Logo Passei Direto
Buscar

Prova Objetiva - PROJETOS DE REDES III - INFRAESTRUTURA DE REDES LOCAIS

User badge image
MMM Geral

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando as empresas necessitam atualizar ou substituir as redes locais existentes, sempre buscam soluções que permitam melhorar o desempenho da rede, com redução de investimento e das despesas operacionais, e que forneçam alta largura de banda e também aumentem a segurança e a confiabilidade da rede. Assim, para atender a esses requisitos, as empresas estão utilizando as Redes Ópticas Passivas (PON), também chamada de POL (Passive Optical LAN). Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 2 – Tema 3.
Com base na informação apresentada acima e as características das redes PON disponíveis no texto da rota, avalie as asserções a seguir.
I. As redes PON LAN apresentam uma taxa de transmissão de gigabit, com a utilização de uma única fibra óptica até a área de trabalho do usuário.
II. Uma rede PON LAN é uma infraestrutura de rede de camada 2, que permite a fornecer os serviços convergentes de dados, voz e vídeo.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Um dos aspectos a serem abordados na elaboração de projetos das redes WLAN é a segurança da rede, pois, como os sinais das redes wireless podem se propagar para fora do espaço do ambiente, sem medidas de segurança eficientes, a instalação de um WLAN pode ser o equivalente a colocar portas Ethernet em todos os lugares, mesmo para fora do ambiente da rede. Assim, para tratar as possíveis ameaças, mantendo os intrusos fora da rede e protegendo os dados, dois recursos de segurança iniciais foram usados e ainda estão disponíveis na maioria dos roteadores e Access Points são a ocultação do SSID e a filtragem dos endereços MAC. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 5.
Porém, considerando-se que a melhor maneira de proteger uma rede sem fio é a utilização de sistemas de autenticação e de criptografia, conforme apresentado no texto da rota, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O padrão mais atual é o WPA2, que utiliza o AES (Advanced Encryption Standard) para a criptografia, sendo considerado o protocolo de criptografia mais forte atualmente.
II. O primeiro método de autenticação, descrito no padrão inicial do 802.11, foi o WEP (Wired Equivalent Privacy), projetado para proteger os dados usando o método de criptografia RC4 (Rivest Cipher 4) com uma chave estática.
III. Em todos os padrões empregados nas redes wireless, que são o WEP, WPA, WPA2 e WPA3, temos o processo de criptografia assimétrica, com a utilização de chaves diferentes para os clientes e para os Access Points.
IV. Para corrigir as vulnerabilidades do WEP (Wired Equivalent Privacy), foi desenvolvido o padrão WPA (Wi-Fi Protected Access), que utilizava chaves temporárias.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Para a elaboração de um projeto de rede PON LAN é necessário definir qual será o protocolo a ser utilizado, entre as duas opções de protocolos existentes, que são o EPON e o GPON. E uma das principais diferenças entre estes dois padrões é taxa de transmissão, sendo que o protocolo GPON opera com uma taxa de até 2,5Gbps de downstream e 1,25Gbps de upstream e o protocolo EPON opera com uma taxa de 1,25Gbps, tanto para o downstream quanto para o upstream. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 2 – Tema 5.
Considerando que, além das características descritas acima, ainda temos outros fatores a serem considerados na escolha do protocolo, analise as afirmações a seguir.
I. A tecnologia já disseminada pelos provedores de acesso à Internet foi o GPON, sendo então necessário utilizarmos o EPON para a rede LAN.
II. Para manter a compatibilidade com o protocolo já empregado nas redes LAN convencionais cabeadas cabe a opção seria a escolha do protocolo EPON.
III. A escolha do protocolo GPON tem como benefício a facilidade no processo de aquisição dos componentes e de contratação de profissionais com conhecimento deste padrão.
IV. Para evitar problemas de configuração, considerando a compatibilidade com os equipamentos instalados pelos provedores de acesso à Internet, a opção ideal é o padrão EPON.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Os Access Points podem operar de duas maneiras diferentes, que são o modo autônomo, também chamado de standalone, e o modo baseado em controladora. No modo autônomo os APs são configurados utilizando-se a interface de linha de comando ou através de uma interface gráfica GUI, sendo úteis em situações onde apenas alguns APs são necessários para a implementação da rede WIFi em uma organização. No modo de operação baseado em controladora (Controller-based), os dispositivos não exigem configuração inicial e são frequentemente chamados de LAPs (lightweight APs). Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 3.
Tendo como base as características da operação das redes baseadas em controladoras, contidas no texto da rota, avalie as afirmações a seguir.
I. A instalação de novos Access Points é facilitada pela configuração automática de cada um deles, à medida que são adicionados à rede.
II. Os Access Points gerenciados pela controladora deverão ser conectados diretamente, necessitando de uma rede cabeada dedicada, pois demandarão um grande volume de tráfego.
III. Para suportar o grande volume de tráfego da controladora, poderão ser utilizadas diversas interfaces Ethernet, configurando-se um EtherChannel no switch de conexão da controladora.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I e IV.
E I, III e IV.

