Buscar

Termo de Anuência Curatela e Inrtedição - significado e modelo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Termo de Anuência: significado e modelo
Anuência, segundo o Dicionário Jurídico on-line, significa Aprovação ou consentimento; concordância; permissão ou autorização; ação ou resultado de anuir. Assim sendo, em algumas ações judiciais é importante constar acostado a inicial o termo de anuência. Um Exemplo de Ação Judicial que exigem anuência é a Interdição de Incapazes quando há outros responsáveis (pais que tem mais de um filho).
A anuência dos familiares no processo judicial de interdição é necessária para agilizar o andamento processual uma vez que o julgador inicia o processo tendo acesso a informações que só teria no momento de oitiva. Isso facilita a decisão de concessão de uma tutela de urgência, por exemplo.
O modelo a seguir está atualizado com o NCPC, bastando ao usuário preencher os espaços em branco. Espero que o modelo importante e ajude aos operadores que ainda não dispõe de um modelo simples e fácil.
Termo de Anuência de Curatela
Eu,_________________________________________________________, ___________________, ________________________, _______________, nascido aos ____/_____/_______, inscrito no Cadastro de Pessoa Física ________________________, portador do documento de identificação n.º _____________________________, residente e domiciliado na ____________________________________________________________, DECLARO para todos os fins e efeitos em direito admitidos, nos termos dispostos nos arts. 1.767 a 1.783, da Lei Civil, bem como nos arts. 747 à 763, da Lei Processual Civil, e demais legislações que vierem a ser promulgadas, estando em perfeito estado de consciência, que tenho conhecimento dos procedimentos judiciais que deverão ser adotados para a INTERDIÇÃO de_________________________________________ ____________________________________________________________, declarada incapaz para os atos da vida civil, razão pela qual concordo que seja nomeado como sua CURADOR (A), _________________________________________________________.
___________________, _______/________/__________
___________________________________________
ANUENTE

Outros materiais