Buscar

Sistemas Operacionais

Prévia do material em texto

Sistemas Operacionais 
Atividade Avaliativa Gerencia do processador e da memória
Igor Fernandes Pereira – 17253 / Felipe Franco Carvalho – 17228 
Marlon Pereira de Oliveira – 17192 / João Victor Corrêa Silva – 17405 
Gerencia do Processador
1. A política de escalonamento é composta por critérios estabelecidos para determinar qual processo em estado de pronto será escolhido para usar o processador.
2. R: c) Utilização do Processador, Throughput, Tempo de Processador, Tempo de Espera, Tempo de Turnaround, Tempo de Resposta.
3. R: e) A quantidade de processos a executar deve ser a maior possível.
4. R: c) Dispatcher
5. R: e) Processos de pequena duração não são favorecidos, pois podem demorar muito mais para executar do que o necessário.
6. Nos dois escalonamentos os processos são organizados em uma fila segundo a ordem de chegada e então são despachados para execução pelo processador. A única diferença e que o Round Robin ao invés de executar os processos até o final, ele concede apenas um pequeno intervalo de tempo, caso o processo não seja finalizado neste intervalo, ocorre sua substituição pelo próximo processo na fila de processos prontos, sendo o processo interrompido colocado no final da fila.
7. A estratégia do sjf pode levar a inanição de processos com longos tempos de execução caso processos curtos sejam continuamente adicionados ao escalonador. Highest Response Ratio Next é um algoritmo similar que resolve este problema ao levar em conta o envelhecimento dos processos. Uma outra desvantagem do SJF é a necessidade de saber previamente os tempos para execução dos processos.
8. SJF preemptivo – Se chegar um novo processo com tempo de uso de CPU inferior ao tempo que resta ao processo em execução, então desalojar o processo que está em execução e entra o outro processo com tempo menor.
SJF não–preemptivo – Uma vez atribuída um processo a CPU, este não pode ser desalojado antes de consumir o tempo previsto
Gerencia de memória
1. O swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memória principal para o disco (swap out) e vice-versa.
2.a) Tempo de leitura; velocidade de operação; custo por unidade de armazenamento; capacidade de leitura.
3. Não tem questão 3 pula para a 4
4.e) Memória primária, partições, partições, tamanho.
5. c) Fragmentação.
6. Na alocação particionada dinâmica as partições não possuem tamanho fixo, onde cada programa utiliza o espaço que necessita, já na estática as partições são de tamanho fixo definidos na inicialização do sistema em função dos programas que executariam no ambiente.
7. A memória virtual e um recurso onde permite usar o disco rígido para gravar dados caso a memória RAM se esgote.
8. Swapping e uma aplicação direcionada a gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco, retornando posteriormente para a memória principal como se nada tivesse ocorrido, quando o programa tiver que ser executado novamente, então ele é novamente carregado para a memória principal.
9. A principal diferença entre a paginação e a segmentação é a alocação da memória de maneira não fixa, a alocação depende da lógica do programa. Na paginação o espaço de endereçamento lógico de um processo é dividido em páginas lógicas de tamanho fixo, já na segmentação os programas são divididos em segmentos de tamanhos variados cada um com seu próprio espaço de endereçamento.

Continue navegando