Para a elaboração dos projetos das redes WLAN é necessário considerarmos que os dispositivos utilizarão frequências específicas para o processo de comunicação com a rede, que são definidas dentro de uma faixa de valores, que são então divididas em faixas menores, chamadas de canais. Assim, se a demanda por um canal específico for muito alta, é provável que esse canal fique saturado, causando a degradação da qualidade da comunicação de todos os terminais. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 5.
Portanto, sendo necessária a definição da canalização a ser empregada, conforme descrito no texto da rota, analise as alternativas abaixo.
I. Para os padrões que operam na frequência de 2,4GHz podemos utilizar, de acordo com a legislação da Anatel, apenas 11 canais.
II. Em um projeto de uma rede WLAN empregando o padrão 802.11n, poderemos ter a utilização de até quatro canais distintos, sem que ocorra a sobreposição de canais.
III. Para os padrões que operam na frequência de 5GHz temos uma quantidade maior de canais, o que permitirá a implementação de uma rede com maior desempenho.
IV. Na elaboração do projeto, deve ser garantido que a sobreposição dos sinais emitidos pelos Access Points ocorra apenas com canais não adjacentes, e considerando também a largura dos canais.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Um dos elementos que compões a infraestrutura das empresas, principalmente nas empresas de grande porte, é o Data Center. E uma das normas empregadas para a elaboração de projetos de Data Center é a norma ANSI/TIA-942, que abrange a infraestrutura de telecomunicações e todos os demais aspectos de um data center de missão crítica, incluindo a localização de instalação do Data Center, a estrutura arquitetônica e física do edifício, a infraestrutura elétrica e mecânica, bem como os sistemas de segurança contra incêndio e de segurança física. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 4 – Tema 1.
Considerando os espaços definidos pela referida norma, conforme descritos no texto da rota, avalie as afirmações a seguir.
I. Os equipamentos de mecânica e elétrica deverão ser alocados em um espaço externo ao ambiente do Data Center.
II. Para a administração do Data Center deverá ser alocado um espaço dentro do ambiente do Data Center.
III. Existem duas salas de telecomunicações e equipamentos, sendo uma para os serviços externos e outra para o ambiente do Data Center.
IV. A sala de comutadores está conectada às salas de entrada e à sala de telecomunicações que atenderá o escritório da administração.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

O cabeamento de fibra óptica é o outro tipo de cabeamento utilizado em redes, porém, por ter um custo maior, não é tão comumente utilizado como os vários tipos de cabeamento de cobre. Mas o cabeamento de fibra óptica tem certas propriedades que o tornam a melhor opção em determinadas situações, justificando o investimento neste tipo de tecnologia. O cabo de fibra óptica permite a transmissão de dados em distâncias maiores e com maiores larguras de banda do que qualquer outra mídia de rede. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 1 – Tema 2.
A partir das características das fibras do tipo monomodo e do tipo multimodo, analise as aplicações descritas abaixo, identificando quais são efetivamente os cenários de aplicação de cada um dos tipos de fibras ópticas.
I. As fibras monomdo (SMF) possuem um núcleo menor do que as fibras multimodo (MMF), utilizando um transmissor do tipo laser, e com um maior alcance.
II. Com a utilização de um transmissor do tipo Laser é possível obtemos um alcance maior da rede, tanto com a fibra monomodo quanto com a fibra multimodo.
III. As fibras multimodo (MMF) possuem um núcleo maior do que as fibras monomdo (SMF), utilizando um transmissor do tipo led, com um menor alcance.
IV. Uma das diferenças entre as fibras monomdo e multimodo é a dispersão, o que é maior na fibra do tipo multimodo, limitando o alcance da rede com este tipo de fibra.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Para a elaboração de projetos de infraestrutura de redes é necessário a adoção das normas pertinentes, tais como as normas publicadas pela TIA. E uma destas normas é a norma TIA-568.0, que define que um sistema de cabeamento estruturado deve ser implementado em uma topologia hierárquica, onde temos os diversos elementos de manobra, que são interligados formando uma topologia em estrela. No ponto central da estrela teremos o elemento de manobra principal, que é chamado de Main Cross-Connect. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 1 – Tema 3.
Em relação à função do Main Cross-Connect, em uma topologia de rede local, podemos afirmar corretamente que
A A conexão dos equipamentos de usuários é realizada nas tomadas de telecomunicações, que são conectadas diretamente ao Main Cross-Connect através do cabeamento estruturado.
B Apenas os elementos de manobra designados como Horizontal Cross-Connect é que podem ser conectados ao Main Cross-Connect.
C As conexões dos serviços externos e a distribuição dos serviços para a rede interna são realizadas através do Main Cross-Connect.
D Os switches de acesso, que permitem a conexão dos usuários com a rede local, são interconectados diretamente ao Main Cross-Connect, permitindo a interconexão entre eles.
E Caso tenhamos um switch core na rede, este switch é que fará a função de Main Cross-Connect, sendo conectado diretamente ao sistema de cabeamento estruturado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Nota: 10.0
É correto apenas o que se afirma em
I. Uma porta tronco pode ser configurada apenas para a conexão dos switches com o roteador ou para a conexão entre os switches, de acordo com a hierarquia da rede comutada.
II. Um tronco é definido como uma conexão que permitirá o encaminhamento de tráfego de todas as VLANs, excluindo o tráfego de broadcast, independente da VLAN onde tenha sido gerado.
III. Um tronco de VLAN não pertence a uma VLAN específica, permitindo o encaminhamento do tráfego de todas as VLANs, estendendo as VLANs por toda a rede comutada.
IV. Além da conexão dos switches com o roteador e com os demais switches, uma porta tronco pode ser configurada também para a conexão dos switches com os servidores.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I e IV.

