Buscar

atividade 3 segurança em redes de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A criptografia é uma forma de cifragem (tornar ilegível) das informações utilizada há muito tempo para evitar que pessoas não autorizadas obtenham a informação. Para a cifragem ou proteção da informação utiliza-se uma série de processos que podem ser chamados de algoritmos.
Dados dois algoritmos de criptografia em uso, RSA e AES, dos quais um é simétrico e outro é assimétrico, analise e explique de forma geral esses algoritmos, contextualizando seu uso e indicando aplicações onde são adotados.
Criptografia RSA
Riveste Shamir Adleman (RSA) foi um dos pioneiros em relação a criptografia de chave publica, seu é composto pelos sobrenomes de seus criadores, que tambem são fundadores da companhia RSA Data Segurity.
Esse é considerado um dos algoritmos mais seguros do mercado, por essa razão tambem foi o primeiro a possibilitar a criptografia digital.
O RSA funciona da seguinte forma: ele cria duas chaves diferentes, uma publica e outra privada (que deve ser mantida em sigilo). Todas as mensagens podem ser cifradas pela publica, mas somente decifradas pela privada. 
Atualmente essa tecnologia, é utilizada em operações rotineiras, como envio de e-mails, compras online, assinatura digital, entre outras atividades.
Criptografia Assimetrica 
Cada parte da comunição possui um par de chaves, uma chave é utilizada para encriptar e a outra para encriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem e publica, isto é, ela é divulgada para o transmissor; enquanto a chave para decriptar a mensagem é privada, isto é, ela é o segredo pertencente ao receptor.
Sendo assim, não existe o problema de manutenção do segredo que existia na criptografia simetrica. Os algoritmos de chave publica se caracterizam pelo uso de funções elevada complexidade computacional. 
Utilizando um alforitmo força bruta é computacionalmente inviavel, no caso medio, quebrar uma chave 1024 bits. Os principais algoritmos de criptografia assimetrica são RSA, Diffie Helman, DAS e Fortezza, sendo esse ultimo não suportado pelo TLS.
Criptografia AES
Advanced Encryption Standar (AES), ou padrão de criptografia avançada, em portugues, é o algoritmo padrão do Governo do Estados Unidos e de varias outras organizações. 
Ele é confianvel e excepcionalmente eficiente na sua forma em 128 bits, mas tambem é possivel usar chaves e 192 e 256 bits para informações que precisam de proteçã maior.
AES é amplamente considerado imune a todos os ataques, exceto ao ataques de força bruta, que tentam decifrar o codigo em todas as combinações possiveis em 128, 192 e 256 bits, o que é imensamente dificil na atualidade. 
Criptografia Simetrica
Na criptografia simetrica, a mesma chave utilizada para encriptar e decriptar uma mensagem. Somente o remetente e o destinatario devem conhecer a chave secreta, pois esta é a unica maneira de obter a confindencialidade. 
O processamento necessario para encriptação e decriptação é menor quando comparado ao da criptografia assimetrica. Com o algoritmo força bruta é cumpatacionalmente inviavel, no caso medio quebrar uma chave de 128 bits.
O maior problema dos algoritmos de criptografia simetrica é a distribuição da chave secreta, que precisa ser, transmitida através de um canal de comuniação inseguro. 
Os principais algoritmos de criptografia simetrica sao DES (data encryption standard), 3DES (triple DES), IDEA (international data encryption algorithm), RC2, RC4 e AES.

Outros materiais