Buscar

Tema 08 | Problema e Hipóteses de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 08 | Problema e Hipóteses de Pesquisa
1. 
No contexto da pesquisa, a hipótese desempenha um importante papel, estando diretamente relacionada a outros elementos fundamentais do estudo, como o problema de pesquisa. Nesse cenário, a hipótese é um texto que reflete uma ____________, baseada em evidências ___________, que tenta explicar de maneira ______________ aquilo que o pesquisador ______________ , mas acredita ser a resposta _____________  para o problema de pesquisa.
Qual alternativa completa adequadamente a frase?
Você acertou!
C. 
conjectura, incompletas, provisória, desconhece, provável.
A hipótese é um texto que reflete uma conjectura, baseada em evidências incompletas, que tenta explicar de maneira provisória aquilo que o pesquisador desconhece, mas acredita ser a resposta provável para o problema de pesquisa.
Afinal, um problema científico diz respeito a algo ainda desconhecido, relevante a ponto de merecer que seja estudado. Desse modo, o desenvolvimento da hipótese permite que as relações entre as variáveis sejam estudadas apenas de acordo com determinada conjectura, servindo para direcionar o estudo e promover descobertas, gerando novos conhecimentos ou complementando um conhecimento já existente.
2. 
Como a hipótese tem forte ligação com o problema de pesquisa, quanto melhor elaborado for o problema, melhor será para o desenvolvimento da hipótese e o atingimento dos propósitos desta. Porém, por melhor que seja o problema, ainda é necessário o empenho para a proposição de uma boa hipótese de pesquisa.
Quando a hipótese é bem elaborada, ela:​​​​​​​
Você acertou!
D. 
se constituirá em uma suposição provável que responde temporariamente o problema.
Uma hipótese bem elaborada consiste em uma proposição, uma resposta suposta, provável e provisória ao problema de pesquisa, que precisa ser cientificamente válido - requisito este que é atendido na etapa de definição do problema. A hipótese, de certa forma, complementa o problema, pois o apresenta de forma mais detalhada. Seu propósito é colocar em teste a suposição do pesquisador, sendo que boas hipóteses podem ser tanto validadas quanto refutadas, tendo em vista que seu propósito central é promover, ao final do estudo, a apuração de uma conclusão sobre o problema proposto.
3. 
Para o desenvolvimento de uma hipótese, é necessário que o pesquisador faça uso de algumas fontes básicas de informação, formando, por meio delas, a base para elaboração da suposta resposta para o problema de pesquisa. Contudo, uma dessas fontes de informação requer especial cuidado em sua utilização, uma vez que pode dificultar a determinação dos motivos que levam à definição da hipótese e sua qualidade.
Qual das alternativas a seguir corresponde a essa fonte de informação?
Você acertou!
D. 
 Intuição.
Embora muito útil, a intuição, por ser derivada da experiência pessoal — impossibilitando determinar com clareza as razões determinantes da hipótese —, pode dificultar a avaliação da qualidade desta, posto que cada indivíduo pode reagir de maneira particular a certos fatos. A observação permite verificar, na prática, as relações entre os fatos em seu cotidiano, permitindo comprovar (ou não) as suposições, ainda que tenham pouca probabilidade de conduzir a um conhecimento suficientemente geral e explicativo. Os resultados de outros estudos e o aproveitamento de conclusões de outras pesquisas, levam a resultados compreendidos como possuidores de um significativo grau de confiabilidade. As teorias proporcionam uma ligação clara da hipótese com o conjunto mais amplo do conhecimento das ciências, apresentando uma proposição afirmativa, fortemente baseada nas variáveis e suas relações.
4. 
Uma hipótese, para que seja compreensível, além de ser clara e simples, requer certos cuidados na sua elaboração, demandando, assim, a definição de certos princípios e critérios.
Dentre eles, aquele que está diretamente relacionado ao fato de que a suposta resposta ao problema de pesquisa deve ser “cientificamente aceita” é aquele que define uma hipótese como:​​​​​​​
Você acertou!
A. 
plausível.
Uma hipótese bem elaborada permite que a suposta resposta ao problema de pesquisa seja:
• Plausível: deve indicar uma situação possível de ser admitida cientificamente.
• Consistente: seu enunciado não deve entrar em contradição com o conhecimento científico mais amplo.
• Específica: deve apenas restringir-se a variáveis e componentes que sejam fundamentais ao problema de pesquisa.
• Verificável: deve ser passível de verificação por meio de processos científicos aceitáveis.
• Explicativa: deve estar perfeitamente articulada com o problema de pesquisa, servindo como explicação dele.
5. 
Uma variável pode ser definida como qualquer coisa capaz de ser classificada em duas ou mais categorias, e que pode ser observada, registrada e mensurada. Nesse contexto, todas as alternativas a seguir correspondem a fatores que podem ser elencados como variáveis de uma pesquisa científica.
Porém, se todas estivessem inseridas em uma pesquisa e apenas uma delas tivesse que ser definida como a variável independente, qual delas seria?​​​​​​​
Você acertou!
C. 
Idade.
A variável independente antecede a variável dependente, sendo esta segunda uma consequência da primeira, ou seja, na relação entre duas variáveis, a independente é determinante, enquanto que a dependente é determinada. Desse modo, tal relação segue a lógica, empregando o critério de suscetibilidade à influência, em que será dependente a variável que for capaz de ser alterada, influenciada ou determinada pela outra, que passa a ser considerada a variável independente ou causal. Nesse caso, entre as variáveis listadas, a idade seria aquela eleita como independente no conjunto, pois ela pode influenciar as demais, mas não pode ser influenciada por elas.

Outros materiais