Buscar

prova exercicio conhecimento contabilidade internacinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
0,2/0,2
Para o CPC 04 (R1) Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.
O reconhecimento de um ativo intangível somente será possível se:
 Comentários
De acordo com o estudado nas aulas e no livro da disciplina capitulo IAS 7 a IAS 35 As empresas normalmente consomem recursos na aquisição, no desenvolvimento, na manutenção ou na melhoria de recursos intangíveis, como conhecimentos científicos, concepção e implementação de novos processos ou sistemas, licenças, propriedade intelectual, conhecimento de mercado e marcas comerciais, além de nomes comerciais e títulos de publicações que caracterizem benefícios presentes ou futuros (IUDÍCIBUS et al., 2010).
 Pergunta 2 
0,2/0,2
Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.
Sobre os ativos intangíveis avalie as alternativas abaixo e assinale a opção correta:
 Comentários
GABARITO COMENTADO: Está na página 61 e 62 do livro da disciplina - O pronunciamento especifica que as empresas normalmente consomem recursos na aquisição, no desenvolvimento, na manutenção ou na melhoria de recursos intangíveis, como conhecimentos científicos, concepção e implementação de novos processos ou sistemas, licenças, propriedade intelectual, conhecimento de mercado e marcas comerciais, além de nomes comerciais e títulos de publicações que caracterizem benefícios presentes ou futuros (IUDÍCIBUS et al., 2010).
 Pergunta 3 
0,2/0,2
Segundo a CPC 00 (R2) O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
Contudo, relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambiente político e perspectivas do setor e da empresa.
Sobre as informações dos relatórios financeiros analise as asserções e a relação proposta entre elas:
Informações sobre a natureza e os valores dos recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta podem auxiliar os usuários a identificar os pontos fortes e fracos financeiros da entidade que reporta. 
Porque
Informações sobre Recursos econômicos e reivindicações podem auxiliar os usuários a avaliar a liquidez e solvência da entidade que reporta, suas necessidades de financiamento adicional e a sua probabilidade de êxito na obtenção desse financiamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 Comentários
Conforme estudado nas aulas e no livro da disciplina capitulo 10 - Informações sobre a natureza e os valores dos recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta podem auxiliar os usuários a identificar os pontos fortes e fracos financeiros da entidade que reporta. Essas informações podem auxiliar os usuários a avaliar a liquidez e solvência da entidade que reporta, suas necessidades de financiamento adicional e a sua probabilidade de êxito na obtenção desse financiamento. Essas informações também podem auxiliar os usuários a avaliar a gestão de recursos da administração sobre os recursos econômicos da entidade. Informações sobre prioridades e exigências de pagamento de reivindicações existentes auxiliam os usuários a prever como futuros fluxos de caixa serão distribuídos entre aqueles que tiverem reivindicações contra a entidade que reporta.
 Pergunta 4 
0,2/0,2
No início da Contabilidade Internacional tivemos alguns propulsores e alguns motivos que nos fizeram evoluir para a nova Contabilidade Globalizada, onde é possível a emissão de relatórios confiáveis e que possam ser comparados em qualquer país. Sobre esse assunto é correto afirmar:
I. A criação de Blocos Econômico foi um dos propulsores, pois diante da internacionalização tivemos que nos adaptar a contabilidade de outros países.
II. Empresas Multinacionais, buscando a consolidação das suas demonstrações para que pudessem comparar seus desempenhos, precisavam de uma contabilidade única e global.
III. Foco em usuários distintos, cada país possui uma legislação fiscal e isso trazia muitas interpretações a respeito dos impostos pagos.
 Comentários
Gabarito: Pag. 10 do Livro da Disciplina - Quando existem companhias ou um mesmo grupo econômico que possua atuação em mais de um mercado ou país, atualmente existe a necessidade de que sejam comparadas as informações geradas nos mais diversos locais de atuação empresarial. Essa necessidade advém da internacionalização dos mercados, do crescimento dos investimentos estrangeiros nos diversos países e da formação de blocos econômicos por diversos países. Com isso, existe a necessidade de se ter um conjunto de padrões contábeis internacionais que possam permitir a comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos distintos. Partindo dessa premissa, pode-se conceituar a norma como um processo que tem o objetivo de manter as particularidades de cada país, mas, que permita readequar os sistemas contábeis existentes com os de outros países, com o fim claro de melhorar a troca de informações a serem interpretadas e compreendidas, enquanto que a padronização é conceituada como um processo de uniformização dos critérios existentes, não permitindo qualquer flexibilização. Pelos mais diversos motivos, alguns países não possuem um padrão próprio definido de sistemas contábeis em vigor, muito menos uma estrutura legal, composta de leis, normas e regulamentos, tampouco organismos profissionais de classe suficientemente fortes e que possuam influência na elaboração de normas contábeis locais. Nesses casos, torna-se mais fácil a utilização de normas internacionais, apenas sendo necessárias adequações para os costumes locais, facilitando o processo de harmonização.
 Pergunta 5 
0,2/0,2
A Suzano Papel e Celulose comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral que foi publicada no sítio eletrônico do Conselho Administrativo de Defesa (CADE), em 11 de outubro, decisão da Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, aprovando sem restrições o ato de concentração envolvendo operação entre Suzano e Fibria Celulose S.A., a qual está sujeita ao lapso do prazo legal, nos termos da legislação aplicável. A companhia ressaltou, no entanto, que a consumação da referida operação está ainda sujeita ao cumprimento de outras condições precedentes usuais para este tipo de operação. “Até a data da consumação da operação, as companhias não sofrerão qualquer alteração na condução de seus negócios, e permanecerão operando de forma independente”, destacou a Suzano. Após esse prazo as companhias formarão juntas uma nova companhia.
Está claro que houve um processo de combinações de negócios, neste contexto é correto afirmar:
Comentários
Gabarito: Pag. 156 do Livro da Disciplina - O pronunciamento técnico CPC 15 conceitua combinação de negócios como uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação. Essa expressão, seguindo os ditames do pronunciamento supracitado, abrange também as fusões que se dão entre partes independentes, inclusive as conhecidas por true mergers ou merger or equals, conhecida como fusão entre iguais. Nessas situações, a obtenção do controle de um ou maisnegócios pode ocorrer por diversas formas distintas, como a aquisição de um conjunto de ativos líquidos de outra empresa que constituem um negócio, aquisição de ações em quantidade suficiente para a obtenção do controle de outra sociedade, entre outras. É tido como combinação de negócios o negócio de aquisição de ativos ou participação em uma entidade, não sendo considerado o processo jurídico de incorporação, de fusão ou de cisão. Em termos práticos, o pronunciamento técnico CPC 15 se relaciona com a aquisição do negócio, não tendo a preocupação direta estabelecida com os detalhes jurídicos do processo. Sendo assim, possui o controle do negócio como característica principal. Quando se fala em operações de combinações de negócios, se for posto como hipótese uma incorporação de uma empresa que já está sob controle da incorporadora, não se fala de combinação de negócios, pois essa é uma operação em que não há a transferência de controle. Apenas ocorre se as empresas forem economicamente independentes uma da outra. Complementarmente, pode ser considerado como combinação de negócios, mesmo em uma situação de incorporação, quando nos aspectos contábeis ocorrer a transferência do controle de um ou mais negócios existentes. Por fim, as operações similares à combinação de negócios entre empresas sob controle comum também são tratadas pelo pronunciamento técnico CPC 15. No entanto, o conhecimento dos aspectos legais e societários se faz fundamental para a sequência e interpretação do tema ora abordado.

Continue navegando