Buscar

atividade grito do ipiranga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBS = NÃO RASURAR A FOLHA, TODAS AS QUESTÕES DO TEXTO REEFAZER NA FOLHA DO CADERNO! 
 Tela “ O Grito do Ipiranga”
Independência ou Morte ou O Grito do Ipiranga é uma pintura do artista brasileiro Pedro Américo. É considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da independência do Brasil, sendo o gesto oficial da fundação do Brasil.[1] Seu nome vem da exclamação de D. Pedro I ao proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822: "É tempo! Independência ou Morte! Estamos separados de Portugal!
A obra de Américo é reconhecida por se tratar de uma construção de identidade nacional através da arte, como as obras de Victor Meirelles e outros pintores.[4] O quadro é um patrimônio biográfico-visual do Brasil, mostrando um momento decisivo da história da nação, apresentando uma visão gloriosa do passado brasileiro e revelando muito sobre uma determinada época do Brasil do século XIX. No entanto, não corresponde inteiramente a uma memória nacional, com sua visão épica da cena da proclamação. O quadro de Américo pode ser comparado a outras obras produzidas por diferentes artistas, o que lhe atribuiu acusações de plágio. A pintura é um exemplo da arte acadêmica no Brasil e seu caráter idealizado diverge das tendências realistas da época. Apesar do pintor concordar com o grupo de teóricos então chamados de "idealistas", sua postura artística se voltava a um diálogo com as tendências "realistas" de pintura histórica.
1 - Em relação à composição da tela, verifique o que se pede:
a) Que cores predominam? O que essas cores podem indicar em relação ao clima e ao período do dia em que a cena ocorre?
b) Que sensasões a imagem desperta em você: agitação, equilibrio, medo, tristeza ou outra?
c) O que chama mais atenção: a paizagem ou os personagens?
2- Sobre o tempo e o espaço, responda: 
a)A cena se passa num ambiente urbano ou rural?
b) Em que época se passa a cena?
c) O que parece que eles estão fazendo? E porque?
4 – o que foi necessário para que o brasil se emancipasse de portugual?
5 – qual foi a importancia da independência?
6- faça um desenho e pinte a tela “O grito do ipiranga” utilizando lapis grafite.
Preservação ou Morte
O artivista Mundano homenageia o cacique Aritana em ‘releitura’ da obra ‘O grito do Ipiranga’, de 1888
Na escola, a gente aprende que, em 7 de setembro de 1822, o jovem imperador D. Pedro I gritou Independência ou Morte! às margens do rio Ipiranga para declarar que não se renderia aos mandos e desmandos da corte portuguesa. Em 1888, o pintor Pedro Américo eternizou esse momento glorioso numa obra monumental – mede 4,16m por 7,6 m – que chamou de Grito do Ipiranga.
“Aritana não era apenas o cacique da etnia Yawalapiti, mas, sim, de todo o Xingu . Ele ajudou os irmão Villas-Boas a fundar o Parque Indígena do Xingu, a maior reserva indígena do mundo“. E lamenta: “Infelizmente, ele foi mais uma vítima fatal da Covid-19,
Para o artivista, o tamanho de Aritana nessa obra – um gigante! – representa a grandiosidade de seu legado e de sua luta pela vida, que só será possível por meio da preservação do meio ambiente. 
1 - Desde de 1500, com a chegada dos colonizadores, os indigenas brasileiros sofrem com o preconceito, invasão e exploração da suas terras, mesmo com a criação de orgão como a (FUNAI) a violência contra esses povos continua. Com base no texto abordado responda.
a) explique com suas palavras as consequências para os povos índegenas com a chegada dos colonizadores e o que podemos fazer para resolver essa situação?
b)qual foi o objetivo principal da colonização do brasil?
2 - O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização não governamental brasileira fundada em 22 de abril de 1994 com o objetivo de defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos dos povos indígenas do Brasil. O ISA desenvolve programas e campanhas em parceria com diversas outras organizações, e é uma instituição de referência na temática socioambiental no Brasil, com base no texto abordado responda.
a) Os indígenas pode garantir alguma proteção as florestas brasileira? Por que?
b) As invasões de garimpeiros trazem consequências para os indígenas? Quais?
c)os indígenas ajudaram a amplicar a diversidade da fauna e da flora no brasil, como isso é possivel?
3 – faça um desenho da obra de Mundana “ Preservação ou morte”.

Continue navegando