Buscar

Aap4 - Cosmetologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap1 - Optativa (interdisciplinaridade na Atenção À Saúde de Povos Indígenas)
1)Considere o seguinte trecho:
 
A Coroa portuguesa possuía interesse em escravizar os indígenas brasileiros, principalmente para transformá-los em mão-de-obra para os engenhos de cana-de-açúcar.  A partir do final do século XVI, passaram a existir algumas leis que limitavam tal prática; no entanto, a escravidão indígena continuou por muito tempo. Os índios brasileiros historicamente tem resistido à escravidão imposta pelos colonizadores mas isso não significa que milhares de indígenas não tenham morrido de tanto trabalhar ou mesmo pelas doenças com as quais tiveram contato durante a invasão de seus territórios.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Durante o tempo em que o Brasil permaneceu como colônia de Portugal, muitos indígenas foram obrigados a se deslocarem para espaços mais reduzidos e é por isso que muitos povos não estavam ocupando seus territórios tradicionais na época da promulgação da Constituição Federal de 1988.
2)A Funai, instituição responsável pela política indigenista do Estado brasileiro, tem um órgão responsável para proteger a região onde são indicadas as referências a esses grupos sem contato: é a Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados (CGIIRC), que confirmou a existência de 28 desses grupos. Em toda a América Latina, o Brasil é o único país a ter um órgão específico para desenvolver políticas de proteção aos isolados. A CGIIRC está organizada em doze Frentes de Proteção Etnoambiental (Juruena, Awa-Guajá, Cuminapanema, Vale do Javari, Envira, Guaporé, Madeira, Madeirinha, Purus, Médio Xingu, Uru-Eu-Wau-Wau e Yanomami), que atuam na Amazônia brasileira, em regiões onde houve confirmação da presença de índios isolados e também onde vivem povos de recente contato.
Fonte: ISA. Disponível em <https://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/quem-sao/Indios-isolados> Acesso em 26/11/2017.
 
Com base no exposto, considere as seguintes afirmações:
 
I - As informações sobre grupos isolados estão catalogadas pelo órgão responsável, vinculado à Funai, em densos relatórios que versam sobre o número exato de indivíduos e acerca do modo de vida dessas populações. 
II - De acordo com o Instituto Socioambiental, a grande maioria desses grupos estão localizados na amazônia brasileira, em Terras Indígenas, Parques Nacionais ou Florestas Nacionais.
III - Muito provavelmente, esses grupos não estão em isolamento desde à época da chegada dos portugueses. Ou seja, é mais possível que o isolamento tenha sido uma opção do grupo após alguma situação traumática, como uma grande quantidade de mortes após uma epidemia, por exemplo.
IV - É importante ressaltar que os povos indígenas nunca mantiveram intensas relações e redes de trocas, o que faz da situação de isolamento algo duradouro e absoluto para a própria condição de indígena. 
Agora, assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
Alternativas:
Apenas as afirmação I, II e III estão corretas.
3)A Constituição Federal de 1988 representa uma conquista para esses povos, devido ao reconhecimento de sua cidadania e autonomia, rompendo com a tutela e a perspectiva integracionista e assimilacionista que caracterizavam o contexto jurídico-político do Estado até o fim da década de 80. Os indígenas são cidadãos, possuem todos os direitos do cidadão comum, além daqueles específicos garantidos pela Constituição. São garantidos o respeito à sua organização social, costumes, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, protegê-las e fazer respeitar todos os seus bens (CF/88 art.231). Essa mesma Constituição define a saúde como direito de todos e dever do Estado, consolidando os princípios para a criação do Sistema Único de Saúde/SUS (CF/88 art.196).
Fonte: FUNAI. Disponível em <http://www.funai.gov.br/index.php/saude> Acesso em 20/11/2017.
 
Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas seguintes afirmações:
 
(   ) Uma das formas que os indígenas residentes em cidades desenvolvem para a garantia de seus direitos é a organização política.
(   ) A Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN) que congrega mulheres que migraram para a cidade de Manaus.
(   ) Originários do sertão de Pernambuco, grande parte da população masculina dos Pankararu migrou para a capital paulista a partir dos anos 1950 para trabalharem como mão de obra na construção civil.  Os Pankararu residentes na favela do Real Parque em São Paulo somam cerca 170 famílias e estão organizados na Associação Indígena SOS Comunidade Pankararu. 
(   ) Com a implementação de políticas em ações afirmativas, um número cada vez maior de estudantes indígenas deixa seus locais de origem para frequentarem cursos regulares ofertados pelas universidades brasileiras. 
 Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta de marcações:
Alternativas:
 V-V-V-V.
4)A história do contato entre portugueses e povos indígenas durante a invasão ocorrida a partir de 1500 foi marcada por um verdadeiro etnocídio. Isto quer dizer que o início da história do Brasil foi marcado pela destruição de muitas culturas indígenas. Ao lado das guerras empreendidas pelos portugueses neste processo de conquista do território brasileiro, o que provocou o deslocamento forçado de muitos povos indígenas para o interior do país, as epidemias constituem-se como uma das principais causas da mortandade indígena, principalmente com o contato com doenças para as quais não se tinha imunidade, como a gripe, a varíola e o sarampo. A política do Estado Brasileiro direcionada às populações indígenas - a política indigenista - procurou, ao longo da história, promover a assimilação dos povos indígenas à sociedade brasileira.
Com base no trecho destacado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
 Acreditava-se que os indígenas, com o passar do tempo, iriam desaparecer enquanto povos culturalmente distintos; mas aconteceu exatamente o contrário.

Continue navegando