Buscar

Criptografia e seus algoritmos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Criptografia e seus algoritmos
Os algoritmos criptográficos nasceram com a proposta de assegurar a integridade dos dados, assim assegurando uma comunicação segura entre as duas partes, geralmente a estrutura cliente/servidor.
RSA
O algoritmo RSA foi descrito em 1977 por Ron Rivest, Adi Shamir, e Leonard Adleman, é um algoritmo utilizado para criptografia assimétrica, segundo Marinho (2017), consiste na criação de um par de chaves, sendo uma pública e outra privada, essas chaves são responsáveis por criptografar a informação com a chave cedida na origem e descriptografar a informação com a outra chave que estará no destino.
Por exemplo, as assinaturas da Web JSON (JWS) baseadas em RSA fornecem integridade, autenticidade e não repúdio ao gerar o JSON Web Tokens (JWT) ao cliente efetuar o login no servidor.
Segundo o JWT.oi, o JWToken é composto de em três partes: Header; Payload e Signature, para gerar um JWT assinado com o algoritmo RS256 e chaves RSA é necessário conter:
head {
"alg": "RS256" para criptografar todo o token,
"typ": "JWT" o tipo de token
},
payload{
//dados de login
},
Signature{
Data de expiração (validade do token),
Chave secreta para validação da assinatura,
algorithm="RSA" para o handshake da assinatura
}
AES
O Advanced Encryption Standard (AES) é um algoritmo de criptografia simétrica, que segundo CryptoID (2021) a criptografia converte os dados em uma forma ininteligível chamada texto cifrado; descriptografar o texto cifrado converte os dados de volta em sua forma original, chamada de texto simples.
A criptografia AES é comumente usada de várias maneiras, incluindo segurança sem fio, segurança do processador, criptografia de arquivo e SSL / TLS. Conforme descrito em CloudFlare, durante um handshake SSL ou TLS, os dois lados que estão se comunicando trocam mensagens para reconhecer um ao outro, verificar um ao outro, estabelecer os algoritmos de criptografia que irão usar e concordar com as chaves de sessão.
Referência
Cloudflare. Quando ocorre um handshake TLS? https://www.cloudflare.com/pt-br/learning/ssl/what-happens-in-a-tls-handshake/
CryptoID. AES – Padrão de criptografia avançado: o que é e como funciona. 2021.
https://cryptoid.com.br/criptografia/aes-padrao-de-criptografia-avancado-o-que-e-e-como-funciona/
JWT.oi. JSON Web Tokens. https://jwt.io/
MARINHO, Tarcísio. Criptografia Assimétrica RSA. 2017. https://medium.com/@tarcisioma/algoritmo-de-criptografia-assim%C3%A9trica-rsa-c6254a3c7042

Continue navegando