Buscar

AT 1 Hidrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando a importância da precipitação pluviométrica no ciclo hidrológico, pode-se afirmar que os sistemas de medida dessa variável constituem uma fundamental ferramenta, usada para se ter uma ideia mais aproximada da complexa relação que liga os diversos elementos que constituem a hidrologia.  
Por essa razão, a medida da precipitação se torna cada vez mais precisa, utilizando os mais diversos elementos disponíveis para tanto. Em vista disso, enumere, pelo menos, duas relações entre os pluviômetros e os sistemas de satélite, traçando considerações a respeito de como as duas ferramentas se relacionam. 
As precipitações são medidas por meio da altura e área. Se verificado por meio de pluviômetros, será obtido dados mais detalhados e corretos, porém em uma área pequena. Por outro lado, temos os radares meteorológicos e satélites, que também podem ser usados para realizar medições das precipitações, os quais ocorrem o inverso que os pluviômetros, obtendo dados de uma região maior, mas menos precisa.
O melhor seria utilizar as duas metodologias para que elas se relacionem e se obtenha o máximo de dados possíveis para um melhor estudo do local. Podendo por exemplo usar os radares para estudar toda uma região e o pluviômetro no perímetro do local que se requer mais dados ou que são mais críticos, obtendo na bacia analisada um resultado mais acurado de cálculo.

Outros materiais