Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
COMUTAÇÃO E VLAN

Pré-visualização | Página 1 de 2

1,25 pts.
	
		1.
		(UFU-MG/2018) Um Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) no Linux é responsável pela gestão dos endereços IP que são usados pelos dispositivos da rede em questão.
Em relação a Cliente/Servidor DHCP no Linux, analise as afirmativas abaixo.
I. Sistema Linux atua como Cliente DHCP para enviar uma solicitação ao Serviço DHCP em cada placa de rede habilitada no dispositivo e, para tal, utiliza o endereço MAC para identificar-se na solicitação.
II. O endereço IP 192.186.4.100 e uma máscara de sub-rede de 255.255.255.0, fornecidos pelo Servidor DHCP, indicam que a parte da rede é "192.168" e a parte do host é "4.100".
III. Em ambientes mais seguros, o Servidor DHCP pode garantir que determinadas máquinas recebam endereços específicos, ou seja, o servidor fornece IPs específicos para solicitações de dispositivos com endereços MAC específicos.
IV. A alocação de endereço IP ao Cliente DHCP não tem restrições de tempo, ou seja, uma vez que o endereço IP seja alocado ao Cliente DHCP, não é necessário que o cliente renove a alocação de endereço depois de um determinado tempo.
Considerando-se essas afirmações, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	II e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	II e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
		1,25 pts.
	
		2.
		Em uma empresa há um modem, que também é roteador, que recebe o sinal de Internet e o distribui por cabo e via wireless para computadores e dispositivos móveis dos funcionários. Como esse roteador não possui portas suficientes para ligar por cabos outros 5 computadores, um técnico sugeriu utilizar um equipamento que, ligado ao roteador, poderá oferecer portas suficientes para ligar outros computadores do escritório, permitindo, inclusive, acesso à Internet. O equipamento sugerido foi um
	
	
	
	
	dmz.
	
	
	 vnc bridge.
	
	
	hub usb.
	
	
	proxy.
	
	
	switch.
	
	
		1,25 pts.
	
		3.
		(ITEP/RN 2021) As VLANs (Virtual Local Area Networks) são utilizadas com vários propósitos, que vão desde a organização administrativa dessas redes até as questões que envolvem a segurança dos dispositivos. Quanto às VLANs e seu funcionamento, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	A separação em VLANs depende da existência de switches de camada 3 na rede.
	
	
	A quantidade de VLANs depende do número de roteadores disponíveis na rede.
	
	
	Uma rede pode ter um número infinito de VLANs, a critério do administrador.
	
	
	São definidas através de uma configuração da camada de enlace.
	
	
	Funcionam com base no endereçamento IP das redes locais.
	
	
		1,25 pts.
	
		4.
		(AL-AP 2020) Os equipamentos dentro da mesma VLAN se comunicam diretamente, porém, não há comunicação direta entre VLANs diferentes. Assim, para fazer a comunicação ("ponte") entre duas VLANs, é mais adequado o uso de um roteador ou:
	
	
	
	
	Switch L3.
	
	
	Switch L2.
	
	
	Modem L2.
	
	
	Repetidor.
	
	
	Hub.
	
	
		1,25 pts.
	
		5.
		"Para obter o melhor desempenho da equipe de TI e demais colaboradores, é essencial estruturar corretamente os recursos das empresas. Atualmente, uma das melhores opções é o switch de rede, que apresenta vantagens em relação a outros equipamentos com funções semelhantes.  Na prática, apesar da pandemia do novo Coronavírus ser responsável por acelerar a transformação digital das empresas e adesão de novas ferramentas, essa necessidade de inovação tem ganhado espaço nas organizações ao decorrer dos últimos anos. O gerente de TI ao comparar os equipamentos de rede,  espera que a sua empresa obtenha um melhor desempenho na comunicação entre os departamentos de sua empesa".
Fonte: https://abxtelecom.com.br/blog/2019/06/05/switch-de-rede/
Qual alternativa que expressa as características de funcionamento e vantagem do switch de rede?
	
