Buscar

Politicas Sociais da Saude e Previdencia Socila I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual 
Políticas Sociais da Saúde e Previdência Social 
Prova
1 Determinada lei foi um marco para a conceituação do direito à saúde no Brasil, que elevou a saúde ao patamar de direito subjetivo público, o que significa que o sujeito é detentor do direito, e o Estado, por sua vez, é obrigado a garantir o acesso a esse direito. É importante lembrar que o sujeito também possui responsabilidade sobre sua saúde, no sentido de preservar a saúde individual e coletivoAcerca dessa lei, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Constituição Federal de 1988.
B) Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990.
C) Conferência Internacional de Assistência Primária à Saúde.
D) Lei Orgânica da Assistência Social.
2 É importante relembrar alguns dos princípios norteadores de concepção que moldam o padrão de Seguridade Social, e serviram de bases estruturais dos Estados do Bem-Estar. Esses princípios foram utilizados como as principais referências aos princípios teóricos e políticos para pensar, elaborar e implementar as legislações sociais na sua totalidade, mesmo sendo alvo de críticas durante todo processo. Com relação aos principais princípios, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) O direito a uma renda mínima será para todo cidadão, involuntariamente de contribuição, garantindo um padrão mínimo de bem-estar, apontado de acordo com a situação histórica concreta.
B) A concessão do benefício não estará acondicionada a critério de mérito, instituído pelos agentes causadores da precisão.
C) O direito a uma renda mínima não será para todo cidadão, involuntariamente de contribuição, garantindo um padrão mínimo de bem-estar, apontado de acordo com a situação histórica concreta. 
D) A contribuição será adequada à capacidade do segurado e, também, não obrigatória.
3 O início da luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho, bem como o início de uma discussão de uma cobertura assistencial para a saúde da população passou por uma ideia curativa do senso comum, para ideia de atendimento médico, e esse avança para a ideia das especialidades. Nessa fase, a saúde era restrita à ideia de sanitarismo. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Avanços significativos na industrialização e na área tecnológica, a saúde era disponibilizada apenas aos que podiam pagar. Não existiu tipo de cobertura algum.
( F ) A “Era Vargas“ apresentou dois períodos distintos: Governo Provisório – 1930 – 1934 e Estado Novo – 1937 – 1945.
( V ) No período de 1901 a 1910 houve avanços tecnológicos, no transporte, na aviação e na automobilística.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – F.
B) V – V – V.
C) V – F – V.
D) F – F – F.
4 Apesar das forças antagônicas que as políticas sociais no Brasil sofreram, em especial as de Assistência Social, desde a CF de 88, começou a ser compreendida com mais clareza e nitidez, no que diz respeito aos direitos do cidadão e o dever do Estado, para a proteção social e de suas potencialidades de aprimoramento. Acerca dessas mudanças, assinale a alternativa CORRETA: 
A) O questionamento crítico que existe em torno da assistência social não perpassa pelos avanços advindos pela CF 88.
B) A CF de 88 representou um marco importante na inclusão da população no sistema público de seguridade social, através do chamado tripé da seguridade social. 
C) Resgatando a história política do país, a década de 1930 foi o momento histórico inicial mais representativo de intervenção estatal nas esferas das políticas sociais e econômicas, decorrente do período da modernização industrial, e das relações sociais que foram constituídas como a nova ordem capitalista, o que ocasionou para o Estado uma nova maneira para explorar novas formas de gerenciamento institucional, buscando uma regulação social, através de novas iniciativas governamentais.
D) A multiplicidade de interesses e determinações visíveis que foram eleitas como expressões sintéticas que podem concentrar-se como questão específica, pela qual a assistência social, através da Constituição Federal de 88, passou a ser parte integrante de proteção social.
5 A Independência do Brasil levou a novas configurações no que se refere ao atendimento médico e aos cuidados com a saúde. Ao cortar laços com a Coroa portuguesa, as responsabilidades ligadas aos cuidados com a saúde e a regulamentação da medicina deixaram de ser atribuídas à Portugal. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Entre as mudanças desse período, destacamos a criação da Fisicaturamor em 1828. Após essa medida, as questões relativas à saúde passaram para a alçada dos municípios que existiam em território brasileiro.
B) Os interesses e necessidades estavam ligadas às classes dominantes, conforme a estrutura social da época.
C) Uma característica desse período é a institucionalização das primeiras faculdades e agremiações médicas: a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro (1829), transformada em Academia Imperial de Medicina (1831), e cursos médicos cirúrgicos na Bahia e no Rio de Janeiro transformaram-se em faculdades de Medicina e passaram a expedir diplomas de médicos, farmacêuticos e parteiras.
D) As ações tomaram forma centralizada, pois cada município agia de acordo com seus interesses e necessidades particulares. Tais interesses e necessidades estavam ligadas às classes dominantes, conforme a estrutura social da época.
