Buscar

Avaliação 2 Fundamentos de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 2 DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM - UNIASSELVI - CORRIGIDA PELO AVA
1- A OMS coloca a segurança do paciente com seis atributos de assistência de qualidade, junto com a efetividade da assistência, o cuidado prestado, tendo o paciente como centro do atendimento, a oportunidade, a eficiência e a equidade. A partir disso, a segurança do paciente passa a ser subdivida em seis protocolos básicos.Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos protocolos:
A- Rapto de crianças nas maternidades. (CORRETA)
B- Cirurgia segura.
C- Prescrição e administração de medicamentos seguros.
D- Identificação correta do paciente.
2- A segurança do ambiente não diz respeito apenas ao meio físico, mas também abrange o meio psicossocial, estando diretamente relacionada com a qualidade de vida do paciente. Apesar de ampla, essa definição aborda um cenário de cuidados da enfermagem com o paciente, que vai desde a sua hospitalização até locais comunitários, como escolas, creches, asilos e o próprio domicílio do paciente. Lembrando que o ambiente seguro não é bom apenas para o paciente, mas sim para o profissional que precisa assisti-lo. Diante disso, precisamos estar atentos aos grupos vulneráveis.Sobre esses grupos, assinale a alternativa CORRETA:
A- Crianças, analfabetos e idosos de baixa renda.
B- Adultos desempregados, mães solteiras e idosos.
C- Adultos deficientes físicos, classes de baixa renda e analfabetos.
D- Crianças, idosos, doentes mentais e classes de baixa renda. (CORRETA)
3- O exame físico é um conjunto de técnicas para realizar a avaliação física de um paciente. Essas técnicas são padronizadas e podem ser utilizadas por profissionais da saúde que visam diagnosticar algum mau funcionamento do organismo, sendo que diversos distúrbios podem ser diagnosticados por meio do exame físico. O ambiente para a realização do exame físico deve ser preparado antes de iniciar a abordagem.Sobre as características adequadas para se fazer o exame, assinale a alternativa INCORRETA:
A- Ambiente fresco.
B- Sala com isolamento de chumbo. (CORRETA)
C- Sem barulhos ou ruídos.
D- Boa iluminação.
4- A dor é considerada um sinal vital e quando está presente pode influenciar em outros sinais vitais. É importante considerar a dor conforme o relato do paciente, pois a sensibilidade é individual.Sobre as formas de avaliação, assinale a alternativa INCORRETA:
A- A avaliação da dor deve ser feita com instrumentos específicos que considerem a condição clínica do paciente, a faixa etária e o nível de consciência.
B- A avaliação da dor busca identificar a sua etiologia e também a sensação do paciente.
C- Após realização da avaliação da dor, se não houver medicação prescrita, não há o que a enfermagem fazer. (CORRETA)
D- Existem, ainda, diversos modelos de escalas: Escala Verbal Numérica, Pain Assessment in Advanced Dementia (PAINAD) e Escala Behavior Pain Scale (BPS).
5- A Resolução COFEN nº 427/2012, que normatiza os procedimentos da enfermagem no emprego de contenção mecânica de pacientes, permite o enfermeiro empregar a contenção mecânica em situações de urgência e emergência, e, preferencialmente, em conformidade com protocolos estabelecidos pelas instituições de saúde, públicas ou privadas, a que estejam vinculados.A contenção do paciente só deve ser realizada quando:
A- Sempre que o paciente estiver agitado.
B- A pedido dos familiares e ou responsáveis legais pelo paciente.
C- A equipe achar que for necessário, em concordância com os familiares do paciente.
D- Não for possível nenhuma outra inversão, como a verbal e a medicamentosa (quando recomendada pelo médico), podendo ser empregado, então, o isolamento, a contenção física ou a contenção mecânica. (CORRETA)
6- Temos o protocolo da cirurgia segura, no qual o objetivo é minimizar os riscos de possíveis eventos adversos durante o procedimento cirúrgico. Esse protocolo visa identificar o paciente certo, a realização do procedimento certo e o local do procedimento certo, ou seja, busca reduzir possíveis erros, danos e eventos adversos ao paciente. O protocolo de cirurgia segura, portanto, é baseado em três momentos. Sobre esses momentos, assinale a alternativa CORRETA: 
A- Antes de realizar o preparo cirúrgico; antes de realizar a incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala de cirurgia.
B- Antes do paciente entrar em sala, antes de realizar a incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala de recuperação.
C- Antes de realizar a incisão cirúrgica; antes de realizar a sutura final e antes da saída do paciente da sala de recuperação.
D- Antes de realizar a sedação e anestesia do paciente; antes de realizar a incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala de cirurgia. (CORRETA)
7- É a onda de expansão e contração das artérias, resultante dos batimentos cardíacos. Na palpação do pulso verifica-se frequência, ritmo e tensão. Nesse caso, referimo-nos a um sinal vital. Sobre o sinal descrito, assinale a alternativa CORRETA:
A- Saturação.
B- Respiração.
C- Pressão Arterial.
D- Pulso. (CORRETA)
8- A segurança do paciente é algo que nós, profissionais da saúde, temos como principal preocupação, por isso devemos pensar sempre no ambiente em que ele está inserido e como melhorar tal ambiente para que ele não ofereça risco. No entanto, além do paciente, precisamos lembrar dos profissionais de saúde, pois é importante avaliar os riscos e evitar, assim, danos à saúde do trabalhador.Com relação à segurança do ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:
A- Risco físico: como choque elétrico, temperatura elevada ou baixa, radiação, iluminação e umidade.
B- Risco químico: como incêndio, gases ou vapores.
C- Risco Espacial: a localização do setor de atendimento. (CORRETA)
D- Risco mecânico: como o risco de queda.
9 A pressão arterial é a força exercida sobre as paredes de uma artéria pelo sangue que pulsa sob pressão do coração. O sangue flui por meio do sistema circulatório por causa da mudança de pressão. Ele se move de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão.Sobre a pressão máxima e mínima, assinale a alternativa CORRETA:
A- A pressão máxima é quando ocorre a ejeção de sangue para as coronárias (diástole), e a pressão mínima ocorre quando os ventrículos se contraem (sístole).
B- A pressão máxima é quando os ventrículos relaxam e o sangue que permanece nas artérias (diástole), e a pressão mínima é quando ocorre a ejeção de sangue para aorta (sístole).
C- A pressão máxima é quando ocorre a ejeção de sangue para aorta (sístole), e a pressão mínima ocorre quando os ventrículos relaxam e o sangue permanece nas artérias (diástole). (CORRETA)
D- A pressão máxima é quando a ejeção de sangue para cava (diástole), e a pressão mínima ocorre quando os átrios relaxam e o sangue permanece nas coronárias (sístole).
10- No exame físico de J.P., sexo feminino, 31 anos de idade, verificaram-se os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 36 ºC; respiração regular com 24 incursões por minuto; pulso radial de 68 batimentos por minuto; pressão sistólica de 115 mmHg e pressão diastólica de 75 mmHg.Nesse caso, o enfermeiro identifica que a mulher apresenta:
A- Taquipneia. (CORRETA)
B- Hipotermia.
C- Padrão respiratório de Biot.
D- Pressão arterial limítrofe.

Outros materiais