Buscar

g19_esm_md_5smh_aval01

Prévia do material em texto

ESCOLA: 	
NOME: 	
ANO E TURMA: __________________________________ NÚMERO: _______ DATA: 	
PROFESSOR(A): 	
HISTÓRIA – 5º ANO – 1º BIMESTRE
1. O termo pré-história foi criado por historiadores europeus no século 19 e era utilizado para denominar o período da história anterior ao uso da escrita. Explique por que isso ocorria e por que, atualmente, esse termo não é considerado adequado para se referir às sociedades anteriores ao desenvolvimento da escrita.
	
	
	
	
	
2. Marque com um X a alternativa que apresenta a diferenciação correta entre os períodos Paleolítico e Neolítico.
( A ) O Paleolítico teve início com o surgimento dos primeiros seres humanos. Nesse período praticava-se a caça e a coleta de frutos. Já o Neolítico surgiu com a criação da escrita. Nesse período, os seres humanos passaram a viver em casas.
( B ) O Paleolítico teve início com a criação da agricultura. Já o Neolítico teve surgimento com a criação da escrita e, além disso, os seres humanos passaram a viver em casas.
( C) O Paleolítico teve início com o surgimento dos primeiros seres humanos. Nesse período praticava-se a caça e a coleta de frutos. Já o Neolítico teve surgimento com o domínio da agricultura e da criação dos animais.
( D ) O Paleolítico teve surgimento com o domínio da agricultura e da criação dos animais. Já o Neolítico teve início com a criação da escrita.
3. Observe a imagem abaixo. Depois, faça uma descrição dela.
Museu Nacional da Mongólia, Ulaanbaatar, Mongólia. Fotografia: Nathan McCord/U.S. Marine Corps/Wikimedia Commons
	
	
	
	
	
	Agora, escreva um texto sobre a importância do domínio do fogo pela humanidade.
	
	
	
	
	
		
	
4. Marque com um X a alternativa que explica corretamente as mudanças promovidas pela Revolução Agrícola entre os primeiros grupos humanos.
( A ) Com a Revolução Agrícola, os primeiros grupos humanos passaram a se mudar de um lugar para outro, em busca de terras férteis para o cultivo de alimentos.
( B ) A Revolução Agrícola contribuiu com o processo de sedentarização dos primeiros grupos humanos, que não precisavam mais se deslocar constantemente em busca de alimentos.
( C) A Revolução Agrícola não modificou o cotidiano dos primeiros grupos humanos, já que eles continuaram a praticar o nomadismo.
( D ) Com a Revolução Agrícola, os primeiros grupos humanos passaram a praticar o comércio dos produtos cultivados.
5. Escreva um texto que aborde a maneira como historiadores e arqueólogos podem obter informações sobre o cotidiano e o modo de vida de ancestrais dos seres humanos que viveram há milhões de anos.
	
	
	
	
	
	
	
6. Marque com um X a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a importância dos rios para as primeiras civilizações.
( A ) Os rios tinham importância relativa para as primeiras civilizações, pois elas dependiam deles somente para escoar mercadorias, caso houvesse.
( B ) Os rios eram muito importantes para que as primeiras civilizações pudessem obter água, ainda que não tivessem aprendido a técnica da navegação.
( C ) Os rios eram usados na obtenção de água para consumo próprio e para a agricultura, assim como na prática da pesca e da navegação.
( D ) Os rios eram importantes somente para obter água que seria utilizada para consumo próprio, pois na agricultura as primeiras civilizações utilizavam apenas a água das chuvas.
7. Leia as frases da coluna da esquerda, que descrevem alguns rios de extrema importância para as primeiras civilizações. Depois, relacione cada uma delas ao(s) seu(s) complemento(s), na coluna da direita, pintando as informações que se complementam com as mesmas cores.
	Mesopotâmia significa “terra entre rios”. A região foi assim denominada por localizar-se entre dois rios. 
	
	Ganges.
	
	
Eufrates.
	