Na implementação das redes wireless, além da tecnologia empregada nas redes WLAN, que também é chamada de WiFi, temos ainda outros sistemas de transmissão sem fio. E estes outros padrões de rede sem fio são empregados para a implementação de outros tipos de redes, desde a transmissão em redes pessoais (PAN) até as redes de longa distância (WAN). E cada uma destas tecnologias e padrões terão suas características distintas, de acordo com o tipo de rede.
É correto apenas o que se afirma em
I. Para as redes pessoais, que são chamadas de WPAN (Wireless Personal-Area Networks), temos a utilização de transmissores de baixa potência, pois são redes de curto alcance.
II. As redes com uma cobertura maior do que as redes WLAN são as redes de cobertura metropolitana, que são chamadas de WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), podendo utilizar tecnologias distintas da WLAN.
III. Uma das tecnologias empregadas nas redes wireless com cobertura de longa distância, que são as redes chamadas de WWAN (Wireless Wide-Area Networks), é a tecnologia WiMAX (Worldwide Interoperability for Microware Access).
IV. Nas redes pessoais podem ser empregadas as mesmas tecnologias das redes WLAN, tal como o padrão Zigbee, que pode ser utilizado tanto nas redes WPAN quanto nas redes WLAN.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I e IV.
E I, III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando as empresas necessitam atualizar ou substituir as redes locais existentes, sempre buscam soluções que permitam melhorar o desempenho da rede, com redução de investimento e das despesas operacionais, e que forneçam alta largura de banda e também aumentem a segurança e a confiabilidade da rede. Assim, para atender a esses requisitos, as empresas estão utilizando as Redes Ópticas Passivas (PON), também chamada de POL (Passive Optical LAN). Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 2 – Tema 3.
Com base na informação apresentada acima e as características das redes PON disponíveis no texto da rota, avalie as asserções a seguir.
I. As redes PON LAN apresentam uma taxa de transmissão de gigabit, com a utilização de uma única fibra óptica até a área de trabalho do usuário.
II. Uma rede PON LAN é uma infraestrutura de rede de camada 2, que permite a fornecer os serviços convergentes de dados, voz e vídeo.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Um dos aspectos a serem abordados na elaboração de projetos das redes WLAN é a segurança da rede, pois, como os sinais das redes wireless podem se propagar para fora do espaço do ambiente, sem medidas de segurança eficientes, a instalação de um WLAN pode ser o equivalente a colocar portas Ethernet em todos os lugares, mesmo para fora do ambiente da rede. Assim, para tratar as possíveis ameaças, mantendo os intrusos fora da rede e protegendo os dados, dois recursos de segurança iniciais foram usados e ainda estão disponíveis na maioria dos roteadores e Access Points são a ocultação do SSID e a filtragem dos endereços MAC. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 5.
Porém, considerando-se que a melhor maneira de proteger uma rede sem fio é a utilização de sistemas de autenticação e de criptografia, conforme apresentado no texto da rota, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O padrão mais atual é o WPA2, que utiliza o AES (Advanced Encryption Standard) para a criptografia, sendo considerado o protocolo de criptografia mais forte atualmente.
II. O primeiro método de autenticação, descrito no padrão inicial do 802.11, foi o WEP (Wired Equivalent Privacy), projetado para proteger os dados usando o método de criptografia RC4 (Rivest Cipher 4) com uma chave estática.
III. Em todos os padrões empregados nas redes wireless, que são o WEP, WPA, WPA2 e WPA3, temos o processo de criptografia assimétrica, com a utilização de chaves diferentes para os clientes e para os Access Points.
IV. Para corrigir as vulnerabilidades do WEP (Wired Equivalent Privacy), foi desenvolvido o padrão WPA (Wi-Fi Protected Access), que utilizava chaves temporárias.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Para a elaboração de um projeto de rede PON LAN é necessário definir qual será o protocolo a ser utilizado, entre as duas opções de protocolos existentes, que são o EPON e o GPON. E uma das principais diferenças entre estes dois padrões é taxa de transmissão, sendo que o protocolo GPON opera com uma taxa de até 2,5Gbps de downstream e 1,25Gbps de upstream e o protocolo EPON opera com uma taxa de 1,25Gbps, tanto para o downstream quanto para o upstream. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 2 – Tema 5.
Considerando que, além das características descritas acima, ainda temos outros fatores a serem considerados na escolha do protocolo, analise as afirmações a seguir.
I. A tecnologia já disseminada pelos provedores de acesso à Internet foi o GPON, sendo então necessário utilizarmos o EPON para a rede LAN.
II. Para manter a compatibilidade com o protocolo já empregado nas redes LAN convencionais cabeadas cabe a opção seria a escolha do protocolo EPON.
III. A escolha do protocolo GPON tem como benefício a facilidade no processo de aquisição dos componentes e de contratação de profissionais com conhecimento deste padrão.
IV. Para evitar problemas de configuração, considerando a compatibilidade com os equipamentos instalados pelos provedores de acesso à Internet, a opção ideal é o padrão EPON.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Os Access Points podem operar de duas maneiras diferentes, que são o modo autônomo, também chamado de standalone, e o modo baseado em controladora. No modo autônomo os APs são configurados utilizando-se a interface de linha de comando ou através de uma interface gráfica GUI, sendo úteis em situações onde apenas alguns APs são necessários para a implementação da rede WIFi em uma organização. No modo de operação baseado em controladora (Controller-based), os dispositivos não exigem configuração inicial e são frequentemente chamados de LAPs (lightweight APs). Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 3.
Tendo como base as características da operação das redes baseadas em controladoras, contidas no texto da rota, avalie as afirmações a seguir.
I. A instalação de novos Access Points é facilitada pela configuração automática de cada um deles, à medida que são adicionados à rede.
II. Os Access Points gerenciados pela controladora deverão ser conectados diretamente, necessitando de uma rede cabeada dedicada, pois demandarão um grande volume de tráfego.
III. Para suportar o grande volume de tráfego da controladora, poderão ser utilizadas diversas interfaces Ethernet, configurando-se um EtherChannel no switch de conexão da controladora.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I e IV.
E I, III e IV.