6 Aliada ao processo de urbanização, encontrava-se a reforma sanitária capitaneada por Oswaldo Cruz, que era diretor do Instituto Soroterápico Federal, atual Fundação Oswaldo Cruz: “Em março de 1903, ele assumiria o cargo de diretor da DGSP, prometendo erradicar as três principais doenças infecciosas que atacavam a cidade: a febre amarela, a peste e a varíola. A primeira seria alvo de uma campanha contra mosquitos” (ESCOREL; TEIXEIRA, 2012, p. 290). Acerca do objetivo das campanhas sanitárias, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: ESCOREL, Sarah; TEIXEIRA, Luiz Antônio. História das políticas de Saúde nov. Brasil de 1822 a 1963: do império ao desenvolvimentismo populista. In: GIOVANELLLA, Ligia (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012.
A) Devido à proliferação sem controle da varíola, a população por si só se organizou em busca de vacinação; o que necessitou da reformulação do Código Sanitário que norteou todos os órgãos de saúde e higiene do país. 
B) Impedir a contaminação dos mosquitos pelos doentes infectados pela febre amarela, isolando esses pacientes; exterminar os ratos e fazer uso de soros e vacinas fabricados em Maguinhos para combater a peste; e vacinar a população contra a varíola.
C) A população se organizou e gerou um movimento denominado Liga Contra a Vacinação Obrigatória, o que impulsionou a Revolta da Vacina, que apresentou fortes conflitos entre a sociedade e a polícia, e, principalmente, contra as ideologias políticas da época.
D) Esse trabalho de saneamento e contenção dos mosquitos não possibilitou a erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro.
7 Para Teixeira (1985), em relação ao seguro social, trata-se de uma política que traz questões como a equidade, justiça social e redistribuição de renda para seus beneficiários e, por outro lado, não é capaz de cessar a desigualdade do sistema produtivo à medida que exclui de sua proteção aqueles que se encontram à margem do mercado de trabalho formal, seja ele rural ou urbano.Quanto à diferença entre a política de assistência social, a política de saúde e a previdência, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: TEIXEIRA, Sonia Maria Fleury. Política social e democracia: reflexões sobre o legado da seguridade social. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 400-417, dez. 1985. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1985000400002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 maio 2017
A) As políticas de assistência e saúde são políticas contributivas, a previdência é uma política não contributiva.
B) As políticasde assistência, saúde e previdência são políticas contributivas.
C) As políticas de assistência, saúde e previdência são políticas não contributivas.
D) As políticas de assistência e saúde são políticas não contributivas, a previdência é uma política contributiva.
8 Seguridade social, na visão de Mota (1995), é um processo histórico, o qual se baseia em alguns objetivos. Acerca desses objetivos, assinale a alternativa INCORRETA: 
FONTE: MOTA, A. E. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 1995.
A) Equidade na forma de participação no custeio; caráter democrático e descentralizado da administração mediante gestão quadripartite e a diversidade da base de financiamento.
B) Universalidade de cobertura e do atendimento; uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
C) Irredutibilidade do valor real dos benefícios; seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
D) Equivalência dos benefícios e serviços somente às populações urbanas. 
9 A preocupação com a saúde teve início com a criação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública (Decreto nº 19.402, de 14/11/1930). Esse documento estabelece necessidades em relação à Educação, elaboração do um Plano Nacional de Educação, que tenha como destaque a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar. Diante desse contexto, nessa época, também se necessitava de ações de combate e diminuição de uma doença contagiosa. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A) Varíola.
B) Peste bubônica.
C) Febre amarela.
D) Chikungunya.
10 A ideia de proteção mínima na década de 1930 fora mascarada, ou seja, ignorada pelo governo de Getúlio Vargas (1930-1945). Esse período ficou conhecido como um marco nas políticas públicas sociais, pois ampliava a cobertura para todos os funcionários. Após as mudanças institucionais estabelecidas, aconteceu a unificação das Caixas de Aposentadorias e Pensões – CAPs em Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs. 
Sobre o que determinava a cobertura ao acesso de estar ou não empregado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O que determinava a cobertura ao acesso ao atendimento à saúde era a questão de estar ou não empregado.
( F ) O que determinava a cobertura ao acesso ao atendimento à saúde era a questão de estar ou não empregado, ressaltando que a população não era ativa e era inferior às demais camadas da população.
( V ) Nesse período, as mulheres estavam ingressando de forma tímida no mercado de trabalho de trabalho, idosos, crianças e pessoas com deficiência eram excluídas do processo.
( V ) O que determinava a cobertura ao acesso ao atendimento à saúde era a questão de estar ou não empregado, ressaltando que a população ativa era inferior às demais camadas da população, pois nesse período as mulheres ingressavam de forma tímida no mercado de trabalho.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A) F - F - V - V.
B) V - F - V - V.
C) F - V - F - V.
D) V - V - F - F.
GABARITO:
1 A
2 C
3 C
4 A
5 C
6 B
7 D
8 D
9 C
10 B

Continue navegando