Para a civilização egípcia, as cheias desse rio eram de extrema importância, pois tornavam o solo fértil e propício para o cultivo. 
	
	
Amarelo.
	
Na civilização chinesa antiga, o arroz foi um dos principais produtos cultivados às margens de um importante rio.
	
	Nilo.
	
Na Índia, esse rio tem um significado simbólico forte, pois está ligado aos rituais religiosos locais. 
	
	Tigre.
	
	
8. Leia o texto a seguir. Depois, responda às questões.
Ao longo dos anos, as civilizações antigas desenvolveram diversos sistemas de escrita. Esses sistemas aprimoraram a comunicação entre as pessoas e, além disso, contribuíram para que o registro de informações facilitasse o controle sobre estoques de mercadorias, cobranças de impostos etc. Um dos primeiros sistemas de escrita desenvolvido pelos seres humanos consistia na comunicação ou no registro de informações por meio de desenhos. Esses desenhos significavam literalmente o que as pessoas queriam dizer. Ao longo dos anos, os desenhos foram aprimorados, tornando-se sinais que representavam ideias e sentimentos. A representação de um Sol, por exemplo, poderia significar luz ou calor. Com o passar do tempo, o número de sinais para representar ideias e sentimentos aumentou, gerando a necessidade de um sistema de escrita mais simplificado e que facilitasse o dia a dia das pessoas.
Assim, foi criado um sistema de escrita em que um conjunto de 22 símbolos representava sons e a combinação entre esses símbolos formava palavras. 
a) O texto acima abordou três sistemas de escrita desenvolvidos pelos seres humanos. Qual é o nome desses sistemas? De que maneira você chegou a essa conclusão?
	
	
	
	
	
b) Agora, faça uma escolha entre o sistema de escrita que utiliza desenhos como representação literal e o sistema de escrita em que o sinal pode representar ideias ou sentimentos e escreva o nome de algum objeto no espaço abaixo. Depois, escreva o nome do sistema de escrita que você utilizou e também a tradução desse objeto de acordo com o nosso alfabeto.
	
	
	
	
9. Uma das principais características de muitas religiões que surgiram na Antiguidade é o politeísmo. Marque com um X a alternativa que apresenta a definição correta desse termo.
( A ) Politeísmo significa o culto a elementos da natureza.
( B ) Politeísmo é o nome atribuído a sistemas de governo que costumam ser liderados por um deus.
( C ) Politeísmo significa a adoração a um único deus.
( D ) Politeísmo é a crença em vários deuses. 
10. Observe o mapa a seguir. Depois, responda às questões.
Rota da Seda (cerca do ano 100)
	
Paula Radi
Fonte de pesquisa: Explorando a China, de Wang Tao. São Paulo: Ática, 1996. p. 14.
a) Qual é o título do mapa e o que ele representa?
	
	
	
	
b) Cite as cidades pelas quais a rota representada no mapa percorria. Cite também o nome do mar pelo qual essa rota passava.
		
	
	
	
c) Explique a importância dessa rota para a China por volta do ano 100.
	
			
	
11. Explique a importância das Rotas Transaarianas para diversas regiões da África no século 16.
	
	
	
	
	
12. Marque com um X a alternativa que apresenta a definição correta de patrimônios materiais, imateriais e naturais.
( A ) Os patrimônios materiais são compostos por objetos da cultura material, como edifícios, monumentos e obras de arte. Os patrimônios imateriais são bens que podem ser considerados heranças culturais da nossa história, como o folclore, as festas populares, maneiras de produzir objetos e de preparar alimentos, por exemplo. Os patrimônios naturais, por sua vez, são locais considerados importantes para a preservação do meio ambiente.
( B ) Os patrimônios materiais são ­compreendidos como práticas que fazem parte dos costumes de determinado povo, como o folclore e as festas populares. Os patrimônios imateriais são compostos por elementos concretos, como edifícios e obras de arte. Os patrimônios naturais são locais considerados importantes para a preservação do meio ambiente.
( C ) Os patrimônios materiais são compostos por elementos concretos, como edifícios e obras de arte. Os patrimônios imateriais são locais considerados importantes para a preservação do meio ambiente. Os patrimônios naturais são heranças culturais da nossa história, como as festas populares e os modos de fazer objetos e de preparar alimentos.( D ) Os patrimônios materiais são locais considerados importantes para a preservação do meio ambiente. Os patrimônios imateriais são compostos por elementos que fazem parte da cultura de um povo, como manifestações festivas, rituais religiosos e maneiras de preparar alimentos. Os patrimônios naturais, por sua vez, são compostos por elementos concretos, como edifícios e obras de arte.
13. Ligue cada patrimônio da humanidade, retratado na coluna da esquerda, à sua denominação correta na coluna da direita.
	