Para a elaboração dos projetos das redes WLAN é necessário considerarmos que os dispositivos utilizarão frequências específicas para o processo de comunicação com a rede, que são definidas dentro de uma faixa de valores, que são então divididas em faixas menores, chamadas de canais. Assim, se a demanda por um canal específico for muito alta, é provável que esse canal fique saturado, causando a degradação da qualidade da comunicação de todos os terminais. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 5.
Portanto, sendo necessária a definição da canalização a ser empregada, conforme descrito no texto da rota, analise as alternativas abaixo.
I. Para os padrões que operam na frequência de 2,4GHz podemos utilizar, de acordo com a legislação da Anatel, apenas 11 canais.
II. Em um projeto de uma rede WLAN empregando o padrão 802.11n, poderemos ter a utilização de até quatro canais distintos, sem que ocorra a sobreposição de canais.
III. Para os padrões que operam na frequência de 5GHz temos uma quantidade maior de canais, o que permitirá a implementação de uma rede com maior desempenho.
IV. Na elaboração do projeto, deve ser garantido que a sobreposição dos sinais emitidos pelos Access Points ocorra apenas com canais não adjacentes, e considerando também a largura dos canais.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Um dos elementos que compões a infraestrutura das empresas, principalmente nas empresas de grande porte, é o Data Center. E uma das normas empregadas para a elaboração de projetos de Data Center é a norma ANSI/TIA-942, que abrange a infraestrutura de telecomunicações e todos os demais aspectos de um data center de missão crítica, incluindo a localização de instalação do Data Center, a estrutura arquitetônica e física do edifício, a infraestrutura elétrica e mecânica, bem como os sistemas de segurança contra incêndio e de segurança física. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 4 – Tema 1.
Considerando os espaços definidos pela referida norma, conforme descritos no texto da rota, avalie as afirmações a seguir.
I. Os equipamentos de mecânica e elétrica deverão ser alocados em um espaço externo ao ambiente do Data Center.
II. Para a administração do Data Center deverá ser alocado um espaço dentro do ambiente do Data Center.
III. Existem duas salas de telecomunicações e equipamentos, sendo uma para os serviços externos e outra para o ambiente do Data Center.
IV. A sala de comutadores está conectada às salas de entrada e à sala de telecomunicações que atenderá o escritório da administração.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

O cabeamento de fibra óptica é o outro tipo de cabeamento utilizado em redes, porém, por ter um custo maior, não é tão comumente utilizado como os vários tipos de cabeamento de cobre. Mas o cabeamento de fibra óptica tem certas propriedades que o tornam a melhor opção em determinadas situações, justificando o investimento neste tipo de tecnologia. O cabo de fibra óptica permite a transmissão de dados em distâncias maiores e com maiores larguras de banda do que qualquer outra mídia de rede. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 1 – Tema 2.
A partir das características das fibras do tipo monomodo e do tipo multimodo, analise as aplicações descritas abaixo, identificando quais são efetivamente os cenários de aplicação de cada um dos tipos de fibras ópticas.
I. As fibras monomdo (SMF) possuem um núcleo menor do que as fibras multimodo (MMF), utilizando um transmissor do tipo laser, e com um maior alcance.
II. Com a utilização de um transmissor do tipo Laser é possível obtemos um alcance maior da rede, tanto com a fibra monomodo quanto com a fibra multimodo.
III. As fibras multimodo (MMF) possuem um núcleo maior do que as fibras monomdo (SMF), utilizando um transmissor do tipo led, com um menor alcance.
IV. Uma das diferenças entre as fibras monomdo e multimodo é a dispersão, o que é maior na fibra do tipo multimodo, limitando o alcance da rede com este tipo de fibra.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.