	
	
	
	O switch de rede serve para fazer a conexão dos computadores em uma rede local e permite a transmissão de informações entre as máquinas. Referente a economia e custo benefício a sua implementação entre os departamentos jamais ocorre de forma virtual, pois o equipamento não suporta tal funcionalidade.
	
	
	Um switch é um dispositivo que não conecta todos os elementos da sua rede. Ele  não atua como ponte ou unidade de controle para que computadores, impressoras, servidores e todos os outros tipos de dispositivos possam se comunicar.
	
	
	O switch de rede não serve para fazer as conexões dos computadores em uma rede local e também não permite a transmissão de informações entre as máquinas.
	
	
	O switch de rede serve para fazer a conexão dos computadores em uma rede local e permite a transmissão de informações entre as máquinas. Referente a economia e custo benefício, a sua implementação entre os departamentos pode ocorrer de forma virtual.
	
	
	Não usamos o switch de rede para fazer a comunicação de uma rede local, usamos o hub e o roteador.
	
	
		1,25 pts.
	
		6.
		(Instituto-aocp-2021-adaptada) As VLANs (Virtual Local Area Networks) são utilizadas com vários propósitos, que vão desde a organização administrativa dessas redes até as questões que envolvem a segurança dos dispositivos. Também podemos utilizar para diminuir os custos das organizações economizando sem a necessidade de compra de equipamentos e utilizando-as virtualmente. Quanto às VLANs e seu funcionamento, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Atua na camada de transporte do modelo OSI.
	
	
	Não permite a segmentação da rede em VLANs.
	
	
	Amplia a ocorrência de broadcast storms o que aumenta a velocidade da rede.
	
	
	 São definidas através de uma configuração da camada de enlace.
	
	
	Funcionam com base no endereçamento IP das redes locais.
	
	
		1,25 pts.
	
		7.
		Leia o texto abaixo e complete a alternativa correta:
"Para obter o melhor desempenho da equipe de TI e demais colaboradores, é essencial estruturar corretamente os recursos das empresas. Atualmente, uma das melhores opções é o switch de rede, que apresenta vantagens em relação a outros equipamentos com funções semelhantes. Na prática, apesar da pandemia do novo Coronavírus ser responsável por acelerar a transformação digital das empresas e adesão de novas ferramentas, essa necessidade de inovação tem ganhado espaço nas organizações ao decorrer dos últimos anos. O switch de rede serve para fazer a conexão dos computadores em uma rede local e permite a transmissão de informações entre as máquinas. O aparelho pode ser considerado uma evolução do hub, desempenhando o mesmo papel. No entanto, possui ganhos no desempenho e na personalização do funcionamento. O switch, também chamado de ___________________, tem diversas portas RJ45 fêmeas para conexão dos computadores ligados na rede. Inicialmente, o aparelho retransmite a mensagem recebida para todos os equipamentos nas demais portas conectadas."
Fonte: https://abxtelecom.com.br/blog/2019/06/05/switch-de-rede
 
	
	
	
	
	Uma Central TDM.
	
	
	Uma Hierarquia Digital Síncrona.
	
	
	Um Comutador.
	
	
	Um Repetidor.
	
	
	Um hub.
	
	
		1,25 pts.
	
		8.
		Hubs, switches, roteadores e modems são equipamentos de distribuição e conexão de rede que, apesar de terem funções parecidas, se distinguem uns dos outros pela maneira como fazem seus trabalhos. É importante conhecer alguns detalhes sobre eles, como por exemplo, ao comprar um produto para compartilhar uma conexão de internet ou ampliar uma rede local. Das vantagens citadas abaixo, qual equipamento estamos nos referindo?
a) Permite que vários utilizadores se comuniquem  paralelamente através do uso de circuitos virtuais e de segmentos de rede dedicados em um ambiente livre de colisões. Isso maximiza a largura de banda disponível em um meio compartilhado.
b) Outra vantagem é que mudar para um ambiente de LAN comutada é muito econômico porque o cabeamento e o hardware existentes podem ser usados mais de uma vez.
c) Os administradores da rede têm grande flexibilidade em gerenciamento de rede através de sua eficácia e do software para configurar a LAN.
Página12