Buscar

202021113_Recurso de Revista - Semana 14_Juntos Ok

Prévia do material em texto

Prática Simulada do Trabalho
CURSO DE DIREITO - PROFESSOR ERVIDIO JUNIOR
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Recurso de Revista (Semana 14)
 Previsão, Cabimento e Requisitos 
 Estrutura: Peça de Interposição e Peça das Razões
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
RECURSO DE REVISTA
Artigo 896 caput e parágrafos da CLT
O Recurso de Revista é condicionado aos aspectos da legalidade e da interpretação do direito, podendo-se dizer que é um recurso de caráter extraordinário sendo que a devolutividade é restrita ao aspecto jurídico, ou seja, somente cabe devolver ao juízo ad quem a matéria de direito, não devolvendo a matéria fática ou probatória.
Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: 
a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional do Trabalho, no seu Pleno ou Turma, ou a Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou contrariarem súmula de jurisprudência uniforme dessa Corte ou súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal;  
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
RECURSO DE REVISTA
Artigo 896 caput e parágrafos da CLT
b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória em área territorial que exceda a jurisdição do Tribunal Regional prolator da decisão recorrida, interpretação divergente, na forma da alínea a;                       
c) proferidas com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição Federal.
§ 1o O recurso de revista, dotado de efeito apenas devolutivo, será interposto perante o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, que, por decisão fundamentada, poderá recebê-lo ou denegá-lo.   
§ 9o Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista por contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal e por violação direta da Constituição Federal.    
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
RECURSO DE REVISTA
Artigo 896 caput e parágrafos da CLT
PREQUESTIONAMENTO - Para que se conheça da Revista é necessário que tenha ocorrido o prequestionamento, ou seja, que a questão tenha sido posta para o juízo "a quo", para que se tenha condições de mensurar se ocorreu a alegada violação de Lei Federal ou da Constituição Federal ou interpretação divergente, conforme S. 297, TST.*
*Súmula 297 do TST - PREQUESTIONAMENTO. OPORTUNIDADE. CONFIGURAÇÃO. Diz-se prequestionada a matéria ou questão quando na decisão impugnada haja sido adotada, explicitamente, tese a respeito.
TRANSCENDÊNCIA - O critério da transcendência pressupõe a demonstração, em Recurso de Revista, da importância fundamental da causa, ou seja, apontar ao TST as razões pelas quais aquele processo merece ser analisado e julgado, por ser relevante não somente para as partes envolvidas, mas também para a coletividade, a parte recorrente deverá demonstrar ao TST que sua causa transcende o interesse meramente individual das partes, de acordo com indicadores previstos no art. 896-A, §1º, CLT.
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
RECURSO DE REVISTA
Artigo 896 caput e parágrafos da CLT
Art. 896-A, CLT - O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.
                     