Para a elaboração de projetos de infraestrutura de redes é necessário a adoção das normas pertinentes, tais como as normas publicadas pela TIA. E uma destas normas é a norma TIA-568.0, que define que um sistema de cabeamento estruturado deve ser implementado em uma topologia hierárquica, onde temos os diversos elementos de manobra, que são interligados formando uma topologia em estrela. No ponto central da estrela teremos o elemento de manobra principal, que é chamado de Main Cross-Connect. Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 1 – Tema 3.
Em relação à função do Main Cross-Connect, em uma topologia de rede local, podemos afirmar corretamente que
A A conexão dos equipamentos de usuários é realizada nas tomadas de telecomunicações, que são conectadas diretamente ao Main Cross-Connect através do cabeamento estruturado.
B Apenas os elementos de manobra designados como Horizontal Cross-Connect é que podem ser conectados ao Main Cross-Connect.
C As conexões dos serviços externos e a distribuição dos serviços para a rede interna são realizadas através do Main Cross-Connect.
D Os switches de acesso, que permitem a conexão dos usuários com a rede local, são interconectados diretamente ao Main Cross-Connect, permitindo a interconexão entre eles.
E Caso tenhamos um switch core na rede, este switch é que fará a função de Main Cross-Connect, sendo conectado diretamente ao sistema de cabeamento estruturado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Nota: 10.0
É correto apenas o que se afirma em
I. Uma porta tronco pode ser configurada apenas para a conexão dos switches com o roteador ou para a conexão entre os switches, de acordo com a hierarquia da rede comutada.
II. Um tronco é definido como uma conexão que permitirá o encaminhamento de tráfego de todas as VLANs, excluindo o tráfego de broadcast, independente da VLAN onde tenha sido gerado.
III. Um tronco de VLAN não pertence a uma VLAN específica, permitindo o encaminhamento do tráfego de todas as VLANs, estendendo as VLANs por toda a rede comutada.
IV. Além da conexão dos switches com o roteador e com os demais switches, uma porta tronco pode ser configurada também para a conexão dos switches com os servidores.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I e IV.

Na implementação das redes wireless, além da tecnologia empregada nas redes WLAN, que também é chamada de WiFi, temos ainda outros sistemas de transmissão sem fio. E estes outros padrões de rede sem fio são empregados para a implementação de outros tipos de redes, desde a transmissão em redes pessoais (PAN) até as redes de longa distância (WAN). E cada uma destas tecnologias e padrões terão suas características distintas, de acordo com o tipo de rede.
É correto apenas o que se afirma em
I. Para as redes pessoais, que são chamadas de WPAN (Wireless Personal-Area Networks), temos a utilização de transmissores de baixa potência, pois são redes de curto alcance.
II. As redes com uma cobertura maior do que as redes WLAN são as redes de cobertura metropolitana, que são chamadas de WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), podendo utilizar tecnologias distintas da WLAN.
III. Uma das tecnologias empregadas nas redes wireless com cobertura de longa distância, que são as redes chamadas de WWAN (Wireless Wide-Area Networks), é a tecnologia WiMAX (Worldwide Interoperability for Microware Access).
IV. Nas redes pessoais podem ser empregadas as mesmas tecnologias das redes WLAN, tal como o padrão Zigbee, que pode ser utilizado tanto nas redes WPAN quanto nas redes WLAN.
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I e IV.
E I, III e IV.

Prévia do material em texto

Questão 1/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Quando as empresas necessitam atualizar ou substituir as redes locais existentes, 
sempre buscam soluções que permitam melhorar o desempenho da rede, com 
redução de investimento e das despesas operacionais, e que forneçam alta largura de 
banda e também aumentem a segurança e a confiabilidade da rede. Assim, para 
atender a esses requisitos, as empresas estão utilizando as Redes Ópticas Passivas 
(PON), também chamada de POL (Passive Optical LAN). 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 2 – Tema 3. 
Com base na informação apresentada acima e as características das redes PON 
disponíveis no texto da rota, avalie as asserções a seguir. 
• I. As redes PON LAN apresentam uma taxa de transmissão de gigabit, com 
a utilização de uma única fibra óptica até a área de trabalho do usuário. 
PORQUE 
• II. Uma rede PON LAN é uma infraestrutura de rede de camada 2, que 
permite a fornecer os serviços convergentes de dados, voz e vídeo. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Nota: 10.0 
 A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
 B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
Você acertou! 
 C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
 D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 
 E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
 
