Buscar

Ética, Política e Sociedade - Avaliação II - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial
	1.
	A mudança de pensamento político ocorrida na modernidade teve influência de diversos aspectos históricos. Estes aspectos históricos interferiram diretamente nas questões epistemológicas e científicas que facilitaram estas mudanças. Acerca destes aspectos históricos, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao longo da modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as grandes navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	2.
	Mesmo não escrevendo nenhuma obra, o filósofo grego chamado Sócrates foi idealizador de teorias sobre o ser humano e a sociedade, que foram registradas por Platão e Aristóteles. Assim, para o filósofo grego Aristóteles, a política é um desdobramento natural da ética. Portanto, deve-se tomar cuidado para não confundir estes conceitos. Assinale a alternativa CORRETA que apresente a síntese do conceito de ética:
	 a)
	A política se preocupa com a moral social e, portanto, com a felicidade individual, para que cada um sinta-se realizado.
	 b)
	A ética possui como preocupação a moral individual e a felicidade individual dos seres humanos.
	 c)
	A política é composta por partidos políticos e pela sociedade, e ela busca sempre resolver os problemas morais e éticos de um grupo.
	 d)
	A ética se preocupa com a felicidade da cidade, ou seja, com a felicidade coletiva e com a moral social.
	3.
	No início da Idade Média, o Império Romano oficializou o cristianismo como religião oficial do império e, durante toda a Idade Média, a cultura do cristianismo dominou os povos ocidentais europeus. O cristianismo influenciou o pensamento político medieval e continua influenciando até hoje. Acerca do pensamento político cristão, analise as afirmativas a seguir:
I- Os governantes devem seguir as leis divinas para governar, pois é esta que deve conduzir o povo.
II- As virtudes cristãs devem ser cultivadas pelos governantes, tais como fé, esperança, lucro e desenvolvimento econômico.
III- A hierarquia política se justifica na ideia de uma ordem social eclesiástica, baseada na ideia de Direito Natural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Os valores éticos são constituídos na sociedade como um todo, respaldados na coletividade e, como tal, a liberdade individual está relacionada e vinculada a estes valores coletivos. Esta liberdade se realiza de forma concreta nas instituições históricas e sociais como a família, a sociedade civil e o Estado. Baseado nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Família.
II- Sociedade civil.
III- Estado.
(    ) Instituição que regula o relacionamento íntimo, geralmente restrito à esfera do lar, baseando-se nas doutrinas éticas destes relacionamentos.
(    ) É o espaço social em que é discutida e ampliada a discussão ética sobre os problemas que o mundo enfrenta.
(    ) Deve garantir a propriedade privada através de leis ou pelo uso da violência, no caso da existência do exército e da polícia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	5.
	Quando utilizarmos o termo política no cotidiano, estamos nos referindo à administração de aspectos de nossa vida particular e coletiva. Entretanto, a dimensão política da sociedade envolve, além de aspectos mais individualizados da pessoa, questões mais amplas de Estado e de Governo. Sobre as características do conceito de política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.
	 b)
	Na democracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de forma direta ou por meio de seus representantes, ou seja, o povo não participa.
	 c)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	 d)
	O governo é composto por programas e projetos que são propostos pela sociedade, enquanto que o Estado é formado pelas instituições que permitem as ações dos governos.
	6.
	Os computadores tomaram conta do cotidiano do trânsito, casas, bancos e fábricas. Sistemas, máquinas automáticas, caixas eletrônicos e celulares. Assim, novas formas de comunicação com base na tecnologia eletrônica foram estabelecidas a partir dos tempos atuais, baseando-se no entendimento de um ser concreto, real e histórico. Estas novas formas resultam na construção da consciência moral. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I- Os padrões de comportamento são estabelecidos a partir de consensos organizados pelos homens através de um diálogo aberto.