Gavilla/ Pixabay
Kabuki, forma de teatro praticada no Japão. Sua origem remonta ao século 17.
	
	Patrimônio cultural material.
	
	
	
	
Vanessammarques/Pixabay
Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, Brasil, criado em 1939.
	
	Patrimônio cultural imaterial.
	
	
	
	
Cattalin/ Pixabay
Coliseu, anfiteatro localizado em Roma, na atual Itália. Sua construção deu-se no século 1º.
	
	Patrimônio natural.
14. Marque com um X a alternativa que apresenta uma informação correta sobre a pirâmide de Quéops, localizada no Egito.
( A ) A pirâmide de Quéops é uma das menores do mundo e foi construída recentemente, há cerca de 100 anos.
( B ) A pirâmide de Quéops foi construída para homenagear um antigo governante da Roma Antiga e nos dias de hoje tem grande valor histórico.
( C ) A pirâmide de Quéops foi construída para ser o túmulo de um faraó egípcio e, em razão de sua grandeza e importância histórica, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo.
( D ) A pirâmide de Quéops era um tipo de anfiteatro utilizado para sediar as lutas de gladiadores. 
15. Os patrimônios culturais da humanidade são selecionados de acordo com seu valor histórico e cultural. Por isso, só podem se tornar patrimônio os elementos da cultura material ou bens intangíveis que tenham grande valor para alguma sociedade.
	Faça um desenho representando um lugar, uma obra ou um saber que você conheça e que, em sua opinião, deveria ser considerado um patrimônio da humanidade. 
	
	Agora, escreva uma legenda que explique seu desenho e por que você considera que o elemento escolhido por você deveria ser um patrimônio mundial.
	
	
	
	
	
