Buscar

Modelo de 3 Camadas na Arquitetura TCP/IP

Prévia do material em texto

O modelo de redes de 3 camadas, amplamente utilizado na arquitetura de redes TCP/IP, tem um funcionamento bem interessante para a transmissão de dados na rede de computadores.
O modelo de 3 camadas passa por diversos processos e, da camada de rede até a camada física, existem regras e complementações dos dados que serão encaminhados. São informações agregadas que definem o endereço de origem e o destino do dado, em quantas divisões esse dado será empacotado e quais as rotas que cada pedaço de dado irá seguir, até chegar ao destino final.
Diante do cenário, temos o modelo de 3 camadas (física, enlace e redes) que interligam os equipamentos de uma rede local. Quais equipamentos são envolvidos nesse cenário?
	Diante desse cenário teremos os seguintes equipamentos envolvidos: roteador, switch, repetidor, ponte e hub.
	Os roteadores enviam os dados de um segmento a outro da rede. Eles usam pacotes de dados que contêm várias camadas ou seções, uma das quais contém informações de identificação, como remetente, tipo de dados, tamanho e, o mais importante, o endereço IP de destino (protocolo de Internet). O roteador lê essa camada, prioriza os dados e escolhe a melhor rota a ser usada para cada transmissão.
	O switch é basicamente um equipamento para estender os pontos de rede, conectando todos os aparelhos de uma rede, transmitindo vários pacotes de dados simultaneamente o que aumenta a velocidade da rede. Ele melhora o desempenho da rede Wi-Fi pois evita a colisão de dados da rede e também permite a comunicação em redes que tenham máquinas com placas com velocidades diferentes, sem que a velocidade seja prejudicada. Existem switches de 8, 12, 24, 36 portas.
	Repetidor o próprio nome já diz, ele recebe um sinal, o amplifica e retransmite, com isso aumenta o alcance de um sinal na rede local.
	Ponte é um tipo de dispositivo que conecta duas redes diferentes fornecendo comunicação entre elas. Ele tem a capacidade de analisar o tráfego da rede e definir por qual segmento de rede o dado tem que trafegar. Ponte também pode ser usado ​​para conectar segmentos de rede com fio para os sem fio, esse modelo é chamado de ponte de modo duplo, pois ele contém Ethernet e Wi-Fi na mesma unidade.
	O Hub é um dispositivo concentrador, responsável por centralizar a distribuição dos dados na rede, eles são semelhantes a interruptores, mas são “menos inteligentes". Enquanto os switches enviam dados para uma porta específica, os hubs transmitem todos os dados recebidos para todas as portas ativas, o que torna a rede mais lenta.

Continue navegando

Outros materiais