Buscar

Tema 09 | Elaboração de um Anteprojeto de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 09 | Elaboração de um Anteprojeto de Pesquisa
1. 
Em uma pesquisa acadêmica, um estudante resolveu analisar a percepção dos alunos formandos do curso de Direito sobre a administração da faculdade. Qual tipo de pesquisa ele está utilizando em seu estudo?
Você acertou!
D. 
Pesquisa exploratória.
As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Assim, o pesquisador estará apto a construir hipóteses sobre tal assunto, aumentando o nível de compreensão acerca dele. Normalmente, as pesquisas exploratórias constituem a primeira etapa de uma pesquisa mais ampla. É justamente este o objetivo do estudante, ao analisar a percepção dos alunos formandos. A partir destas informações, poderão ser feitos estudos posteriores. Mas, para tanto, a etapa exploratória será necessária para conhecer melhor o assunto em questão.
2. 
Imagine que você seja um famoso astronauta que foi convidado para fazer parte da primeira missão tripulada de viagem ao planeta Marte. Você chegou lá, desenvolveu a missão com sucesso e, na volta, precisou escrever e documentar tudo, para que a comunidade científica tivesse acesso ao conhecimento gerado a partir da viagem de descoberta, pois todos os fatos são novos, e o conhecimento que se tinha advinha de informações coletadas por sondas não tripuladas. Fazendo uma analogia com os tipos de pesquisa, qual delas se encaixaria nessa viagem de descoberta?
Você acertou!
B. 
A pesquisa exploratória, pois ela tem o objetivo de explorar um assunto pouco estudado e aprofundar o conhecimento a partir disso.
De acordo com a introdução do questionamento, pode-se perceber que o astronauta parte em uma missão de descoberta, o que sugere uma missão inédita que irá gerar novos conhecimentos acerca do objeto estudado, no caso o planeta Marte. A partir disso, depreende-se que a missão se relaciona com uma pesquisa exploratória, pois ambas têm o objetivo de gerar novos conhecimentos acerca de um fato para a ciência. A pesquisa descritiva não se aplica porque trabalha com um assunto já estudado anteriormente por outros pesquisadores. A pesquisa explicativa não se enquadra porque explica fatores que possam impactar no objeto de estudo; e a pesquisa ex-post facto não se encaixa porque verifica as consequências de um fato sobre um objeto depois que ele aconteceu.
3. 
De acordo com a literatura da área, os projetos de pesquisa podem usar abordagem qualitativa ou quantitativa em seus estudos. Fazendo uma comparação entre esses dois tipos, qual é a principal diferença entre eles?
Você acertou!
D. 
A diferença principal é que a pesquisa quantitativa utiliza métodos estatísticos para analisar os dados, ao passo que a pesquisa qualitativa se preocupa em explicar os fatos a partir das relações sociais.
A pesquisa qualitativa é permeada pelas questões sociais e tem o foco de análise nas relações sociais e subjetivas dos objetos de estudo. Ela não utiliza métodos estatísticos, não explica os fatos graficamente, e as fases metodológicas podem ser alteradas durante o desenvolvimento do estudo. Portanto, a maior diferença entre as pesquisas é que a quantitativa utiliza métodos estatísticos em sua composição de metodologia, e a qualitativa não.
4. 
Várias vezes ouvimos falar em pesquisa científica e tecnológica e sobre sua importância para o desenvolvimento de um país. As expressões pesquisa pura e pesquisa aplicada são muito utilizadas, porém dificilmente são distinguidas, o que causa dúvidas em quem ouve falar sobre o assunto. Para estruturar as características de cada uma, relacione as colunas de acordo com a aplicação que cada uma das formas da pesquisa apresenta:
​​​​​​​( 1) Pesquisa pura ou básica
( 2 ) Pesquisa aplicada
Nessa pesquisa, o objetivo é compreender o porquê da ocorrência de algum fenômeno.
Nesse tipo de pesquisa, o problema de estudo normalmente surge de uma necessidade profissional.
O resultado desse tipo de pesquisa é um produto ou serviço novo no mercado.
Nessa pesquisa, o objeto de estudo é definido a partir do interesse do pesquisador.
Nessa pesquisa, o objetivo é descobrir como resolver um problema específico.
Esse tipo de pesquisa é realizado principalmente em universidades e centros de pesquisa.
Nessa pesquisa, o objetivo não é resolver o problema, e sim criar uma base de informações sobre o assunto para pesquisas posteriores.
​​​​​​​ Esse tipo de pesquisa é realizado dentro de empresas sob alto nível de vigilância.
Você acertou!
E. 
1-2-2-1-2-1-1-2.
A pesquisa pura, também chamada de básica, se caracteriza por trabalhar com a análise da ocorrência de fenômenos, motivada pela curiosidade informacional do pesquisador sem objetivos de resolver os problemas criados, e sim de fornecer elementos para a construção de um conhecimento maior, funcionando como ponto de partida para outros pesquisadores. Essa pesquisa teórica é realizada principalmente dentro de universidades e centros de pesquisa. Já a pesquisa aplicada se fundamenta em resolver problemas específicos, principalmente criados pela demanda de mercado ou demandas profissionais, tendo como objetivo resolver uma questão e até mesmo criar um produto novo. É realizada sob sigilo dentro de centros empresariais.
5. 
Michael é piloto de carros. Ele foi convidado para pilotar um supercarro de Fórmula 1 e realizou vários testes antes da corrida. Testou a velocidade do carro em diferentes condições climáticas, diferentes tipos de pneus e alguns tipos de acessórios que melhorassem a performance do carro. Michael fez todos esses testes com o objetivo de planejar a melhor estratégia para ganhar a corrida. De certa forma, Michael realizou um estudo empírico. Qual estudo se encaixaria nos testes realizados pelo piloto?
Você acertou!
C. 
Pesquisa experimental.
Analisando as pistas que o enunciado do exercício fornece, já se pode eliminar algumas alternativas, como a que diz pesquisa ex-post facto; esse tipo de pesquisa não se encaixa, pois os fatos estão sendo analisados no momento da ocorrência, e a pesquisa analisa fatos posteriores ao acontecimento do fato estudado. A pesquisa exploratória não se encaixa porque o assunto analisado pelo piloto tem amplo conhecimento da comunidade, que é corrida de carros, diferentemente do que a pesquisa exploratória busca, que é o estudo de fatos novos. A pesquisa descritiva não se encaixa porque o objetivo do piloto não era descrever características do carro. E a pesquisa não experimental não se enquadra porque não trabalha com variáveis, e o piloto utilizou várias delas para testes do carro. A pesquisa experimental se encaixa, pois o piloto agiu conforme os trâmites dessa pesquisa. A partir de um objeto de estudo, o carro, ele manipulou variáveis para analisar o efeito delas sobre o objeto de estudo.

Continue navegando