	
História – 5º ano – 1º bimestre
Interpretação e orientação a partir das respostas dos alunos
1. Esta questão avalia a capacidade de compreender o significado do conceito de pré-história e de explicar porque esse conceito não é considerado adequado na atualidade.
Resposta: Pessoal. Espera-se que o aluno diga que isso ocorria porque de acordo com os historiadores europeus do século XIX só era possível estudar povos que deixaram registros escritos. O termo pré-história não é considerado adequado, pois, atualmente, os historiadores consideram passíveis de estudo todos os tipos de vestígios deixados por nossos ancestrais, sejam eles do período anterior à criação da escrita ou não. Assim, é possível obter informações sobre a história de diversos povos por meio de pinturas e objetos que usavam no cotidiano. 
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar que compreendeu o significado do conceito de pré-história, assim como se mostra capaz de questionar seu significado entre os historiadores do século XIX. É possível que demonstre também que reconhece o valor e a importância da análise de fontes históricas não escritas para conhecermos uma sociedade.
Se o aluno apresentar respostas divergentes, retome o conteúdo com a turma, chamando a atenção para as diversas concepções de pré-história nas diferentes épocas tratadas. Tente fazer essa retomada de modo a contar com a participação de todos os alunos.
2. Esta questão avalia a capacidade de diferenciar o período Paleolítico do período Neolítico. 
Resposta: Alternativa C.
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar ser capaz de diferenciar os períodos Paleolítico e Neolítico, identificando as características principais desses dois períodos. 
Caso o aluno tenha assinalado a alternativa A, B ou D, é possível que ele esteja confundindo algumas das características desses períodos. Para diferenciá-las e assim retomar o conteúdo que for necessário, faça um quadro na lousa, com participação dos alunos, apresentando as principais características de cada um desses períodos. Depois, peça ao aluno que tente responder à questão novamente, associando as alternativas ao que foi comentado durante a produção do quadro. 
3. Esta questão avalia a capacidade de analisar imagens e de explicar a importância da descoberta do fogo para a humanidade. 
Resposta: Pessoal. Espera-se que o aluno faça uma descrição detalhada da imagem, comentando de que maneira os ancestrais foram representados, em que lugar eles estão e o que estão fazendo.
Na segunda parte da atividade, espera-se que o aluno explique que a descoberta do fogo foi muito importante para nossos ancestrais e para o desenvolvimento da humanidade, pois permitiu a proteção contra o frio, afugentar animais perigosos, e, além disso, deixar de consumir alimentos crus, que passaram a ser assados. 
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar boa habilidade de análise de imagem, assim como pode demonstrar que compreendeu a importância da descoberta do fogo para a humanidade.
Caso o aluno tenha apresentado respostas divergentes, ele pode estar com dificuldades de se apropriar do conteúdo. Retome o tema sobre a descoberta do fogo com ele e, durante a explicação, peça que imagine como seria o dia a dia das pessoas se não existisse o fogo, quais dificuldades elas teriam e que tipo de atividade elas seriam impossibilitadas de fazer. Depois, argumente sobre a importância da descoberta do fogo.
4. Esta questão avalia a capacidade de identificar a importância da Revolução Agrícola para a sedentarização dos grupos humanos.
Resposta: Alternativa B.
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar que compreendeu a importância da agricultura para os grupos humanos, assim como pode demonstrar compreensão sobre o processo de sedentarização desses grupos. 
Caso o aluno assinale a alternativa A, C ou D, primeiro verifique se ele compreendeu o significado do conceito de sedentarização e, se necessário, retome com ele o assunto. Durante a explicação, leve-o a compreender que o termo se remete à fixação em determinado lugar, a quando os grupos humanos passaram a adotar moradias fixas. Depois, relacione o termo ao desenvolvimento da agricultura, levando-o a entender que o cultivo de produtos fez com que os grupos humanos se fixassem em um lugar em vez de se deslocar cada vez que houvesse escassez de alimentos no lugar ondes ele se encontravam.
5. Esta questão avalia a capacidade de compreender que os historiadores e arqueólogos podem, ao analisar diversos vestígios, estudar ancestrais que viveram há milhares de anos. 
Resposta: Pessoal. Espera-se que o aluno informe em seu texto que historiadores e arqueólogos podem estudar o cotidiano e o modo de vida dos ancestrais dos seres humanos que viveram há milhões de anos, ao analisar vestígios deixados por eles, como fósseis encontrados em sítios arqueológicos, fragmentos de objetos de uso cotidiano e pinturas rupestres.
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar ter bons conhecimentos sobre o trabalho do historiador e do arqueólogo, assim como será estimulado a refletir sobre a importância de fontes históricas não escritas no estudo dos nossos ancestrais.
Caso o aluno tenha dificuldades, ou apresente respostas divergentes, retome com ele o conceito de pré-história, tratado na questão 1. Relembre-o de que na atualidade o termo não é considerado adequado, pois podemos conhecer a história dos nossos ancestrais por vestígios diversos que fizeram parte do seu cotidiano. Com base nisso, peça-lhe que associe esses vestígios aos estudos históricos e arqueológicos, verificando se ele compreende a relação entre o estudo desses vestígios e a obtenção de informação sobre nossos ancestrais. Durante sua explicação, ressalte a importância das escavações arqueológicas para conhecermos melhor a história de populações muito antigas, como os egípcios e os povos da Mesopotâmia.6. Esta questão avalia a capacidade de identificar a importância dos rios para as primeiras civilizações.
