Buscar

A1 Politicas de Comercio Exterior

Prévia do material em texto

A1 Políticas de Comércio Exterior
A partir do excerto apresentado, a empresa, ao terceirizar a produção no exterior, ela acaba importando a mercadoria; assim, ao tomar essa decisão, ela acaba alterando parte de seu processo produtivo. Neste contexto, tem-se a seguinte questão: como as empresas tomam decisões de exportação e terceirização em uma economia global?
Resposta.
O comércio internacional favorece a produção de maior disponibilidade no país, em detrimento ao daquele em escassez. O padrão do comércio internacional visa a determinação pela quantidade de alguns fatores naturais existentes no país de origem, um país decidirá exportar os bens quando eles forem produzidos de forma abundante e optará pela importação, cujo bens de produção sejam dependentes de fatores escassos localmente, (Teoria das proporções dos fatores, Heckscher-Ohlin). Por esses fatores, a exportação é benéfica, pois as negociações e trocas entre as nações faz uso dos recursos abundantes existentes em cada país de maneira eficiente.
A terceirização consiste na contratação de outra empresa para realizar serviços dentro ou para outra instituição. Realizar a terceirização com países, os produtos poderão ser produzidos utilizando tecnologia de ponta, o que trará maior qualidade e servirá de diferenciação da concorrência, delegando funções consideradas “menos importantes” dentro da esteira de produção, focando em outros setores, porém, sem perder o alto nível em nenhuma área da empresa. E além da terceirização beneficiar a empresa, também beneficia o país ao promover crescimento criando empregos, realizando novos investimentos e introduzindo novas tecnologias ao mesmo.

Continue navegando