Questão 2/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Um dos aspectos a serem abordados na elaboração de projetos das redes WLAN é a 
segurança da rede, pois, como os sinais das redes wireless podem se propagar para 
fora do espaço do ambiente, sem medidas de segurança eficientes, a instalação de 
um WLAN pode ser o equivalente a colocar portas Ethernet em todos os lugares, 
mesmo para fora do ambiente da rede. Assim, para tratar as possíveis ameaças, 
mantendo os intrusos fora da rede e protegendo os dados, dois recursos de segurança 
iniciais foram usados e ainda estão disponíveis na maioria dos roteadores e Access 
Points são a ocultação do SSID e a filtragem dos endereços MAC. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 5. 
Porém, considerando-se que a melhor maneira de proteger uma rede sem fio é a 
utilização de sistemas de autenticação e de criptografia, conforme apresentado no 
texto da rota, avalie as afirmações a seguir. 
• I. O padrão mais atual é o WPA2, que utiliza o AES (Advanced Encryption 
Standard) para a criptografia, sendo considerado o protocolo de 
criptografia mais forte atualmente. 
• II. O primeiro método de autenticação, descrito no padrão inicial do 802.11, 
foi o WEP (Wired Equivalent Privacy), projetado para proteger os dados 
usando o método de criptografia RC4 (Rivest Cipher 4) com uma chave 
estática. 
• III. Em todos os padrões empregados nas redes wireless, que são o WEP, 
WPA, WPA2 e WPA3, temos o processo de criptografia assimétrica, com a 
utilização de chaves diferentes para os clientes e para os Access Points. 
• IV. Para corrigir as vulnerabilidades do WEP (Wired Equivalent Privacy), foi 
desenvolvido o padrão WPA (Wi-Fi Protected Access), que utilizava chaves 
temporárias. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 0.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
 C III e IV. 
 D I, II e IV. 
 E I, III e IV. 
 
Questão 3/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Para a elaboração de um projeto de rede PON LAN é necessário definir qual será o 
protocolo a ser utilizado, entre as duas opções de protocolos existentes, que são o 
EPON e o GPON. E uma das principais diferenças entre estes dois padrões é taxa de 
transmissão, sendo que o protocolo GPON opera com uma taxa de até 2,5Gbps de 
downstream e 1,25Gbps de upstream e o protocolo EPON opera com uma taxa de 
1,25Gbps, tanto para o downstream quanto para o upstream. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 2 – Tema 5. 
Considerando que, além das características descritas acima, ainda temos outros 
fatores a serem considerados na escolha do protocolo, analise as afirmações a seguir. 
• I. A tecnologia já disseminada pelos provedores de acesso à Internet foi o 
GPON, sendo então necessário utilizarmos o EPON para a rede LAN. 
• II. Para manter a compatibilidade com o protocolo já empregado nas redes 
LAN convencionais cabeadas, a opção seria a escolha do protocolo EPON. 
• III. A escolha do protocolo GPON tem como benefício a facilidade no 
processo de aquisição dos componentes e de contratação de profissionais 
com conhecimento deste padrão. 
• IV. Para evitar problemas de configuração, considerando a compatibilidade 
com os equipamentos instalados pelos provedores de acesso à Internet, a 
opção ideal é o padrão EPON. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 10.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
Você acertou! 
 C III e IV. 
 D I, II e IV. 
 E I, III e IV. 
 
Questão 4/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Os Access Points podem operar de duas maneiras diferentes, que são o modo 
autônomo, também chamado de standalone, e o modo baseado em controladora. No 
modo autônomo os APs são configurados utilizando-se a interface de linha de 
comando ou através de uma interface gráfica GUI, sendo úteis em situações onde 
apenas alguns APs são necessários para a implementação da rede WIFi em uma 
organização. No modo de operação baseado em controladora (Controller-based), os 
dispositivos não exigem configuração inicial e são frequentemente chamados de LAPs 
(lightweight APs). 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 3. 
Tendo como base as características da operação das redes baseadas em 
controladoras, contidas no texto da rota, avalie as afirmações a seguir. 
• I. A instalação de novos Access Points é facilitada pela configuração 
automática de cada um deles, à medida que são adicionados à rede. 
• II. Os Access Points gerenciados pela controladora deverão ser conectados 
diretamente, necessitando de uma rede cabeada dedicada, pois 
demandarão um grande volume de tráfego. 
• III. Para suportar o grande volume de tráfego da controladora, poderão ser 
utilizadas diversas interfaces Ethernet, configurando-se um EtherChannel 
no switch de conexão da controladora. 
• IV. Para a comunicação entre os Access Points e a controladora é utilizado 
um protocolo específico, que é o LWAPP (Lightweight Access Point 
Protocol). 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 0.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
 C III e IV. 
 D I, II e IV. 
 E I, III e IV. 
 
Questão 5/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Um dos espaços definido pela TIA-942 é a sala de entrada, que é o espaço na qual os 
provedores dos serviços de acesso irão interagir com o sistema de cabeamento do 
data center. Esta sala normalmente abriga os equipamentos dos provedores de 
acesso de telecomunicações, sendo o local onde normalmente são entregues os 
circuitos dos clientes que estão alocados no Data Center. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 4 – Tema 3. 
Tendo como base a especificação dos requisitos para a sala de entrada, de acordo 
com a norma TIA-942, e considerando as informações contidas no texto da rota, avalie 
as afirmações a seguir. 
• I. O espaço necessário para a sala de entrada dependerá do número de 
provedores de acesso, número de circuitos e tipos de circuitos a serem 
terminados na sala. 
• II. O tamanho da sala de entrada estará associado ao tamanho do Data 
Center, independentemente da quantidade de clientes que estejam 
alocados no ambiente do Data Center. 
• III. Os cabos externos instalados na sala de entrada devem ser terminados 
com protetores de surto, caso contenham componentes metálicos, 
incluindo os cabos de fibra óptica. 
• IV. As portas da sala de entrada devem ter abertura para fora da sala, ou 
deslizando deum lado para o outro, podendo também ser do tipo 
removíveis. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 10.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
 C III e IV. 
 D I e IV. 
 E I, III e IV. 
Você acertou! 
 
