Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

A concepção de um sistema de esgoto é realizada na fase inicial do projeto.  As três atividades que devem ser avaliadas com de nesse caso é estabelecer o marco referencial por meio do qual o sistema vai ser implantado, em seguida deve ser configuradas as propostas para que sejam comparadas sob diferentes ópticas e pôr fim a concepção do traçado da rede.
Com isso, a concepção de um sistema tem diversos objetivos, entre eles estão: identifica-se qualquer fator interveniente do sistema de esgoto; diagnosticas o sistema existente na situação atual e para futuras demandas; estabelecer os parâmetros básicos; pré-dimensionar as unidades do sistema; escolher a melhor alternativa, segundo estudo de concepção; estabelecer as diretrizes gerais do projeto e estimar os serviços que devem ser realizados na fase de projeto.
Sendo assim o primeiro passo seria o estudo para estabelecer o marco de referência por meio de qual sistema deverá ser implantado e para isso precisa-se descrever a região com os detalhes necessários para possuir todas as informações, também delimitar a área dos sistema de esgotamento projetado e das bacias de esgotamento dentro da área, fixar o início da operação e o fim do alcance do plano e por fim estimar e caracterizar as populações a serem atendidas ano a ano.
Para a tarefa a atividade que será possível avaliar é o primeiro passo. No qual o marco referência do sistema seria o ponto mais banho do rio, localizado a esquerda. Pode-se descrever a região com bastante fauna ao redor do rio e residências perto do rio. É um bairro pequeno sem sistema de esgoto sanitário ou seja todos os despejos são descartados diretamente no rio. O que culmina em um local que acesso da população para lazer e que pode trazer como consequência doenças hídricas, mau cheiro, bichos.
O segundo passo é configurar as propostas para serem comparadas de diferentes maneiras. Para isso deve-se avaliar e caracterizar as cargas poluidoras do esgoto atual e futuras; determinar e avaliar as condições dos corpos receptores, de sua capacidade de depuração e do impacto ambiental de cada concepção; analisar o aproveitamento das instalações existentes em cada caso; predefinir os componentes das concepções e os traçados da rede de esgoto; definir os critérios para custos de operação, manutenção e reparação, para a comparação econômica junto a investimentos e despesas de cada opção.
Assim as avaliações e considerações irão depender das dimensões e características do local. Segundo Tsutiya e Alem Sobrinho (2000) um ponto importante no delineamento de um sistema de esgoto a concepção do traçado da rede. Distinguem-se três tipos: Rede perpendicular, Rede leque, Rede radial ou distrital.

Mais conteúdos dessa disciplina