Buscar

Copia de Ava2 mat

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Curso de Administração 
Maria Luiza Rosa Lopes Pestana
Direito aplicado a gestão AVA2
Rio de Janeiro
2022
Situação Problema:
Lançamento é ato privativo da Fazenda Pública, e, segundo o art. 142 do CTN, é o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o surgimento passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível. Desse modo, em quais modalidades de lançamento ocorre primeiramente a participação do sujeito passivo, explique como ela se dá.
• O lançamento tributário faz parte do crédito tributário e realizado pela autoridade administrativa. De acordo com o Art. 142 do CTN, é pelo lançamento tributário que se verifica a ocorrência do fato gerador. Além disso, é por ele também, que é calculado o montante do tributo devido, identificando o sujeito passivo e, aplicando a correção monetária. 
Existem três tipos de modalidades de lançamento do crédito tributário, são elas: De ofício ou Direito; por declaração ou misto; por homologação. 
No art.119 do CNT definem o sujeito ativo como “a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o seu cumprimento”, aquele que tem direito de cobrar prestação monetária ao sujeito passivo.
O sujeito passivo segundo o direito tributário é a pessoa obrigada a realizar o pagamento de determinado tributo ou penalidade pecuniária.
Lançamento por ofício: O lançamento é executado somente pela Administração Pública, isso significa que o sujeito passivo não participa da atividade de lançamento. Exemplos de tributos lançados de ofício são: IPVA e IPTU.
Lançamento por declaração ou mista: Nessa forma de lançamento o sujeito ativo e o sujeito passivo (contribuinte) realizam atividade própria, para a Administração Pública, cabe a tarefa de analisar os casos sujeitos à tributação e averiguar as relações de fato e de direito que sejam essenciais à obrigação tributária. Um exemplo de lançamento tributário por declaração é o ITBI, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.
Lançamento por homologação: O próprio sujeito passivo reconhece a obrigação, do valor devido, e realiza seu pagamento, sem prévio exame por parte do sujeito ativo. Exemplos de tributos sujeitos a esse tipo de lançamento são: Imposto de renda e COFINS.
Com isso, concluímos que o Sujeito Passivo atua sem participação do sujeito ativo no lançamento por homologação.
E no lançamento por declaração o Sujeito passivo atua junto com o Sujeito Ativo e lançamento por ofício somente o Sujeito ativo executa o lançamento.

Outros materiais