Buscar

Projeto de Pesquisa - teoria e método

Prévia do material em texto

TÍTULO DO PROJETO:
 A VIOLÊNCIA CONTIDA NO ESPAÇO URBANO NOS BAIRROS SANTA MÔNICA E UMUARAMA EM UBERLÂNDIA – MG.
A cidade de Uberlândia, localizada no estado de Minas Gerais, possui uma população estimada em 662.362 habitantes, de acordo com o levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2015. Ficando atrás apenas de Belo Horizonte, que possui 2.502.557 habitantes.
Pertencente do Triangulo Mineiro ou Alto Paraíba, Uberlândia possui uma economia forte, com o PIB (Produto Interno Bruto) estimado em R$ 25 774 947 mil reais, de acordo com o IBGE 2013, ocupando o 21° entre os maiores PIB municipais brasileiros, ficando à frente de diversas capitais brasileiras. O crescimento da economia de Uberlândia pode ser explicado conforme Soares et al (2004, p. 154);
“O Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, por estar em área do cerrado, apresenta um sistema urbano constituído por meio de núcleos urbanos dispersos e desarticulados, em decorrência das baixas densidades demográficas e do pouco dinamismo econômico, definido pela agricultura de subsistência e pelas atividades da pecuária em latifúndios. [...] a rede urbana, associada à grande propriedade rural, caracteriza se por uma densidade menor de cidades, quando comparada a uma rede urbana associada à pequena propriedade. As atividades comerciais concentradas em Uberlândia [...] foram, gradativamente, garantindo a inserção dessa região na economia mercantil nacional e intensificando as articulações comerciais com as demais cidades de Minas Gerais e também com os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. A ampliação das relações mercantis também foi capaz de equipar de infraestrutura as principais cidades da região, assim como incentivar a produção agropecuária e industrial. ”
Com o crescimento e urbanização, Uberlândia sofre com os impactos dos altos da alta criminalidade e a violência. Sendo que a manifestação espacial do crime, segundo Felix (2003, p. 1) “[...] altera valores e percepções espaciais, deteriora os espaços urbanos, altera os níveis de concentração ou esvaziamento e cria espaços do medo”. Dessa forma, é visto que violência altera o ambiente e a população que ali vive, e apesar de atingir principalmente os bairros periféricos, lugares que possuem alto fluxo de pessoas também são considerados grandes alvos de violência. 
Logo, os bairros que residem a Universidade Federal Uberlândia têm se tornado alvos de violência. Uma vez que, Uberlândia hoje, recebe estudantes de todo país que se migram após serem aprovados principalmente por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) na instituição de ensino federal da cidade, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), que de acordo com o levantamento de dados feito pela própria instituição, possui uma estimativa de 19.747 universitários graduandos em seus campi, sendo os principais, localizados em Uberlândia - Santa Mônica e Umuarama, a instituição também possui o campus Glória em construção, o campus Educação Física e outros campi nas cidades de Pato de Minas, Ituiutaba (Pontal) e em Monte Carmelo.
Após a aprovação no processo seletivo, muitos alunos que vêm de outras cidades, procuram moradias próximas a universidade. Situação responsável pela aglomeração de estudantes nos bairros que situam os campi, tornando se verdadeiros alvos da criminalidade em questão.
TEMA DE PESQUISA
Diante da situação apresentada, é apontado como temática as circunstâncias que impulsionam aos índices de crimes ocorridos próximos a UFU. Isso porque, nos últimos anos, é perceptível a violência frequente nos bairros Santa Mônica e Umuarama, causando dessa maneira, medo e insegurança no cotidiano dos estudantes. Conforme Baierl (2004, p.20), o sentimento de medo construído pela sociedade tem sofrido alterações “[...] o tecido urbano e, consequentemente, a vida cotidiana da população. Todos se sentem afetados, ameaçados e correndo perigo”. 
