arachis Hypogaea) e Feijão Mulatinho (Phaseolus vulgaris)]. 
- Milho de Pipoca: Nome Científico: Zea mays everta, Família: Poaceae
- Amendoim: Nome Científico: Arachis hypogaea, Família: Fabaceae
- Feijão Mulatinho: Nome Científico: Phaseolus vulgaris, Família: Leguminosae
O banco de sementes com amostras coletadas em 27/03/2022 (milho de pipoca e feijão mulatinho) e 29/03/2022 (amendoim). 
As sementes são unidades portadoras de variabilidade genética, de perpetuação e dispersão de vegetais, exercendo um papel fundamental na manutenção da diversidade e suporte da vida animal.
EXPERIMENTO 2 – GERMINAÇÃO DE SEMENTES E OBSERVAÇÃO MACROSCÓPICA DAS ESTRUTURAS DA PLÂNTULA 
Procedimentos: germinação
 FOTOS
Figura X. [Preparação do experimento de germinação do feijão – dia 1]. 
Figura Y. [Início do processo de germinação – dia 3]. 
Figura Z. [Germinação avançada – dia 5]. 
Para realizar o experimento foram colocadas seis sementes de feijão em um vaso com solo. As sementes foram colocadas inteiras e foram deixadas na presença de luz solar e regados uma vez ao dia, sempre no mesmo horário. A partir do terceiro dia as sementes começaram a germinar, sendo os cotilédones com incidência maior de luminosidade os que iniciaram o processo de desenvolvimento mais rápido. De acordo com as observações realizadas, as condições ideias de germinação são: sais minerais disponíveis, água, ar e temperatura ideal. A inserção de água na fase inicial é de extrema importância pois provoca o umedecimento inicial dos tecidos mais próximos da superfície, sendo assim a quantidade de água absorvida não somente para o processo inicial como também para garantir que o processo ocorra até o fim. A água que penetra nas sementes provoca reações metabólicas que mobilizam as reservas energéticas contidas nos cotilédones, disponibilizando moléculas energéticas às células. Os cotilédones são as folhas embrionárias das plantas, formados pela semente e importante para o desenvolvimento inicial das plantas. Eles são as primeiras folhas que surgem no embrião. Durante o crescimento ocorre a formação de novos tecidos e ativação do metabolismo, seguindo para a etapa de expansão celular e ruptura do tegumento com a protusão da radícula. Os cotilédones das sementes voltadas para a área mais luminosa emergiram e cresceram mais rapidamente, mostrando a importância da presença de todos os fatores que proporcionam o desenvolvimento das sementes.

Continue navegando