Resposta: Alternativa C.
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar que compreende a importância dos recursos naturais, nesse caso, os rios, para as primeiras civilizações. 
Caso o aluno tenha assinalado a alternativa A, ele pode estar com dificuldades para apreender o conteúdo. Se necessário, retome o tema sobre as primeiras civilizações e ressalte a importância dos rios em seu cotidiano. Para aprofundar a questão, você pode explicar que os rios eram de extrema importância e que, além de serem um meio de fornecer alimento, também tinham significado sagrado para algumas civilizações, como é o caso da indiana. 
Se o aluno tiver assinalado a alternativa B ou D, ele pode ter compreendido a importância dos rios para as primeiras civilizações, mas é possível que não tenha compreendido todas as atividades relacionadas a ele, como a agricultura, a pesca e a navegação. Nesse caso, retome o conteúdo, enfatizando essas atividades e explicando de que maneira os sistemas de irrigação, criados às margens desses rios, por exemplo, colaboravam para o bom aproveitamento das águas nas atividades agrícolas.
7. Esta questão avalia a capacidade de relacionar informações e de identificar as características de alguns rios e seus significados para determinadas civilizações antigas. 
Resposta: O aluno deve pintar com a mesma cor a primeira frase da esquerda e o nome dos rios Tigre e Eufrates que aparecem na coluna da direita. Deve pintar com a mesma cor a segunda frase e o nome do rio Nilo. A terceira frase deve ser pintada com a mesma cor que o nome do rio Amarelo. A quarta frase deve ser pintada com a mesma cor que o nome do Ganges.
Ao relacionar as frases aos nomes dos rios de maneira correta, o aluno pode demonstrar que apreendeu o conteúdo sobre a importância dos rios no dia a dia das primeiras civilizações.
Se o aluno tiver apresentado associações incorretas, verifique se ele interpretou as frases adequadamente e, nesse caso, faça uma leitura conjunta delas com a turma. É possível também que o aluno não tenha apreendido parte do conteúdo que trata sobre os rios. Nesse caso, faça um levantamento de cada um dos rios, por regiões onde se encontram as civilizações trabalhadas, e vá apontando oralmente sua importância no cotidiano dessas civilizações. 
8. Esta questão avalia a capacidade de interpretar textos e de identificar os sistemas de escrita desenvolvidos ao longo da história.
Respostas: a) O nome dos sistemas é, respectivamente, pictográfico, ideográfico e fonético. O aluno pode comentar que chegou a essa conclusão por meio das características apresentadas no texto.
b) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno represente qualquer objeto do seu cotidiano com o uso de um dos sistemas de escrita solicitados, que pode ser o pictográfico ou o ideográfico. Caso opte pelo primeiro, ele pode desenhar objetos de maneira literal, ou seja, desenhar um lápis, caso queira representar um lápis e assim por diante. Se optar pelo sistema ideográfico, ele mesmo pode criar símbolos que representem ideias, ou, no caso, um símbolo que represente um objeto especificamente. 
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar que compreendeu as características dos sistemas de escrita abordados na questão, além de demonstrar que interpretou o texto de maneira correta.
Caso o aluno apresente respostas divergentes, é possível retomar o assunto com a turma, explicando as características de cada um dos sistemas de escrita com exemplos de representações pictográficas, ideográficas e fonéticas na lousa. Ressalte essas características aos alunos.
9. Esta questão avalia a capacidade de identificar o significado da palavra politeísmo. 
Resposta: Alternativa D. 
Ao responder corretamente, é possível que o aluno tenha apreendido conhecimentos sobre as características das religiões politeístas.
Caso o aluno assinale a alternativa A, B ou C, é possível que ele não consiga identificar o que significa politeísmo. Nesse caso, explique novamente o significado do conceito de politeísmo a ele. Para aprofundar a questão, você pode desmembrar a palavra, mostrando que poli significa “vários” e “teísmo” vem de theo, que significa deus. Portanto, politeísmo significaria vários deuses. Essa dica pode ajudar o aluno a fixar o significado do termo e a refazer a questão.
10. Esta questão avalia a capacidade de analisar mapas e também de explicar a importância que a Rota da Seda tinha para os antigos chineses.
Respostas: a) O título do mapa é “Rota da Seda (cerca do ano 100)”. Ele representa os caminhos percorridos por diversos produtos comercializados na Antiguidade, principalmente a seda. Esses trajetos que ficaram conhecidos como Rota da Seda.
b) Changan (de onde saía), Ningxia, Dunhuang, Kashgar, Samarcanda, Akka, Constantinopla, Roma, Veneza. O nome do mar é mar Mediterrâneo.
c) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno explique que essa rota foi de extrema importância para a economia da China por volta do ano 100, pois por ela eram escoados diversos produtos que seriam comercializados com outras regiões, como a seda.
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar que desenvolveu habilmente sua capacidade de analisar mapas e, além disso, pode demonstrar que compreendeu a importância da Rota da Seda para os chineses antigos.
