Buscar

Fenômenos de transporteatv1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fenômenos de transporte
O nome cavitação é dado ao fenômeno físico de vaporização de um líquido e que consiste na formação de bolhas de vapor pela redução da pressão durante seu movimento, ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos. A este fenômeno costuma-se dar o nome de cavitação pela formação de cavidades dentro da massa líquida. Cavitação ocorre em certos pontos devido a aceleração do fluido, quando a pressão pode cair a um valor abaixo da pressão de vapor do líquido, então ocorrerá uma vaporização local do fluido, formando bolhas de vapor, isto é, o líquido entra em ebulição. Após a formação das bolhas, essas serão carregadas e podem chegar a uma região em que a pressão cresça novamente acima da pressão de vapor do líquido, então as bolhas de vapor entrarão em colapso e implodirão, tornando se liquido novamente.
Para controlar, ou diminuir a cavitação, podemos elevar o nível de liquido no tanque de sucção, controlar o nível de pressão na mudança de pressão, diminuindo assim a frequência de implosões das bolhas, podemos também diminuir a temperatura do fluido, diminuir a velocidade de escoamento, regular diâmetro dos tubos e conexões presentes no processo do escoamento e outros métodos.
A cavitação, nas instalações de água em residências e prédios, ocorre em função da velocidade e pressão da água, e sua presença prejudica na danificação dos materiais de transporte de água, como a presença de joelhos, tubulações e bomba de água. Também existe um problema sonoro, quando a cavitação transmite, através das suas vibrações das tubulações, péssimo ruído sonoro, onde prejudica o conforto auditivo dos moradores. Quando a instalação possui sistemas que possuem bombas de sucção, para elevação de pressão de água, que em diversos casos, como a instalação normalmente em prédios, para a água subir para os reservatórios em cima dos prédios, e posteriormente, pela força da gravidade, descer e abastecer todos os usuários, a água sofre com mudança de temperatura, pressão e velocidade no escoamento, gerando cavitação, que prejudica as bombas, danificando as mesmas.
Os danos causados pela cavitação em componentes de turbinas hidráulicas têm envolvido não apenas custos elevados de reparo mas principalmente considerável perda de energia gerada por indisponibilidade das máquinas, limitação da flexibilidade operacional do sistema e redução da vida útil dos equipamentos afetados. Hoje no país 75% das companhias geradoras de energia elétrica através de usinas hidrelétricas estão operando com algum tipo de problema de cavitação em seus equipamentos. 
 
Os cuidados necessários, principalmente com bombas de óleo, são desligar o sistema e aliviar sua
pressão antes de abrir qualquer parte do sistema que esteja sob pressão. Não permitir que o jato
de qualquer vazamento de alta pressão entre em contato com qualquer parte do corpo.

Outros materiais