Buscar

A3-SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 - SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO
A fotografia aérea, na figura a seguir, mostra nosso estudo de caso. Consiste em um bairro de pequeno porte que carece de sistema de esgotamento sanitário. Todas as residências descarregam diretamente seus despejos no rio ou em fossas sépticas.
Nessa situação, existe comprometimento da saúde dessa população há vários anos, trazendo doenças hídricas, maus cheiros, baratas, escorpiões, etc. Ademais, ocorrem impacto ambiental no rio e perda da fauna silvestre. As autoridades também proíbem o uso do rio para qualquer atividade.
Nesse contexto, a prefeitura decidiu construir um sistema de esgoto sanitário. Primeiramente, deve ser realizado um estudo de concepção para escolher a melhor opção antes da fase de projeto. 
Sendo a foto aérea a área de projeto, defina três atividades que devem ser avaliadas com detalhe no estudo de concepção para nosso caso. Disserte suas escolhas em, pelo menos, uma lauda. Considere que a topografia e o rio têm o ponto mais baixo no lado direito da imagem.
Figura - Foto aérea do projeto
Fonte: Aleksandr Papichev / 123RF.
RESPOSTA:
Deve-se considerar as características gerais da região, como recursos hídricos, características físicas,, dados demográficos, comunicação, mão de obra e outros sistemas já existentes; depois precisa-se delimitar a área do sistema de esgotamento, definir onde ele começará e terminará no plano e estimar as necessidades atuais e futuras. No momento de projetar o delineamento de algum sistema de esgoto devemos identificar se ele deve ser uma rede perpendicular, rede leque ou rede radial/distrital. As redes perpendiculares seguem o sentido de algum rio e desembocam em coletores-troncos perpendiculares ao curso d`água; enquanto isso as redes leques são usadas para terrenos acidentados e vales, e as radiais em cidades planas interligando cada distrito/bairro ao outro para ao fim ligar-se á tubulação coletora.
No caso citado acima podemos ponderar algumas informações importantes que servirão como pilares para que possamos definir as três características principais do sistema de esgotamento a ser feito. 
Previamente, podemos considerar que o bairro não possui nenhum sistema de esgotamento existente, uma vez que todo esgoto e dejetos são diretamente lançados ao rio ou despejados em fossas. Outro ponto é que existe um rio, portanto existe um curso d`água; logo, isso significa que o terreno possui um desnível. no plano da região, que como podemos ler ao final do texto, ele decresce da esquerda para a direita olhando pela imagem aérea. Por fim, outro ponto a ser considerado é o fato de que o bairro é pequeno, então em um primeiro momento as redes teriam de ser dimensionadas para a demanda atual da região, mas claro que também deve-se considerar uma projeção de possível crescimento do bairro e futuras expansões a serem feitas se for o caso. 
Pensando então na dimensão do bairro e nas características geométricas do relevo do terreno, podemos dizer que a provável melhor opção seja a rede perpendicular, que fluirá no mesmo sentido e direção do rio até a tubulação coletora de esgoto. Para tanto, levamos em conta que não haverá muitas restrições para o projeto, considerando que não existe nenhum outro sistema subterrâneo na área, o que também implica em um investimento integral em materiais e mão de obra, já que não existe nenhum trecho que possa ser aproveitado.

Outros materiais