Buscar

Mastectomia, Linfedema e Tratamento Fisioterapêutico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola Superior de Cruzeiro – Curso de Fisioterapia 
Disciplina: Dermato funcional – 6O período 
Professor: Ana Paula Cardoso
Aluno : Igor Courbassier Pereira 
Estudo Dirigido – Mastectomia, Linfedema e Tratamento Fisioterapêutico
Questões: 
1 Defina Câncer de Mama e cite seus sinais e sintomas.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos.
2 Defina Mastectomia e explique, resumidamente, os tipos de Mastectomias (Simples, Parcial e Radical).
Existem vários tipos de mastectomia, com base na forma como a cirurgia é realizada e na quantidade de tecido removido:
Mastectomia simples. Nesse procedimento, o cirurgião remove toda a mama, incluindo o mamilo, aréola e pele. ...
Na mastectomia parciale um tipo de cirurgia utilizada para a retirada de tumor benigno, ou seja, aqui não estamos falando de câncer, mas sim de um nódulo. Dessa forma, a mastectomia parcial – também chamada de setorectomia ou quadrantectomia – pode ser realizada sem maiores consequências.
Na mastectomia radical retira-se um pouco mais de tecido em comparação com a simples. Aqui são retirados músculos e os gânglios que ficam localizados na área da axila. Quanto aos músculos, existem algumas variantes:
3 Defina Linfedema e os classifique.
O linfedema é o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo. Isso causa inchaço (edema), mais frequentemente nos braços ou pernas. O linfedema também pode acometer o rosto, pescoço, abdome e órgãos genitais. É importante saber que uma vez que o linfedema se torna crônico, não é mais possível ser curado. Lembre-se de conversar com sua equipe médica sobre os riscos de desenvolver linfedema e o que pode ser feito para diminuí-los. Portanto, uma intervenção precoce e cuidadosa poderá diminuir os sintomas e em casos de linfedema já instalado, evitar que piorem.
4 Quais os objetivos de tratamentos fisioterapêuticos?
O grande propósito do tratamento fisioterapêutico é oferecer qualidade de vida às pessoas, por meio da prevenção e reabilitação física
São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objectivo recuperar a função dos mesmos.
5 Cite 4 tratamentos fisioterapêuticos para o Linfedema decorrente de Mastectomia
recursos fisioterapêuticos como forma de tratamento para o linfedema: terapia complexa descongestiva (TCD), compressão pneumática (CP), estimulação elétrica de alta voltagem (EVA) e laserterapia.
6 Dentre os tratamentos fisioterapêuticos, defina o que vem a ser a Técnica de TFC
A terapia física complexa (TFC) é um método de tratamento, que tem por objetivo principal, reduzir o edema causado pela insuficiência do sistema linfático ; devolvendo, assim, a funcionalidade do membro ou região do corpo comprometido.
A TFC é uma tétrade composta por drenagem linfática manual, cuidados de pele, compressão ( por enfaixamento ou luvas) e exercícios miolinfocinéticos. Estes quatro componentes devem ser realizados conjuntamente e eventualmente podem sofrer alguma modificação na sua aplicação dependendo do quadro clínico do paciente.

Mais conteúdos dessa disciplina