Questão 6/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Para a elaboração dos projetos das redes WLAN é necessário considerarmos que os 
dispositivos utilizarão frequências específicas para o processo de comunicação com a 
rede, que são definidas dentro de uma faixa de valores, que são então divididas em 
faixas menores, chamadas de canais. Assim, se a demanda por um canal específico 
for muito alta, é provável que esse canal fique saturado, causando a degradação da 
qualidade da comunicação de todos os terminais. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 5. 
Portanto, sendo necessária a definição da canalização a ser empregada, conforme 
descrito no texto da rota, analise as alternativas abaixo. 
• I. Para os padrões que operam na frequência de 2,4GHz podemos utilizar, 
de acordo com a legislação da Anatel, apenas 11 canais. 
• II. Em um projeto de uma rede WLAN empregando o padrão 802.11n, 
poderemos ter a utilização de até quatro canais distintos, sem que ocorra a 
sobreposição de canais. 
• III. Para os padrões que operam na frequência de 5GHz temos uma 
quantidade maior de canais, o que permitirá a implementação de uma rede 
com maior desempenho. 
• IV. Na elaboração do projeto, deve ser garantido que a sobreposição dos 
sinais emitidos pelos Access Points ocorra apenas com canais não 
adjacentes, e considerando também a largura dos canais. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 10.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
 C III e IV. 
Você acertou! 
 D I, II e IV. 
 E I, III e IV. 
 
Questão 7/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Um dos elementos que compões a infraestrutura das empresas, principalmente nas 
empresas de grande porte, é o Data Center. E uma das normas empregadas para a 
elaboração de projetos de Data Center é a norma ANSI/TIA-942, que abrange a 
infraestrutura de telecomunicações e todos os demais aspectos de um data center de 
missão crítica, incluindo a localização de instalação do Data Center, a estrutura 
arquitetônica e física do edifício, a infraestrutura elétrica e mecânica, bem como os 
sistemas de segurança contra incêndio e de segurança física. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 4 – Tema 1. 
Considerando os espaços definidos pela referida norma, conforme descritos no texto 
da rota, avalie as afirmações a seguir. 
• I. Os equipamentos de mecânica e elétrica deverão ser alocados em um 
espaço externo ao ambiente do Data Center. 
• II. Para a administração do Data Center deverá ser alocado um espaço 
dentro do ambiente do Data Center. 
• III. Existem duas salas de telecomunicações e equipamentos, sendo uma 
para os serviços externos e outra para o ambiente do Data Center. 
• IV. A sala de comutadores está conectada às salas de entrada e à sala de 
telecomunicações que atenderá o escritório da administração. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 0.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
 C III e IV. 
 D I, II e IV. 
 E I, III e IV. 
 
Questão 8/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
O cabeamento de fibra óptica é o outro tipo de cabeamento utilizado em redes, porém, 
por ter um custo maior, não é tão comumente utilizado como os vários tipos de 
cabeamento de cobre. Mas o cabeamento de fibra óptica tem certas propriedades que 
o tornam a melhor opção em determinadas situações, justificando o investimento neste 
tipo de tecnologia. O cabo de fibra óptica permite a transmissão de dados em 
distâncias maiores e com maiores larguras de banda do que qualquer outra mídia de 
rede. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 1 – Tema 2. 
A partir das características das fibras do tipo monomodo e do tipo multimodo, analise 
as aplicações descritas abaixo, identificando quais são efetivamente os cenários de 
aplicação de cada um dos tipos de fibras ópticas. 
• I. As fibras monomdo (SMF) possuem um núcleo menor do que as fibras 
multimodo (MMF), utilizando um transmissor do tipo laser, e com um maior 
alcance. 
• II. Com a utilização de um transmissor do tipo Laser é possível obtemos 
um alcance maior da rede, tanto com a fibra monomodo quanto com a 
fibra multimodo. 
• III. As fibras multimodo (MMF) possuem um núcleo maior do que as fibras 
monomdo (SMF), utilizando um transmissor do tipo led, com um menor 
alcance. 
• IV. Uma das diferenças entre as fibras monomdo e multimodo é a 
dispersão, o que é maior na fibra do tipo multimodo, limitando o alcance da 
rede com este tipo de fibra. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 10.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
 C III e IV. 
 D I, II e IV. 
 E I, III e IV. 
Você acertou! 
 
