Buscar

- ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - POLITICA PÚBLICAS - EULINA MARIA DA SILVA

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO TRADICIONAL X EDUCAÇÃO MODERNA
Nome Completo: Eulina Maria da Silva
Matrícula: 
Curso: Pedagogia 
Inicialmente, em consonância ao pensamento do Teórico Político J.J.Rousseau, "O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado”. Assim, trazendo essa colocação para o contexto educacional brasileiro, é conspícuo que o sistema de educação vigente no país ainda possui fortes amarras de uma educação tradicional e que, muitas vezes, acaba sendo pouco resolutiva. Desse modo, é necessário entender quais as diferenças entre a nova educação e a educação tradicionalista e quais os seus impactos. 
Sob esse viés, na educação tradicionalista o educador é visto como o pilar central, ele detém todo o conhecimento e assume o papel de protagonista ativo, já o aluno, é um coadjuvante, ele está ali em uma posição passiva, sua função é receber o conhecimento que está sendo passado, e por conta própria desenvolver suas características sociais, políticas e humanas. Em decorrência disso, os alunos que não conseguem acompanhar os ensinamentos passados pelo professor findam por ficar para trás nessa escala de desenvolvimento. 
Outrossim, o cenário muda quando se fala sobre o modelo de educação atual. Nesse, o educador não é mais o foco, pois o ao invés de um ambiente onde o conhecimento só é ditado, o modelo hodierno preza pela importância de um âmbito dialógico, onde a comunicação não é a transferência de conhecimento, mas a interpretação do conhecimento dentro de uma comunidade de aprendizes. A interação é uma forte característica nesse modelo, pois como corrobora o psicólogo Vygotsky, em sua teoria da aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre em virtude de sua interação com a ambiência que está inserida. 
Portanto, tendo compreendido as principais características dos dois modelos de ensino, é necessário mudar as vertentes tão tradicionalista que permeiam a educação brasileira. Um método de ensino expositivo e com bases meritocráticas talvez não seja a melhor base para a educação nacional. No mais, urge a necessidade de romper essas amarras tradicionais e trazer mais características do novo modelo de aprendizagem, conseguindo, assim, incluir mais alunos e proporcionar um futuro diferente para o Brasil. Posto que a educação retém uma influência direta na estruturação de um corpo social consciente e conhecedor das iniquidades presentes no país. 
ESCOLA tradicional e escola construtivista: quais são as diferenças?. Grupo balão vermelho. Disponível em: < https://www.grupobalaovermelho.com.br/blog/escola-tradicional-e-escola-construtivista#:~:text=Enquanto%20que%20nas%20escolas%20tradicionais,%C3%A9%20muito%20comum%20no%20ensino. > Acesso em: 20 de agosto de 2022.
BALDAN, Merilin. A representação da pedagogia tradicional e da escola nova segundo a propaganda e a produção teórica dos personagens do movimento renovador brasileiro - um estudo da coleção “escola nova brasileira” de josé scaramelli (1931). Revista histedbr. Disponível em: < https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/p3zX2YD.pdf >

Continue navegando