§ 1o  São indicadores de transcendência, entre outros:                   
I - econômica, o elevado valor da causa;                  
II - política, o desrespeito da instância recorrida à jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal
III - social, a postulação, por reclamante-recorrente, de direito social constitucionalmente assegurado;                      
IV - jurídica, a existência de questão nova em torno da interpretação da legislação trabalhista.
§ 2o  Poderá o relator, monocraticamente, denegar seguimento ao recurso de revista que não demonstrar transcendência, cabendo agravo desta decisão para o colegiado.   
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
Caso Concreto – Semana 14
LEONARDO CASQUEIRA ingressou com reclamação trabalhista em face de seu antigo empregador, empresa Sol e Lua Ltda, requerendo a nulidade da dispensa e consequente reintegração no emprego por ser detentor de estabilidade como dirigente sindical, atribuindo à causa o valor de R$ 49.000,00, razão pela qual a mesma foi autuada no procedimento ordinário. 
O M.M. Juízo da 5ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro julgou improcedente o seu pedido, negando-lhe direito à estabilidade provisória, como dirigente sindical, pois entendeu que o registro da candidatura ocorreu no curso do aviso prévio, na sentença foi concedida a gratuidade de justiça requerida pelo reclamante, isentando-o da condenação de custas judiciais.
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
Caso Concreto – Semana 14
Inconformado o reclamante ingressou com recurso ordinário sob o argumento de que seu registro foi efetuado um dia antes do comunicado de dispensa, o que demonstra data anterior a concessão do aviso prévio. 
Alegou nas razões do recurso violação a Lei, jurisprudência (prequestionamento) e provas que comprovam as suas alegações. O Tribunal Regional do Trabalho negou provimento ao recurso ordinário mantendo na integralidade a sentença primária por seus próprios fundamentos
Sabedor de seu direito e não compreendendo o porquê da negativa de seu pleito, o reclamante objetiva ingressar com recurso contra o acórdão proferido pelo TRT da 1ª Região. Assim, no prazo a que alude a Consolidação das Leis Trabalhistas, apresente o recurso apropriado, impugnando o acórdão. 
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
RECURSO DE REVISTA
FORMA (ESTRUTURA DO RECURSO)
A interposição do recurso de revista, segue também a mesma regra, faz-se em uma única peça processual, a qual é dividida em duas partes: 
1ª - Peça de Interposição (folha de rosto): endereçada ao juízo a quo da decisão, que realizará o primeiro juízo de admissibilidade e formará o contraditório
2ª - Peça das Razões de Recurso: endereçada ao juízo que irá reexaminar o mérito do recurso, também conhecido como juízo ad quem
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
ESTRUTURA – PEÇA DE INTERPOSIÇÃO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO
Processo nº 
 LEONARDO CASQUEIRA, nos autos da Reclamação Trabalhista que move em face de SOL E LUA Ltda, vem por seu advogado infra-assinado inconformado com o v. acórdão regional, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor 
 RECURSO DE REVISTA 
Com amparo legal no art. 896 da CLT, no prazo legal, reiterando que é beneficiário da gratuidade de justiça concedida na sentença, portanto, isento de preparo para o presente recurso, requerendo a intimação da empresa recorrida para a apresentação das suas contrarrazões, na forma do Art.900 da CLT, bem como a remessa ao Egrégio Tribunal Superior do Trabalho para apreciação das anexas Razões.
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
ESTRUTURA - PEÇA DE INTERPOSIÇÃO
Nestes Termos,
Espera Deferimento.
Local e Data
Advogado
OAB nº
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
ESTRUTURA - PEÇA DAS RAZÕES
EGRÉGIO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
Recorrente: Leonardo Casqueira 
Recorrido: Sol e Lua Ltda 
Processo nº 
Origem: 5ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro 
RAZÕES DE RECURSO DE REVISTA 
Colenda Turma
Eméritos Julgadores
 
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
ESTRUTURA - PEÇA DAS RAZÕES
 Não merece prosperar a decisão proferida pelo juízo a quo, na qual com a devida vênia,o v. acórdão merece reforma (pode copiar ou resumir a decisão recorrida que fundamenta a insatisfação)
DO PREQUESTIONAMENTO
 Inicialmente, cumpre destacar que a matéria em questão foi objeto de prequestionamento, nos termos da Súmula 297, I do TST. 
DA TRANSCENDÊNCIA 
 Importa mencionar que a presente causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, jurídica e principalmente social, pois conforme o art. 896-A e §1º, III, CLT, a postulação pelo reclamante-recorrente, de direito social constitucionalmente assegurado. 
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
ESTRUTURA - PEÇA DAS RAZÕES
DOS DIREITOS A ESTABILIDADE E REINTEGRAÇÃO
 “Deverá ser sustentado” que no caso vertente, a decisão proferida no r. acórdão (Id...) não pode ser mantida, pois violou o artigo 8º, VIII da Constituição da República, bem como o artigo 543 da CLT, e a Súmula 369, V do TST, que garantem a estabilidade no emprego àquele empregado que concorrer ao cargo de dirigente sindical, desde o registro de sua candidatura e, se eleito, até um ano após o término de seu mandato, desde que haja comunicação ao empregador por parte da entidade sindical e o referido registro não se dê no curso do aviso prévio.
 Assim, consoante a narrativa dos fatos (e prova dos autos), o registro da candidatura perante à entidade sindical foi efetuado um dia antes do comunicado de dispensa, o que demonstra data anterior a concessão do aviso prévio, fazendo do recorrente detentor de sua estabilidade no emprego e consequente direito a sua reintegração no emprego.
PRÁTICA SIMULADA DO TRABALHO - 2020.1
ESTRUTURA – PEÇA DAS RAZÕES
DOS REQUERIMENTOS
 Diante de todo o exposto, requer seja o Recurso conhecido e ao final seja dado provimento para reformar o acórdão recorrido, julgando procedentes os pedidos formulados na reclamatória, conforme as razões expostas, condenando a reclamada nas custas processuais e honorários advocatícios.
Nestes Termos,
Espera Deferimento.
Local e Data
Advogado
OAB nº
16

Continue navegando