Buscar

Ideologia Contemporânea

Prévia do material em texto

23
EMEFM DARCY RIBEIRO
 
CULTURA POPULAR E CULTURA ERUDITA
GIULIANNO ABEL GUIMARÃES DE MORAES
STEPHANY DE SOUZA AMORIM
SÃO PAULO
	
	
	
2022
	
	
	
GIULIANNO ABEL GUIMARÃES DE MORAES
STEPHANY DE SOUZA AMORIM
CULTURA POPULAR E CULTURA ERUDITA
Trabalho apresentado na disciplina de filosofia, solicitado para o 3º ano do ensino médio da escola EMEFM Darcy Ribeiro. 
Orientador: Prof. Tiago Paiva
SÃO PAULO
2
	
	
	
2022
	
	
	
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	04
1 CULTURA POPULAR	05
2 CULTURA ERUDITA	06
3 CULTURA POPULAR - MANIFESTAÇÕES	07
4 ALGUNS DOS REPRESENTANTES DA CULTURA POPULAR	08
5 CULTURA ERUDITA – MANIFESTAÇÕES 	09
6 ALGUNS REPRESENTANTES DA CULTURA ERUDITA	10
7 RELAÇÕES ENTRE A CULTURA POPULAR E A CULTURA ERUDITA	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO 
Este trabalho visa conhecer os conceitos da cultura popular e da cultura erudita, demonstrando suas semelhanças e diferenças, suas manifestações, proximidades e separações dentro da área cultural, seus costumes, crenças e tradições. É de senso comum que a cultura está enraizada nos povos desde o início das civilizações, seu nome traz a ideia de cultivar e cuidar, relacionando-se diretamente em preservar as tradições de um ou mais povos com intenção de fazer com que as futuras gerações carreguem tais raízes mantidas por seus antepassados.
O termo cultura engloba diversos tipos de anexos, podendo ser artísticos, de modos e estilos de vida, valorizando conjuntos de saberes e até mesmo religiosos.
Para o ramo da filosofia, tratar de cultura tem ligação com entender e questionar o que é de fato possuir ou carregar uma cultura. É dito e entendido que este termo é um conjunto de manifestações humanas das quais foram moldadas baseando-se na interpretação pessoal da realidade, onde o indivíduo viria a ter sua própria perspectiva em relação a algo e assim transmitiria a seus filhos, família e até mesmo seu próprio povo.
1 CULTURA POPULAR
Cultura popular se refere à interação entre pessoas de uma mesma sociedade, essa varia de acordo com as transformações ocorridas no meio social. Pode ter várias origens, já que uma comunidade pode ser composta por pessoas de vários territórios que compartilham a cultura de sua nação formando uma nova, e abrange todas as classes sociais.
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo. Vale observar que o termo cultura é muito amplo e reúne comportamentos, símbolos e práticas sociais.
Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, como por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo.
Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião etc.
2 CULTURA ERUDITA
Erudita; Erudito é um adjetivo que pode estar relacionado à música, à leitura, ou à cultura em geral. Erudito é relacionado a qualquer coisa que seja bem elaborada, estudada, cuidada, como obras eruditas, música erudita, violão erudito etc.
Desenvolvida no seio da nobreza europeia e, posteriormente, da sua alta burguesia, a cultura erudita era feita por poucos e para poucos. Exigia-se um grande investimento de tempo e recursos para estudo e elaboração de manifestações artísticas rebuscadas, complexas. Com as colonizações, essa cultura foi transportada para as colônias e alçada ao posto de padrão cultural, no qual as nações em formação deveriam espelhar-se.
A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.
Também é conhecida como "cultura de elite" ou "cultura superior", a cultura erudita requer o acúmulo de um conhecimento amplo prévio por parte do seu consumidor para que possa ser apreciada
3 CULTURA POPULAR - MANIFESTAÇÕES
Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes sendo transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
Exemplos de cultura popular brasileira:
· Manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições etc.
· Festas populares brasileiras: Festas Juninas, Folia de Reis, Festival Folclórico de Parintins, Festa do Divino, Círio de Nazaré e Festa do Peão de Barretos.
· Folguedos brasileiros: Congada, Marujada Fandango, Cavalhada, Bumba-meu-Boi.
· Carnaval de rua: exemplo de manifestação da cultura popular no Brasil.
4 ALGUNS DOS REPRESENTANTES DA CULTURA POPULAR 
Johnny Alf
Nascido em 1929, no Rio de Janeiro, Alfredo José da Silva foi pianista, cantor, compositor, arranjador e, segundo Tom Jobim, o verdadeiro inventor da Bossa Nova. Entre seus maiores sucessos destacam-se “Eu e a brisa” e “Rapaz de bem”.
Otto Stupakoff
Otto viveu entre o Rio de Janeiro, Nova York e Paris, onde colaborou nas revistas Elle, Vogue, Bazaar, Cosmopolitan, Esquire, Life e Stern.
Um dos maiores fotógrafos de moda de todos os tempos, seu trabalho faz parte dos acervos do MoMA e do Instituto Moreira Salles. Nasceu em 1935, em São Paulo.
Wesley Duke Lee
1931, São Paulo. Artista plástico fundador do Grupo Rex, também participou do Realismo Mágico e do movimento Phases. Esteve nas bienais de Veneza e de Tóquio. Sempre inovador e rebelde, dizia ser influenciado principalmente pelo dadaísmo, pela pop art e pela publicidade.