Questão 9/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Para a elaboração de projetos de infraestrutura de redes é necessário a adoção das 
normas pertinentes, tais como as normas publicadas pela TIA. E uma destas normas é 
a norma TIA-568.0, que define que um sistema de cabeamento estruturado deve ser 
implementado em uma topologia hierárquica, onde temos os diversos elementos de 
manobra, que são interligados formando uma topologia em estrela. No ponto central 
da estrela teremos o elemento de manobra principal, que é chamado de Main Cross-
Connect. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 1 – Tema 3. 
Em relação à função do Main Cross-Connect, em uma topologia de rede local, 
podemos afirmar corretamente que 
Nota: 10.0 
 A A conexão dos equipamentos de usuários é realizada nas tomadas de telecomunicações, que são conectadas diretamente ao Main Cross-
Connect através do cabeamento estruturado. 
 B Apenas os elementos de manobra designados como Horizontal Cross-Connect é que podem ser conectados ao Main Cross-Connect. 
 C As conexões dos serviços externos e a distribuição dos serviços para a rede interna são realizadas através do Main Cross-Connect. 
Você acertou! 
 D Os switches de acesso, que permitem a conexão dos usuários com a rede local, são interconectados diretamente ao Main Cross-Connect, 
permitindo a interconexão entre eles. 
 E Caso tenhamos um switch core na rede, este switch é que fará a função de Main Cross-Connect, sendo conectado diretamente ao sistema de 
cabeamento estruturado. 
 
Questão 10/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais 
Um dos aspectos contemplados na evolução dos padrões 802.11, para as redes 
wireless, é o aumento da taxa de transmissão, permitindo o aumento do número de 
conexões e do desempenho da rede. Como estas redes operam em um modelo de 
meio compartilhado, quanto maior a taxa de transmissão do Access Point, maior será 
a taxa de transmissão para cada um dos terminais conectados. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 2. 
 
Com base nas informações apresentadas acima e disponíveis no texto da rota, avalie 
as asserções a seguir. 
• I. Para o aumento da taxa de comunicação, os padrões mais atuais de redes 
WiFi empregam várias antenas instaladas no Access Point. 
PORQUE 
• II. As diversas antenas em um Access Point permitem que ele opere em 
diversas frequências simultaneamente, tal como 2,4GHz e 5GHz, que é a 
tecnologia chamada de MIMO 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Nota: 10.0 
 A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
 B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
 C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
Você acertou! 
 D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 
 E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
 
Questão 11/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais (questão opcional) 
Para permitiro encaminhamento do tráfego das VLANs através dos switches, por toda 
a rede comutada, além da configuração das VLANs, também é necessária a 
configuração dos troncos de VLAN. Isto permite que os dispositivos conectados a 
switches diferentes, mas que pertençam à mesma VLAN, se comuniquem diretamente, 
sem que este tráfego tenha que passar por um roteador. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 6 – Tema 2. 
E para que seja realizada esta configuração, de forma a garantir a operação correta 
dos troncos de VLAN, considerando os requisitos básicos para esta configuração 
conforme descritos no texto da rota, analise as alternativas abaixo. 
• I. Uma porta tronco pode ser configurada apenas para a conexão dos 
switches com o roteador ou para a conexão entre os switches, de acordo 
com a hierarquia da rede comutada. 
• II. Um tronco é definido como uma conexão que permitirá o 
encaminhamento de tráfego de todas as VLANs, excluindo o tráfego de 
broadcast, independente da VLAN onde tenha sido gerado. 
• III. Um tronco de VLAN não pertence a uma VLAN específica, permitindo o 
encaminhamento do tráfego de todas as VLANs, estendendo as VLANs por 
toda a rede comutada. 
• IV. Além da conexão dos switches com o roteador e com os demais 
switches, uma porta tronco pode ser configurada também para a conexão 
dos switches com os servidores. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 10.0 
 A I e II. 
 B II e III. 
 C III e IV. 
Você acertou! 
 D I, II e IV. 
 E I e IV. 
 
Questão 12/12 - Projetos de Redes III - Infraestrutura de Redes 
Locais (questão opcional) 
Na implementação das redes wireless, além da tecnologia empregada nas redes 
WLAN, que também é chamada de WiFi, temos ainda outros sistemas de transmissão 
sem fio. E estes outros padrões de rede sem fio são empregados para a 
implementação de outros tipos de redes, desde a transmissão em redes pessoais 
(PAN) até as redes de longa distância (WAN). E cada uma destas tecnologias e 
padrões terão suas características distintas, de acordo com o tipo de rede. 
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 3 – Tema 1. 
Considerando a aplicação das demais tecnologias de redes sem fio, e tendo como 
base as informações contidas na rota, avalie as afirmações a seguir. 
• I. Para as redes pessoais, que são chamadas de WPAN (Wireless Personal-
Area Networks), temos a utilização de transmissores de baixa potência, pois 
são redes de curto alcance. 
• II. As redes com uma cobertura maior do que as redes WLAN são as redes 
de cobertura metropolitana, que são chamadas de WMAN (Wireless 
Metropolitan Area Network), podendo utilizar tecnologias distintas da 
WLAN. 
• III. Uma das tecnologias empregadas nas redes wireless com cobertura de 
longa distância, que são as redes chamadas de WWAN (Wireless Wide-Area 
Networks), é a tecnologia WiMAX (Worldwide Interoperability for Microware 
Access). 
• IV. Nas redes pessoais podem ser empregadas as mesmas tecnologias das 
redes WLAN, tal como o padrão Zigbee, que pode ser utilizado tanto nas 
redes WPAN quanto nas redes WLAN. 
É correto apenas o que se afirma em 
Nota: 10.0 
 A I e II. 
Você acertou! 
 B II e III. 
 C III e IV. 
 D I e IV. 
 E I, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina