Buscar

Cultura Luso brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cultura Luso-brasileira - GUI
Aluno (a): 
Data: / / 201_.
Aleara Lorenzatto Borlina 21/03/2021Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1)	O dístico “ordem e progresso” escrito em nossa bandeira tem origem no slogan positivista que influencia a Primeira República. Explique.
R: Esse dístico foi criado com base no positivismo que foi abreviado do lema “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”. O positivismo defende a ideia do progresso contínuo da humanidade
2)	A publicação de O Guarani, de José de Alencar, em 1857, busca no índio a representação do homem brasileiro, ainda que ao modelo de uma sociedade europeia e idealizada. Desenvolva essa afirmação.
R: Apesar de retratar um herói brasileito dentro da cultura do país, ele não deixa de ser um cavaleiro medieval que se coloca como servo da mulher amada. Além da apresentação da relação de patrão e empregado bem como a de um senhor feudal com seus vassalos.
3)	A vinda da família real para o Brasil interfere diretamente na vida cultural da colônia. Por quê?
R: A vinda da família real trouxe muitas mudanças para o Brasil, com a abertura dos portos todas as nações que comercializavam com Portugal puderam também iniciar comércio com o Brasil assim diversificando o comércio e oferecendo cabeleireiros, chapeleiros e modistas. Além disso, tivemos também um aumento no acervo de arte, livros, mapas, manuscritos, teatro e música.
4)	Tomás Antônio Gonzaga, no poema “Marília de Dirceu”, adapta à paisagem brasileira a concepção de um mundo ideal. De que forma?
R: Um mundo ideal representa paz, felicidade e harmonia, Tomás Antônio Gonzaga trás isso através da descrição da paisagem quando ele fala sobre “rica terra”, “rios caudalosos”, “minada serra”. Ressaltando a exuberância desta terra.
5)	O sebastianismo manteve-se por longo tempo presente na memória afetiva do povo português. Além disso, a literatura serve para confirmar o lugar do mito, como no caso do livro Mensagem, de Fernando Pessoa, no qual o poema “D. Sebastião, rei de Portugal” nos oferece uma leitura específica sobre o tema. Discorra sobre o assunto.
R: O Sebastianismo traz uma expectativa de salvação, já que haviam crenças que D. Sebastian um dia retornaria e salvaria seu povo da atual situação. Esse movimento tem início no Brasil no nordeste com o inconformismo político vigente. No livro mensagem, Fernando Pessoa trás não só apenas a visão histórica dessa lenda de um herói salvador mas configurou todo um enredo e simbologia relacionado em momentos de crises.
6)	A colonização portuguesa no Brasil enfrenta o problema da adaptação entre culturas e interesses diferentes. De um lado, a cultura europeia, representada pela escassez e pela repressão; de outro, a do selvagem, representada pela abundância e pela liberdade. Dito isso, discorra sobre o que representou o encontro entre colonos, índios e religiosos no Brasil.
R: Podemos caracterizar esse evento mais como um desencontro de culturas que resultou na exterminação e submissão dos indígenas que aqui viviam. A coroa de Portugal enviou navios para povoar o “novo mundo”, os indígenas resistiram à tentativa inicial de dominação e expulsaram “os novos habitantes”. Mais tarde uma nova expedição foi enviada com o propósito de explorar mineral e vegetação do local. os índios estranhavam a tecnologia e poder militar dos portugueses, enquanto os mesmos espantaram-se com os hábitos dos índios, não terem construções sofisticadas, nem serem cristãos. A relação inicial é basicamente o escambo.
7)	O conservadorismo político no Brasil da década de 1930 tem no Integralismo sua principal representação. Explique essa afirmação.
R: Sendo o Integralismo uma ideologia que defende o ultranacionalismo, defesa dos valores cristões e a união do povo brasileiro e o Conservadorismo um movimento com base em determinadas tradições culturais brasileiras o primeiro tem grande influência no segundo. O conservadorismo pode ser considerado um integralismo moderno
8)	Com a profissionalização do futebol, surgem as primeiras grandes equipes de massa como o Flamengo, do Rio de Janeiro. Como se dá esse processo?
R: O esporte vindo a Inglaterra ganha fama nas camadas populares brasileiras, nas mais humildes, negras e mestiças que contribuem com uma diferença na forma de jogar. O que aconteceu foi que quando a aristocracia estava com número baixo de jogadores, essas vagas eram preenchidas pelos empregados. Assim se dão as primeiras formações de grandes equipes.
9)	Mesmo com o processo de cerceamento promovido pela censura oficial, aliado à propaganda anticomunista, a literatura dos anos 1930 oferece uma série de propostas de leitura do Brasil, do ponto de vista social. Dê exemplos.
R: Com maioria de autores nordestinos, essa série de romances parece formar junto com público leitos do centro sul uma visão de um Brasil desconhecido, uma literatura porta voz da sociedade que relata outra realidade do país. essa literatura não se trata de criar uma alegoria do homem brasileiro mas sim de denunciar a situação de desigualdade envolvendo ricos e pobres, a seca, o latifúndio, a exploração.
10)	Em sua viagem ao Nordeste, Mário de Andrade descobre a figura de Chico Antônio, cantador de coco que lhe causa grande impressão. O que representa essa descoberta?
R: Fica impressionado com sua voz, fica impressionado com a cultura e seu gigantesco projeto de pensar a cultura do Brasil e toda essa pesquisa feita em sua viagem tem o objetivo de constituir a obra “ Na Pancada do Ganzá”.
11)	A Semana de Arte Moderna representa um escândalo pelo inusitado das questões que traz à tona do debate cultural. Explique.
R: Esse evento traz a inclusão da cultura brasileira na cultura moderna e as obras, ideias e propostas apresentadas são recebidas com estranheza,
12)	A exposição de Anita Malfatti, em 1917, representou um escândalo sem precedentes e gerou como resposta o artigo “Paranoia ou mistificação?”, de Monteiro Lobato. De que trata o conhecido artigo?
R: Monteiro ataca com dureza o expressionismo em sua vertente brasileira, referindo- se a pintura de modo a desconsiderá-la. A exposição de Anita serve como medida da aceitação problemática da opinião pública e da crítica em função do inusitado das questões que suscita. A Atitude de Monteiro serve para dar ênfase ao evento inovador, em que pese a dureza das críticas. Há uma divisão do pensamento entre o moderno e o antimoderno.
Cultura Luso-brasileira - GUI
Cultura Luso-brasileira - GUI

Outros materiais