Caso ele apresente respostas divergentes, verifique se sua dificuldade é em analisar o mapa ou na apreensão do conteúdo. Se ele estiver com a primeira dificuldade, analise o mapa com a turma, citando oralmente o que ele representa e as cidades percorridas pela rota. Caso ele não tenha apreendido o conteúdo, retome com ele o assunto, levando-o a compreender a importância da Rota da Seda para a China Antiga.
11. Esta questão avalia a capacidade de reconhecer a importância das chamadas Rotas Transaarianas para diversas regiões da África no século XVI.
Resposta: Pessoal. Espera-se que o aluno explique que as Rotas Transaarianas foram importantes, pois possibilitavam a diversos povos da África a troca de produtos com outras regiões do mundo, como a Europa e a Ásia. Entre os produtos que circulavam por essas rotas estavam a seda, artefatos de porcelana, joias etc.
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar ter bons conhecimentos sobre as relações comerciais estabelecidas na África durante a Antiguidade, reconhecendo a importância das chamadas Rotas Transaarianas.
Caso o aluno apresente respostas divergentes, retome o conteúdo com ele, recorrendo, por exemplo, a um mapa-múndi para mostrar as rotas percorridas no comércio transsariano, e questionando-o sobre por que a circulação dessas mercadorias era importante para as antigas civilizações da África.
12. Esta questão avalia a capacidade de identificar as diferenças existentes entre os patrimônios materiais, imateriais e naturais.
Resposta: Alternativa A.
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar ter bons conhecimentos sobre os diferentes tipos de patrimônios da humanidade.
Se o aluno tiver assinalado a alternativa B, C ou D, ele pode estar com dificuldade de se apropriar do conteúdo. Nesse caso, retome o tema com ele explicando, primeiro, o que são patrimônios culturais. Depois, peça a ele para dar exemplos de patrimônios da humanidade dos quais já ouviu falar. Com base nessas informações, explique-lhe quais dos patrimônios citados são materiais, quais são imateriais e quais são naturais e porque eles são assim considerados. 
13. Essa questão avalia a capacidade de identificar exemplos de patrimônios materiais, imateriais e naturais.
Resposta: O aluno deve ligar a primeira imagem com a segunda denominação (Patrimônio cultural imaterial.); a segunda imagem com a terceira denominação (Patrimônio natural.); e a terceira imagem com a primeira denominação (Patrimônio cultural material.).
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar que apreendeu de maneira adequada os conteúdos sobre os diferentes tipos de patrimônios da humanidade.
Caso o aluno apresenterespostas divergentes, primeiro, peça-lhe que descreva as fotos apresentadas, de modo a identificar as principais diferenças entre os elementos retratados. Com base em sua resposta, associe cada característica ao que vem a ser material, imaterial e natural, no caso dos patrimônios. Se julgar necessário, você também pode montar um quadro comparativo que diferencie as características dos três tipos de patrimônio.
14. Esta questão avalia a capacidade de identificar algumas características da pirâmide de Quéops e de reconhecer sua importância como patrimônio cultural da humanidade.
Resposta: Alternativa C. 
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar ter bom conhecimento sobre os patrimônios culturais que compõem as Sete Maravilhas do Mundo, nesse caso, a pirâmide de Quéops.
Caso o aluno tenha assinalado a alternativa A, B ou D, retome o tema sobre patrimônios culturais com ele e destaque quais deles são considerados as Sete Maravilhas do Mundo. Se necessário, leia as alternativas com o aluno, de modo que ele identifique as inconsistências presentes em cada uma das afirmações. 
15. Esta questão avalia a capacidade de reconhecer alguns dos valores que envolvem a seleção de algum saber ou elemento da cultura material como um patrimônio da humanidade. 
Resposta: Pessoal. Espera-se que o aluno desenhe algum elemento que ele considere muito importante para a sua história ou para a história da comunidade da qual ele faz parte. Na segunda parte da atividade, espera-se que o aluno apresente uma legenda para seu desenho, explicando o valor do elemento para ele que justifique sua classificação como patrimônio. 
Ao responder corretamente, o aluno pode demonstrar que compreendeu os critérios envolvidos na seleção de determinado bem para que seja considerado patrimônio da humanidade.
Caso o aluno apresente respostas divergentes, estimule-o a pensar em alguma prática, lugar ou objeto que ele considere muito importante e que, na opinião dele, deveria ser preservado para que outras gerações conheçam. Com base em suas respostas, explique o que é um patrimônio da humanidade e estimule-o a representar por meio de desenho um dos elementos que ele citou e que considera importante e, posteriormente, escrever uma legenda explicando sua escolha.
	Grade de correção
	História – 5º ano – 1º bimestre
	Escola:
	Aluno:
	Ano e turma:
	Número:
	Data:
	Professor(a):
	Questão
	Habilidade avaliada
	Gabarito
	Resposta apresentada pelo aluno
	Reorientação de planejamento
	Observações
	1
	Capacidade de compreender o significado do conceito de pré-história e de explicar por que esse conceito não é considerado adequado na atualidade.
	Pessoal. Espera-se que o aluno diga que isso ocorria porque de acordo com os historiadores europeus do século XIX só era possível estudar povos que deixaram registros escritos. O termo pré-história não é considerado adequado, pois, atualmente, os historiadores consideram passíveis de estudo todos os tipos de vestígios deixados por nossos ancestrais, sejam eles do período anterior à criação da escrita ou não. Assim, é possível obter informações sobre a história de diversos povos por meio de pinturas e objetos que usavam no cotidiano.
	
