Buscar

atividade contextualizada - responsabilidade socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
José Rideyke de Jesus Araújo
01398364
Engenharia elétrica
O protocolo de Kyoto foi um tratado internacional assinado por vários Países no ano de 1997 na cidade de Kyoto no Japão. Já no ano de 1992 foi o ano da ECO 92, a maior conferência já realizada no planeta, com a presença de delegações de 178 países. Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) são de uma agenda mundial adotada durante a cúpula da Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015 composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. 
A finalidade do protocolo de Kyoto foi alertar os Países para o aquecimento global e efeito estufa, causado em grande parte pelo alto volume de gases lançados na atmosfera, todos os Países que assumiram o acordo prometeram reduzir em até 5% o volume de poluição. Este acordo só entrou em vigor no ano de 2005, como por exemplo alguns países que assinaram o acordo: Brasil, Argentina, Peru, Tanzânia, Austrália, alguns países da união europeia, EUA, Croácia, Cazaquistão, etc.
A ECO 92 abriu caminho para o protocolo mencionado anteriormente, um acordo entre diversos países que visava controlar a emissão de gases na atmosfera. Foi debatido metas de controle tanto da poluição quanto da criação de parâmetros para a proteção da biodiversidade, o uso sustentável de florestas e a compensação (via royalties) para os países mais pobres, pelo uso de seus recursos naturais.
Diante de um cenário de grande urgência para unir forças no combate de modo geral relacionados a questões sociais, econômicas e ambientais em todo o mundo, a organização das nações unidas propôs aos países membros a criação da agenda 2030 baseada nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Estes 17 objetivos estão relacionados e estabelecidos da seguinte forma: 1- acabar com a pobreza em todas as suas formas; 2- acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, etc.; 3- assegurar uma vida saudável e promover bem estar para todos, em todas as classes sociais; 4- assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade; 5- alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 6- assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos; 7- assegurar o acesso compatível, sustentável, moderno e a preço acessível a energia para todos; 8– promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável ; 9- construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusivas e sustentável e fomentar a inovação; 10- reduzir a desigualdade dentro dos países entre eles; 11- tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 12- assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; 13- tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; 14- conservação e uso sustentável dos oceanos, doa mares e dos recurso marinhos para o desenvolvimento sustentável; 15- proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, preservar de forma sustentável as florestas...; 16- promover sociedades pacificas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável...; 17- fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
A peça chave nos encontros e debates entre essas nações de diferentes culturas é sempre um: o engajamento de todos a favor de melhorias, controle e combate a temas sociais, meio ambiente e de inclusão de toda sociedade como um todo, mas nem sempre acontece ou é de fato implementado. Todas essas questões por motivos políticos e econômicos que acabam afetando e até frustrando os objetivos a serem alcançados, devido a divergência de interesses entre outros motivos que causam conflitos.
Portanto para se conseguir melhorar os problemas ambientais, sociais, clima global entre outros, devemos agir de maneira ordenada e organizada, buscando sempre alcançar as metas definidas, desta forma sim conseguiremos atingir de forma linear todos os temas esperados e propostos que venham trazer uma sustentabilidade social, ambiental e econômica global, é de suma importância entender que o dever de cuidar da natureza e ambiente em que vivemos é de todos, todas as nações do mundo tem a missão de cuidar da saúde e preservação do planeta.
Fontes: https://www.todamateria.com.br/protocolo-de-kyoto/
https://www.ihu.unisinos.br/510430
https://www.ihu.unisinos.br/503716-%60desafio-e-colocar-promessas-da-eco-92-em-pratica%60
https://impactosocial.esolidar.com/2020/03/31/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-onu/

Continue navegando