PROBLEMA DE PESQUISA
Quais fatores levam a ocorrência de criminalidade nos bairros Santa Mônica e Umuarama próximos aos campi da UFU?
OBJETO GERAL
Entender as particularidades que levam a criminalidade na cidade de Uberlândia nos bairros Santa Mônica e Umuarama.
OBJETOS ESPECÍFICOS 
· Levantar informações relacionadas aos tipos de violência que ocorrem nos bairros Santa Mônica e Umuarama, em ênfase aos alunos da instituição de ensino UFU (Universidade Federal de Uberlândia), dentro e fora da universidade.
· Identificar o perfil das vítimas mais afetadas pela criminalidade ocorrida nos bairros Santa Mônica e Umuarama.
· Investigar os lugares, horários e a frequência que mais acontecem ações de caráter violento nos bairros de pesquisa.
 HIPÓTESE DE TRABALHO
Tendo em vista que grande parcela dos moradores dos bairros Santa Mônica e Umuarama são estudantes da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), é possível afirmar como hipótese que estudantes residem nestes bairros, são mais propensos a serem a serem vítimas da violência e assaltos do que estudantes que moram em outros bairros. 
Também, partindo do ponto de vista hipotético, é valido apontar que a algumas ruas e até mesmo próprio campus UFU possui pouca iluminação durante a noite, o que facilita para que ações de caráter violento sejam realizadas. 
METODOLOGIA DE PESQUISA
Considerando que, a questão da violência nos bairros Santa Mônica e Umuarama ainda foi pouco estudada, podemos dizer que os principais dados serão obtidos por meio do trabalho de campo, através de pesquisas no banco de dados da Policia Militar de Uberlândia – Minas Gerais nos Boletins de Ocorrência dos bairros estudados.
NATUREZA DE DADOS
Utilização de dados primários realizados através do trabalho de campo, realizando entrevistas e aplicando formulários com o intuito de identificar o perfil dos estudantes mais prejudicados pela violência contida nos bairros. Dados secundários na coleta de dados na Policia Militar em decorrência dos Boletins de Ocorrências, levantando informações sobre a criminalidade das áreas em questão. A pesquisa será voltada para a área da Geografia Urbana, logo, será feito leituras voltadas para estes campos de estudo. 
 REFERÊNCIAS 	
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Estimativa População 2015 Minas Gerais > Uberlândia IBGE. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?codmun=317020&idtema=130>. Acesso em 16 de abril de 2016.
IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Minas Gerais > Belo Horizonte > Estimativa População 2015. IBGE. Disponivel em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=310620&idtema=130&search=minas-gerais|belo-horizonte|estimativa-da-populacao-2015->. Acesso em 16 de abril de 2016.
UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Anuário 2015 ano base 2014 UFU. UFU Disponível em: <http://www.ufu.br/sites/www.ufu.br/files/Anuario_2015_ano_base_2014_v_FINAL_.pdf> p.173. Acessado em 21 de abril de 2016.
BAIERL, L. F. Medo social: Da violência visível ao invisível da violência. São Paulo: Cortez, 2004, 224p.
FELIX, A. F. Geografia do Crime de Marília/SP: Aspectos da violência e criminalidade em uma cidade média brasileira. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS URBANOS, 4. 2003, Buenos Aires. Resumos... Buenos Aires, 2003. CD-ROM, p.1
SOARES, Beatriz Ribeiro; BESSA, K. C. F. O; OLIVEIRA, B, S; ENGEL, A. S. Dinâmica urbana na bacia do rio Araguari (MG) – 1970-2000. In: LIMA, S. do C; SANTOS, R. J dos. Gestão ambiental na bacia do rio Araguari: rumo ao desenvolvimento sustentável, Uberlândia: UFU/IG, Brasília: CNPq,2004, p. 154
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE GEOGRAFIA
TEORIA E MÉTODO DA GEOGRAFIA
Prof. Dr. Mirlei Fachini Vicente Pereira 
A VIOLÊNCIA CONTIDA NO ESPAÇO URBANO NOS BAIRROS SANTA MÔNICA E UMUARAMA EM UBERLÂNDIA – MG.
AMANDA SILVA ALMEIDA
Uberlândia
2016

Continue navegando