	
	
	2
	Capacidade de diferenciar o período Paleolítico do período Neolítico.
	Alternativa C.
	
	
	
	3
	Capacidade de analisar imagens e de explicar a importância da descoberta do fogo para a humanidade. 
	Pessoal. Espera-se que o aluno faça uma descrição detalhada da imagem, comentando de que maneira os ancestrais foram representados, em que lugar eles estão e o que estão fazendo.
Na segunda parte da atividade, espera-se que o aluno explique que a descoberta do fogo foi muito importante para nossos ancestrais e para o desenvolvimento da humanidade, pois permitiu a proteção contra o frio, afugentar animais perigosos, e, além disso, deixar de consumir alimentos crus, que passaram a ser assados.
	
	
	
	4
	Capacidade de identificar a importância da Revolução Agrícola para a sedentarização dos grupos humanos.
	Alternativa B.
	
	
	
	5
	Capacidade de compreender que os historiadores e arqueólogos podem, ao analisar diversos vestígios estudar ancestrais que viveram há milhares de anos.
	Pessoal. Espera-se que o aluno informe em seu texto que historiadores e arqueólogos podem estudar o cotidiano e o modo de vida dos ancestrais dos seres humanos que viveram há milhões de anos, ao analisar vestígios deixados por eles, como fósseis encontrados em sítios arqueológicos, fragmentos de objetos de uso cotidiano e pinturas rupestres.
	