II- A ética do mundo contemporâneo é formada a partir de um consenso da coletividade, visando ao bem comum e às virtudes.
III- O dever ético baseia-se nas responsabilidades individuais e coletivas, embora muitas vezes o modelo individualista se sobressaia.
IV- As instituições, como a família, o clube, a escola e o Estado, são a garantia da realização da ética individual.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	A ideia de dever, introduzida pelo cristianismo na política, busca garantir segurança para a vontade, dividida sempre entre o bem e o mal. Para garantir o alcance da virtude, os princípios estabelecidos pelo divino devem ser seguidos. Temos assim uma ética coercitiva, determinada por um poder externo. Acerca das soluções para esta coercitividade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Rousseau indica que o homem nasce bondoso, pois sua consciência moral e a noção de dever são a manifestação divina no indivíduo. A sociedade corrompe o homem e o dever nos auxilia a retornar à posição inicial, aceitando a imposição externa.
(    ) Kant teoriza que, por natureza, o homem é desprovido de bondade, e o dever é que o controla e permite que haja uma ordem social. É assim que o ser egoísta, destrutivo, e que cobiça muitos prazeres é controlado.
(    ) A consciência moral e o dever permitem aos humanos conter sua maldade inata e, conforme Rousseau, esta maldade acompanha-os desde o nascimento. O controle moral é exercido pela sociedade, neste caso.
(    ) Para Kant, o homem é bom por natureza, ou seja, nasce bondoso. No entanto, à medida que se desenvolve, a sociedade o torna um ser destrutivo, desordenando a sociedade e corrompendo suas virtudes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	A Grécia antiga é considerada pelo conhecimento popular como o berço da democracia e da política, em especial, através dos exemplos das cidades-Estado de Atenas e Esparta. Ao mesmo tempo, na cultura helenística (grega), florescia a cultura clássica antiga. Osfilósofos gregos refletiram sobre a política e buscaram compreender suas origens. Sobre as análises destes filósofos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para os sofistas, foram os humanos que criaram a política, sem o auxílio dos deuses, para organizar a vida social.
	 b)
	Platão utiliza um mito para indicar que a política nasceu para provocar a discórdia entre os homens, a partir da intervenção de deuses.
	 c)
	Para Aristóteles, o homem já nasce um ser político e, portanto, a política está intrínseca na natureza humana.
	 d)
	Para Platão, a política é muito positiva, porque auxilia os homens a resolver os problemas que criaram.
	9.
	O campo da ética e da moral circundam com ênfase temas que têm mais significado e interesse, dependendo de cada época. Em determinadas épocas não foi de interesse social discutir sobre a "liberdade" como em outras. É dentro das instituições sociais, como família, sociedade civil e Estado, que a liberdade se realiza eticamente. Acerca da sociedade civil, analise as afirmativas a seguir:
I- Algumas reformas éticas dizem respeito às regras de conduta que envolvem a aquisição do trabalho e da propriedade.
II- Clisantes, Platão e Arquimedes foram filósofos que pensaram sobre os motivos pelos quais existe uma sociedade civil organizada.
III- A vontade política dos governantes deve ser a efetivação de princípios morais e éticos reformados, no que tange às regras de conduta.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	A Grécia antiga foi um ícone do surgimento da democracia, mesmo que, em sua história, a realização dela tenha sido fragmentada e reducionista a ponto de excluir das decisões públicas as mulheres e jovens atenienses. Na democracia contemporânea, o povo determina suas relações de poder sobre os demais integrantes da sociedade. Sobre as formas de democracia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A democracia direta permite ao povo escolher seus representantes para que estes votem posteriormente em seus interesses.
	 b)
	Na democracia direta, o povo decide diretamente, por meio de referendos e plebiscitos, as questões políticas de sua localidade.
	 c)
	A democracia indireta é aquela na qual o povo participa diretamente por meio do voto na escolha de seus representantes.
	 d)
	Na democracia indireta, resolvem-se apenas questões de interesse das políticas sociais, e não políticas de um modo geral.

Continue navegando

Outros materiais