Marcantônio Vilaça
Artista plástico brasileiro, dirigiu nos anos 80 a revista de arte Galeria. Ao inaugurar a galeria Camargo Vilaça, em 1992, em São Paulo, tornou-se o mais importante colecionador e divulgador da arte popular brasileira. Nasceu em 1962, em Recife.
Roberto Piva
Poeta paulistano, nascido em 1937, foi uma das mais originais vozes da poesia urbana. Chamado de “poeta maldito”, assim como foram Rimbaud e Sade, sua obra tem também grande influência dos beatniks, de Fernando Pessoa, de Garcia Lorca e de Walt Whitman. Seu livro mais importante é “Paranoia”, de 1963.
5 CULTURA ERUDITA - MANIFESTAÇÕES
Exemplos de Cultura Erudita
Concertos musicais produzidos por grandes orquestras onde se tem um pequeno conjunto de músicos que tocam música erudita geralmente em espaços pequenos, peças de teatro de difícil acesso popular, obras de arte de artistas renomados, como Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, entre outros.
Música Erudita
A música clássica, por sua complexidade de elaboração, está entre os principais exemplos de cultura erudita. 
A música clássica pode ser entendida como um gênero de música erudito, que se caracteriza por apresentar uma instrumentação complexa e por ser executada em formato de sinfonia, ópera ou outros recursos de desenvolvimento musical
Entre os nomes notórios da música clássica estão Beethoven, Brahms e Mozart. No Brasil, o nome de maior destaque é o maestro Heitor Villa-Lobos, autor de "Bachianas Brasileiras".
6 ALGUNS DOS REPRESENTANTES DA CULTURA ERUDITA
Nessa cultura surgiu um dos maiores músicos eruditos, reconhecido no mundo todo como um grande compositor brasileiro, o maestro Heitor Villa-Lobos. Também conhecemos a música de Chiquinha Gonzaga, que, apesar da tradicional formação musical erudita, deixou-nos um imenso repertório de sambas e choros (ritmos musicais que surgiram no Brasil), porém que o choro foi uma adaptação brasileira da música europeia com a mistura de ritmos africanos, como o Lundu.
Na primeira metade do século XX, ainda havia uma intensa recusa de aceitação do jazz nos Estados Unidos e na Europa pelos intelectuais eruditos.Theodor Adorno, um dos filósofos da Escola de Frankfurt, considerava o jazz fruto da cultura massificada. O samba e o choro, como ritmos populares, também sofreram rejeição das elites intelectuais e artísticas até a primeira metade do século XX no Brasil.
Entre alguns artistas que são homenageados com o seu nome na história cultural de um povo podemos citar: Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Salvador Dali, Pablo Picasso, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral entre outros.
A arte erudita é facilmente encontrada em grandes museus e galerias, e possuem um valor artístico enorme para críticos e apreciadores da arte.
7 RELAÇÃO ENTRE A CULTURA POPULAR E A CULTURA ERUDITA
Quais as suas semelhanças:
Comumente, quando pensamos sobre o que é erudito, pensamos em coisas bonitas, de grande valor cultural. Mas, quando falamos sobre o que é cultura popular, o associamos a coisas vulgares ou de baixa qualidade. 
No entanto, se pensarmos na música brasileira, por exemplo, descobriremos que os maiores artistas e compositores são considerados populares, em vez de eruditos. 
Por outro lado, se pensarmos na ópera ou na música clássica, que são consideradas expressões da cultura erudita, encontraremos muitas grandes obras de arte, mas algumas delas foram classificadas como populares em sua época.
Alguns dos maiores símbolos da cultura erudita de hoje foram considerados até mesmo vulgares no passado.
O que lhes diferem:
A cultura popular é realizada de forma espontânea pelo grupo social que a produz. Geralmente, é transmitida de maneira oral e entre as famílias. Um exemplo são as festas populares em que determinadas funções passam de pai para filho ou de mãe para filha.
Já a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi gerada após estudos prévios e que somente indivíduos especializados podem exercê-la. Da mesma forma, não se dedica ao grande público, mas sim aos indivíduos com um certo nível de instrução, estudo e formação específica em determinados conhecimentos.
Por muito tempo, a cultura erudita foi classificada como o oposto da cultura popular. No entanto, atualmente muitos estudiosos a veem como complementares, pois vários artistas profissionais se inspiram na cultura popular para produzir cultura erudita.
REFERÊNCIAS
Cultura erudita https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-erudita.htm
Cultura Erudita https://www.todamateria.com.br/cultura-erudita/
O que é cultura popular e erudita entenda quais são as diferenças 
https://laart.art.br /cultura-erudita-popular/
Cultura Popular https://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura_popular.htm
Qual a diferença entre cultura popular e cultura erudita? 
https://www.diferenca.com/cultura-popular-e-cultura-erudita/amp/

Continue navegando