	
	
	6
	Capacidade de identificar a importância dos rios para as primeiras civilizações.
	Alternativa C.
	
	
	
	7
	Capacidade de relacionar informações e de identificar as características de alguns rios e seus significados para determinadas civilizações antigas. 
	O aluno deve pintar com a mesma cor a primeira frase da esquerda e o nome dos rios Tigre e Eufrates que aparecem na coluna da direita. Deve pintar com a mesma cor a segunda frase e o nome do rio Nilo. A terceira frase deve ser pintada com a mesma cor que o nome do rio Amarelo. A quarta frase deve ser pintada com a mesma cor que o nome do Ganges.
	
	
	
	8
	Capacidade de interpretar textos e de identificar os sistemas de escrita desenvolvidos ao longo da história.
	a) O nome dos sistemas é, respectivamente, pictográfico, ideográfico e fonético. O aluno pode comentar que chegou a essa conclusão por meio das características apresentadas no texto.
b) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno represente qualquer objeto do seu cotidiano com o uso de um dos sistemas de escrita solicitados, que pode ser o pictográfico ou o ideográfico. Caso opte pelo primeiro, ele pode desenhar objetos de maneira literal, ou seja, desenhar um lápis, caso queira representar um lápis e assim por diante. Se optar pelo sistema ideográfico, ele mesmo pode criar símbolos que representem ideias, ou, no caso, um símbolo que represente um objeto especificamente. 
	
	
	
	9
	Capacidade de identificar o significado da palavra politeísmo.
	Alternativa D.
	
	
	
	10
	Capacidade de analisar mapas e também de explicar a importância da Rota da Seda para os antigos chineses. 
	a) O título do mapa é “Rota da Seda (cerca do ano 100)”. Ele representa os caminhos percorridos por diversos produtos comercializados na Antiguidade, principalmente a seda. Esses trajetos que ficaram conhecidos como Rota da Seda.
b) Changan (de onde saía), Ningxia, Dunhuang, Kashgar, Samarcanda, Akka, Constantinopla, Roma, Veneza. O nome do mar é mar Mediterrâneo.
c) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno explique que essa rota foi de extrema importância para a economia da China por volta do ano 100, pois por ela eram escoados diversos produtos que seriam comercializados com outras regiões, como a seda.
	
	
	
	11
	Capacidade de reconhecer a importância das chamadas Rotas Transaarianas para diversas regiões da África no século XVI.
	Pessoal. Espera-se que o aluno explique que as Rotas Transaarianas foram importantes, pois possibilitavam a diversos povos da África a troca de produtos com outras regiões do mundo, como a Europa e a Ásia. Entre os produtos que circulavam por essas rotas estavam a seda, artefatos de porcelana, joias etc.
	
	
	
	12
	Capacidade de identificar as diferenças existentes entre os patrimônios materiais, imateriais e naturais.
	Alternativa A.
	
	
	
	13
	Capacidade de identificar exemplos de patrimônios materiais, imateriais e naturais.
	O aluno deve ligar a primeira imagem com a segunda denominação (Patrimônio cultural imaterial.); a segunda imagem com a terceira denominação (Patrimônio natural.); e a terceira imagem com a primeira denominação (Patrimônio cultural material.).
	
	
	
	14
	Capacidade de identificar algumas características da pirâmide de Quéops e de reconhecer sua importância como patrimônio cultural da humanidade.
	Alternativa C.
	
	
	
	15
	Capacidade de reconhecer alguns dos valores que envolvem a seleção de algum saber ou elemento da cultura material como um patrimônio da humanidade. 
	Pessoal. Espera-seque o aluno desenhe algum elemento que ele considere muito importante para a sua história ou para a história da comunidade da qual ele faz parte. Na segunda parte da atividade, espera-se que o aluno apresente uma legenda para seu desenho, explicando o valor do elemento para ele que justifique sua classificação como patrimônio.
	
	
	
	
	História – 5º ano – 1º bimestre

Continue navegando